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É possível agradar todo tipo de cliente?

Negócios

Se você trabalha vendendo seus produtos ou serviços, certamente sabe que agradar o cliente e conquistar novos compradores nem sempre é tarefa fácil.

Com diferentes perfis e expectativas, o público demanda dos profissionais posturas distintas e mais assertivas durante o atendimento.

No momento da venda, o profissional deve manter sua atenção voltada ao cliente para identificar logo no início da negociação as necessidades do comprador.

O ideal é prestar um atendimento que corresponda às expectativas do cliente e solucione seus desejos.

Mas com tantas variações de público e características específicas, cada negociação se torna única. Então, como identificar o perfil de cada cliente e agir da maneira mais adequada para concluir a venda e aumentar as possibilidades de crescimento?

Se você se identificou com o questionamento acima, acompanhe no artigo de hoje os diferentes tipos de clientes e o que você pode fazer para agradá-los.

Quando insistir no cliente?

Todo mundo que trabalha com vendas e negociação direta com o público já se deparou com um cliente difícil.

Seja por indecisão, insatisfação ou dúvidas, esses compradores exigem um esforço a mais para serem conquistados e fecharem o negócio.

Contudo, é importante saber identificar quando vale a pena insistir no cliente e quando ele não é o comprador ideal para determinado tipo de negócio.

Para facilitar esse trabalho, nós separamos alguns perfis de clientes para que você reconheça um comprador difícil e utilize as ferramentas necessárias para agradá-lo.

Tipos de clientes

1 - Cliente indeciso

O cliente tipicamente indeciso é aquele que nunca está seguro o suficiente para fechar o negócio.

Durante o atendimento presencial, por telefone ou e-mail, o cliente costuma fazer diversas perguntas sobre o produto ou serviço, se mostrando desconfiado e ainda com dúvidas.

O que fazer?

Para agradar o cliente indeciso, o profissional pode conduzir o atendimento de maneira a proporcionar todas as informações necessárias logo nos primeiros contatos.

Deixar o comprador confortável e seguro em relação ao produto ou serviço facilita o processo de compra e aumenta as chances do cliente voltar a fazer negócio com a empresa.

Mas se o consumidor for antigo, a dica é que o profissional avalie o histórico de compra e o sucesso das vendas passadas, refletindo se vale a pena continuar investindo tempo e esforços em negociações com poucas chances de serem concretizadas.

2 - Cliente questionador

Este tipo de cliente deseja saber todas as características do produto ou serviço, questionando os mais diversos aspectos antes de concluir a compra.

O cliente questionador costuma ainda discordar de termos de contrato, por exemplo, mesmo sabendo que não é possível realizar alterações.

O que fazer?

Ao lidar com este tipo de cliente é preciso, antes de tudo, ter paciência para responder às perguntas e esclarecer cada item sem demonstrar irritabilidade.

Durante o atendimento cabe ao profissional não se opor às objeções do comprador, proporcionando a melhor experiência de compra e aguardando o fechamento do negócio.

É fundamental respeitar as dúvidas do cliente, tendo em mente que os questionamentos representam interesse do comprador no produto ou serviço.

3 - Cliente sempre insatisfeito

O cliente insatisfeito é aquele que sempre reclama de algo relacionado ao produto ou serviço, mesmo com todos os esforços do profissional durante o atendimento.

Apesar de receber uma solução de qualidade e com um ótimo custo-benefício, o cliente insatisfeito ainda é incapaz de reconhecer o valor do que está adquirindo.

É interessante ressaltar que mesmo estando insatisfeito, esse tipo de consumidor retorna para novas compras.

O que fazer?

O grande desafio nesses casos é: como agradar um cliente que nunca parece estar satisfeito?

Nesses momentos cabe ao profissional avaliar se o consumidor está disposto a pagar o valor justo do produto ou serviço. Se o cliente ainda demonstrar interesse, vale a pena investir esforços para ouvir as reclamações e tentar solucioná-las.

4 - Cliente mal-educado

Não respeitar limites, como ligar fora do horário de expediente, marcar reuniões desnecessárias e fazer o profissional esperar por uma resposta concreta, são atitudes de um cliente mal-educado.

O que fazer?

Investir esforços para agradar um cliente mal-educado é válido quando o relacionamento traz um retorno interessante.

Se os negócios com este tipo de cliente, apesar de tudo, são satisfatórios, cabe ao profissional tentar educar o comprador.

Por exemplo, se o cliente enviar mensagens após o horário de atendimento, o ideal é esperar para responder no dia seguinte, durante o expediente.

5 - Cliente pão-duro

É normal que os clientes peçam um desconto durante a negociação, contudo, o cliente pão-duro é muito diferente.

Esse tipo de comprador não está disposto a pagar um preço justo pelo produto ou serviço. Ele costuma desmerecer o trabalho do profissional por achar que o valor estabelecido não vale a pena para a solução ofertada.

O que fazer?

Oferecer descontos para este tipo de comprador não é a melhor opção. O cliente pão-duro dificilmente irá reconhecer o valor da mercadoria ou serviço, por isso, investir tempo e esforços para agradá-lo poderá trazer mais prejuízos do que benefícios para o negócio.

Indiferente do tipo de cliente que você encontrar, oferecer a solução mais objetiva e adequada para resolver o problema é fundamental para o seu negócio dar certo.

Como última dica de hoje, você pode fornecer um ambiente corporativo totalmente profissional para receber e atender os seus clientes.

A BQ Escritórios e Coworking possui salas de reunião, salas eventuais e escritórios mobiliados para você instalar o seu negócio e proporcionar a melhor experiência de atendimento a todos os seus clientes.

Afinal, aliar uma abordagem adequada durante as negociações a um espaço seguro, confortável e completo pode ser a chave para conseguir mais vendas e expandir ainda mais o seu negócio.

A BQ se preocupa com o seu bem-estar, da sua equipe e clientes. Por isso, durante este período nós mantivemos nossas portas abertas redobrando os cuidados necessários com a higienização.

Os espaços da BQ contam com dispositivos de segurança, álcool 70% e em gel, equipamentos de proteção para a equipe e diversos outros artifícios para garantir a saúde de todos que trabalham e frequentam nossos ambientes.

Para conhecer todas as nossas medidas, leia o artigo “As novas diretrizes de segurança da BQ”.

Acesse o site da BQ e confira nossos espaços e benefícios corporativos para a sua empresa aumentar a carteira de clientes e continuar crescendo neste momento.

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