16 de Janeiro 2020

Dicas para aumentar seu networking

Dicas para aumentar seu networking

Criar conexões e expandir a rede de contatos é essencial para todo profissional, principalmente para aqueles que estão em início de carreira. Mas estabelecer uma sólida rede de conexões exige dedicação e esforço. Ainda mais quando o objetivo é aumentar o networking e expandir as possibilidades de negócios.

E se você pretende começar 2020 conhecendo novos profissionais e se estabelecendo no seu ramo de atuação, então confira as dicas para aumentar seu networking.

A importância do networking

O número cada vez maior de profissionais no mercado de trabalho, fez com que a concorrência na busca do emprego dos sonhos aumentasse ainda mais. E hoje em dia, ter uma boa formação acadêmica e um segundo idioma, são requisitos básicos para qualquer profissional.

É nesse contexto que o networking se tornou uma ferramenta indispensável para o mercado. Afinal, muito mais do que apresentar um bom currículo, o profissional precisa ter presença e ser lembrado pelas pessoas.

Através de um networking bem realizado, é possível tanto começar um novo emprego, quanto subir de cargo dentro da empresa. Basta estar disposto a conhecer novas pessoas, enfrentar novos desafios e manter uma rede de relacionamentos ativa.

Contudo, é importante esclarecer que o networking não significa estabelecer conexões movidas por interesse, mas sim construir relações recíprocas, que envolvam a troca de conhecimentos de maneira natural e autêntica, resultando em benefícios verdadeiros para ambos os profissionais.

Se você tem dúvidas de como estabelecer contatos e aumentar seu networking, continue acompanhando o post.

Como aumentar o networking?

Como falamos acima, o networking deve ocorrer de modo autêntico e verdadeiro. Por isso, é importante seguir alguns passos para expandir a rede de conexões de maneira adequada e eficiente.

E para te ajudar nessa missão, nós separamos algumas dicas para você aumentar o networking e criar novas possibilidades de negócio e relacionamentos comerciais.

  • Estabelecer metas e objetivos

O primeiro passo antes de começar a expandir sua rede de contatos é determinar em qual segmento você pretende interagir, quais são os contatos mais importantes, quantas pessoas você pretende conhecer e como fazer para chegar até elas. As metas irão traçar o caminho a ser percorrido até a conquista dos seus objetivos.

  • Priorizar o contato pessoal

As redes sociais são ferramentas muito úteis para quem deseja fazer novos contatos, porém, elas não devem ser o único meio para o networking. O mais indicado é priorizar o contato pessoal sempre que possível. Por isso, procure conversar pessoalmente com os profissionais, isso transmite mais confiança e credibilidade para a sua abordagem, além de facilitar que as pessoas se lembrem de você.

  • Frequentar os locais certos

O próximo passo é frequentar os lugares certos, ou seja, participar de encontros profissionais e reuniões exclusivas para a troca de contatos e experiências. Esses eventos são organizados especialmente para a realização de networking, pois reúnem diversos profissionais abertos à comunicação e com interesses profissionais em comum.

  • Chegar cedo às reuniões

Se a timidez atrapalha na hora de conhecer novas pessoas, então procure chegar mais cedo às reuniões, aproveitando um ambiente menos tumultuado e intimidador. Além disso, ao chegar com antecedência você evita interromper alguém para se apresentar.

  • Treinar a aproximação

Uma dica interessante para quem tem dificuldade de conversar com pessoas desconhecidas é treinar o discurso antes. Faça uma lista de suas habilidades e assuntos de interesse, separando um breve momento para se apresentar e despertar a atenção de quem está ouvindo. Mas lembre-se de ser um bom ouvinte, demonstrando interesse e não interrompendo a fala dos outros profissionais.

  • Não abandonar as redes de contatos

É muito comum que as pessoas utilizem o networking apenas quando é necessário, abandonando a rede de contatos logo em seguida. Porém, o que muitos não sabem é que essa atitude prejudica o networking de qualquer profissional, já que pode aparentar apenas um interesse superficial em estabelecer contato. Por isso, o ideal é não esquecer das conexões. Procure manter o vínculo com sua rede de maneira natural, frequentando palestras, reuniões, conferências e demais eventos comerciais interessantes.

Agora que você já sabe como aumentar seu networking, anote nossa última dica de hoje. Você já conhece o Café da Manhã da BQ Escritórios e Coworking?

Esse evento, especialmente preparado para promover o networking e a interação entre profissionais, ocorre todos os meses de forma presencial na sede da BQ no centro do Rio de Janeiro.

Totalmente gratuito, nosso Café da Manhã com Networking conta com palestras sobre diversos temas voltados aos negócios, ao marketing, à tecnologia e inovação, e muito mais! É a oportunidade ideal para você conhecer empreendedores e profissionais que trarão novas possibilidades para o seu negócio.

Acesse a página do evento e se cadastre para participar das próximas edições, pois as vagas são limitadas.

Venha fazer parte do Café da Manhã da BQ Escritórios e Coworking, e se surpreenda com os vantagens do networking!

site BQ

 

Notícias relacionadas

18 de Janeiro 2024
Negócios
O que mudou no mercado de trabalho que vai impactar empresas em 2024?

O que mudou no mercado de trabalho que vai impactar empresas em 2024?

O que esperar do mercado de trabalho em 2024? Conheça as principais mudanças que vão impactar as empresas e os ...

Leia Mais
20 de Abril 2023
Negócios
O que é BPO e quais as vantagens para sua empresa

O que é BPO e quais as vantagens para sua empresa

Entenda como o BPO pode ajudar a sua empresa a tomar decisões mais estratégicas...

Leia Mais
27 de Maio 2022
Negócios
Vantagens do endereço comercial e fiscal para e-commerce

Vantagens do endereço comercial e fiscal para e-commerce

Confira o que é endereço comercial e fiscal e conheça as vantagens desses serviços para e-commerces...

Leia Mais
03 de Marco 2022
Negócios
Liderança: 8 comportamentos que definem uma gestão de sucesso

Liderança: 8 comportamentos que definem uma gestão de sucesso

Quer melhorar sua gestão, promovendo uma liderança de sucesso? Listamos 8 características essenciais que todo líder ...

Leia Mais