BQ Escritórios em Inglês BQ Offices - English

Dicas para gerenciar equipes remotas

Negócios

Nos últimos meses, o trabalho remoto ganhou destaque em empresas do mundo todo. Afinal, devido à pandemia do coronavírus, diversas organizações aderiram à modalidade e passaram a operar com equipes remotas, através do regime home office.

Neste cenário, muitos gestores se viram frente a um desafio: como manter o controle e a produtividade das equipes que estão trabalhando a distância, superando as dificuldades de uma comunicação mais direta?

Se você também tem essa dúvida, acompanhe o artigo de hoje e conheça algumas dicas para gerenciar as suas equipes remotas.

O trabalho remoto

As principais características que atraem empresas e profissionais à modalidade de trabalho remoto é a flexibilidade na rotina e a possibilidade de exercer as atividades nos mais diversos ambientes, como em cafés e restaurantes, espaços coworking, na própria residência, etc.

Integrar o trabalho remoto à cultura organizacional traz vantagens tanto para a empresa quanto para os colaboradores.

Com uma maior flexibilidade de local de trabalho, a organização pode expandir sua busca por talentos em outras regiões do país e do mundo, recrutando os melhores profissionais da área.

Já a liberdade para trabalhar em novos ambientes proporciona aos colaboradores maior conforto, melhoria na qualidade de vida e pode até incentivar o aumento na produtividade.

Mas apesar dos benefícios, o trabalho remoto tem seus desafios quando o assunto é gerenciamento de equipes. Afinal, a falta de contato pessoal no dia a dia dificulta a criação de conexões entre gestores e funcionários.

Com a equipe operando de maneira remota, a administração não tem tanto controle sobre as tarefas diárias quanto em um escritório físico. Dessa forma, é essencial que a empresa utilize diversas práticas de comunicação para amparar os colaboradores e manter o foco nos processos.

Como gerenciar equipes remotas

Para fazer com que os funcionários remotos estejam engajados e sejam produtivos, as empresas precisam se adaptar às mudanças nas formas de trabalhar e buscar novas ferramentas de gestão.

Confira algumas dicas que separamos para a sua organização realizar a gestão das equipes remotas, mantendo controle sobre as atividades e garantindo as entregas sempre em dia.

1 - Utilize chats online de áudio e vídeo

Hoje em dia, existem diversas ferramentas que permitem a comunicação a distância entre gestores e equipes.

Utilizar essas ferramentas para reunir e se comunicar com os colaboradores remotos faz com que eles se sintam parte da equipe.

Contudo, é preciso ter atenção na hora de escolher a plataforma ideal. Reuniões de desempenho, por exemplo, devem ser realizadas por chamadas de vídeo, pois esse tipo de assunto requer uma conexão mais pessoal com os trabalhadores.

Já para uma comunicação mais rápida e casual, os chats são as plataformas mais eficientes.

Com ferramentas como Google Meet, Google Hangouts e Zoom é possível manter uma comunicação eficiente com a equipe e aproximar os trabalhadores remotos.

2 - Defina prazos e expectativas

Quando a equipe está trabalhando de maneira remota, é essencial que os gestores sejam claros quanto às suas expectativas em relação aos prazos de entrega de projetos, tempo de resposta, horários de trabalho, etc.

Realizar o alinhamento dessas expectativas com os anseios de cada funcionário evita o desencontro de informações e a queda da produtividade durante o trabalho.

3 - Estabeleça metas

Após definir e alinhar as expectativas, é preciso estabelecer metas com a equipe remota. Afinal, alguns colaboradores podem acabar perdendo o ritmo de trabalho e entregando o mínimo de atividades.

Nesse sentido, é importante definir objetivos a longo prazo para cada funcionário, de maneira a mantê-los sempre envolvidos e engajados com os processos.

Além disso, não deixe de explicar à equipe como as metas individuais de cada um podem influenciar no desempenho da empresa como um todo.

4 - Realize reuniões individuais com frequência

Além de se comunicar com toda a equipe, os gestores devem realizar reuniões individuais regulares.

A conversa particular permite uma maior conexão com os funcionários, facilita o acompanhamento dos projetos e promove um relacionamento mais próximo entre gestão e colaboradores.

Por isso, sempre que possível realize reuniões individuais tanto para se manter atualizado sobre as atividades de cada funcionário quanto para desenvolver um relacionamento de maior confiança entre gestão e colaboradores.

5 - Use um gerenciador de projetos

Através de plataformas de gerenciamentos de projetos e atividades, os gestores conseguem acompanhar de maneira organizada todos os processos em andamento, alcançando um maior alinhamento entre equipes para as próximas etapas.

Os gerenciadores de projetos permitem que os gestores distribuam tarefas, definam prazos, comentem nas atividades, anexem documentos e realizem diversas outras funções que facilitam os processos no dia a dia da empresa.

6 - Faça elogios

É muito comum que os funcionários remotos sintam que seu trabalho não é visto ou reconhecido. Por isso, lembre-se de elogiar os colaboradores pelo bom trabalho.

Você pode fazer os elogios durante as reuniões de equipe, estimulando o colaborador a continuar com o bom desempenho. É importante demonstrar ainda que o trabalho dos funcionários é valorizado e que traz efeitos positivos para as metas da empresa.

7 - Repasse as metas gerais da empresa

Comunicar à equipe as metas gerais da empresa ajuda os colaboradores a compreenderem que eles são parte fundamental do time e que não devem ser esquecidos.

Além disso, ao terem conhecimento das metas da empresa, os funcionários enxergam de maneira mais clara como as suas próprias metas se aproximam de um propósito maior.

Essas foram as dicas de hoje para você gerenciar as equipes remotas de maneira mais efetiva e controlada.

Se você está em busca de um espaço profissional para instalar a sua empresa e colaboradores, venha para o coworking da BQ.

Nossos ambientes corporativos são ideais para o desenvolvimento das equipes e o crescimento das organizações.

No coworking da BQ você encontra um ambiente flexível e humanizado, próprio para o desenvolvimento de novas ideias e projetos.

Traga sua equipe para a BQ e vivencie o sucesso do seu negócio.

A BQ Escritórios e Coworking está tomando todas as medidas de proteção necessárias para garantir a saúde de todos que frequentam nossos espaços.

Seguindo as recomendações dos órgãos de saúde e da Organização Mundial da Saúde, a BQ disponibilizou álcool em gel em áreas de circulação de pessoas, como refeitório e recepção, além de instruir os visitantes a manterem a distância de segurança e utilizarem máscara nos ambientes.

A BQ está ao seu lado neste momento. E juntos, vamos superar isso!

Serviços BQ

compartilhe essa postagem em suas redes sociais!

postagens relacionadas

Negócios

3 metas para sua empresa em 2021

O final de ano é a época ideal para estabelecer novos objetivos e definir metas para alcançá-los. Assim, esta reta final d...

leia mais
Negócios

Tendências pós-pandemia

A pandemia do coronavírus trouxe mudanças drásticas para a sociedade. Nos últimos meses, o mundo adotou novos hábit...

leia mais
Negócios

Eventos online BQ

A pandemia do coronavírus foi responsável por provocar diversas transformações na sociedade nos últimos meses. Com ...

leia mais

sobre a BQ

A BQ é uma empresa gerenciadora de escritórios, uma solução eventual ou permanente, adequando espaço e serviços de acordo com a conveniência do cliente.

inscreva-se

Receba nossos conteúdos exclusivos.

Rio de Janeiro - Centro (21) 3231-9000 |

Macaé (22) 3723-5400

solicite um orçamento
Rio de Janeiro - Centro Macaé