11 de Abril 2019

Como fazer networking e transformar contatos em oportunidades

Como fazer networking e transformar contatos em oportunidades

A concepção de networking, rede de relacionamentos e contatos, se estendeu para vários âmbitos da vida profissional e pessoal na nossa atual sociedade. Por conta disso, hoje as formas de se apresentar e marcar presença em seu campo de atuação vão muito além da disseminação de cartões pessoais e folders institucionais. Para se destacar no mercado é preciso saber como fazer networking e transformar seus contatos em oportunidades de negócio.

Segundo o coach Marcos Costa, é preciso desenvolver uma imagem de autoridade no assunto e ter conteúdo para trocar nas redes, além da disposição e tempo para contribuir com o negócio ou a carreira dos seus parceiros.

Confira 10 dicas de como fazer networking e transformar sua base de contatos em oportunidades de parceria e negócios:

1 - Tenha clareza de seus objetivos e de onde quer chegar

Parece simples, mas esse passo é a base para todos os outros pontos, pois tendo objetivos claros para sua carreira ou negócio, você tem a possibilidade de aprofundar seus conhecimentos e ter sempre na manga uma apresentação clara da sua trajetória ou projetos.

2 - Conheça as pessoas que são referência na sua área

É muito importante saber quem são as pessoas que, com objetivos semelhantes aos seus, construíram uma carreira em sua área. A partir delas você pode construir uma visão de negócio e encontrar outras pessoas que compartilham dos mesmos princípios.

3 - Identifique as pessoas próximas que têm os mesmos interesses

Procure conversar com pessoas do seu círculo sobre seus projetos e planos, troque referências e tente imaginar conexões entre seus projetos. Se estiver em um ambiente de trabalho compartilhado com outros profissionais e negócios, invista em cafés e reuniões informais para dividirem experiências e ideias.

4 - Compartilhe seus conhecimentos e torne-se autoridade no assunto

O ideal é ter mais de um canal em que você possa se fazer presente, alimentando seus contatos com informações novas e relevantes, para em outros momentos fazer um contato mais próximo e direto. Compartilhe conteúdos com base nas suas leituras, vivências e cursos de aprimoramento. É fundamental usar uma linguagem profissional, mas ao mesmo tempo não perder a espontaneidade.

5 - Dê palestras, cursos e workshops

Aproveite oportunidades de falar presencialmente para as pessoas da sua área, sejam eles estudantes ou parceiros e dedique atenção àquelas pessoas que vêm falar com você ao final, compartilhando nas redes sociais sua experiência.

6 - Participe também de palestras, cursos e workshops

Tão importante quanto estar disponível para compartilhar, é estar aberto a novos aprendizados, reconhecendo o valor dos ministrantes e buscando aproximá-los dos seus interesses por meio de feedbacks. Aproveite o coffee break para conhecer novas pessoas e arrisque-se a iniciar a conversa, afinal todos estão ali com o mesmo objetivo. O café da manhã com networking é um exemplo desse tipo de evento em que você consegue se atualizar e conhecer pessoas sem comprometer sua agenda por muito tempo.  

7 - Identifique oportunidades de colaborar com outros projetos

Não foque sua abordagem somente em pedir. Pense em como você pode se tornar interessante para a pessoa com a qual quer se conectar. Estabeleça uma relação de troca honesta em que todos podem se beneficiar.

8 - Seja um conector

Aproveite ocasiões para criar conexão entre seus contatos, seja por meio de indicação, ou de apresentação, quando perceber oportunidades para ambos. Essa atitude fortalece seus laços e cria um ambiente de cooperação entre as pessoas da sua rede.

9 - Reconheça e parabenize seus contatos por suas conquistas

Esteja atento às conquistas e vitórias de seus parceiros, seja uma promoção individual, uma certificação alcançada ou um prêmio do setor. Evite ser excessivamente formal, caso conheça a trajetória da pessoa ou equipe, ressalte as qualidades que observou durante seu processo e comente como você acredita que elas tenham contribuído com os resultados alcançados.

10 - Encontre um mentor para ajudá-lo a fazer networking

A partir do momento em que identificar alguém que possa ser seu mentor e que esteja aberto a dialogar com você, deixe clara sua intenção. Esse é um relacionamento muito importante, pois se trata de uma recomendação que possui grande peso na sua rede e merece toda a sua atenção. Busque ouvir, anotar e aplicar os conselhos que recebe, compartilhando os resultados e descobertas obtidos. Agradeça sempre que possível e esteja aberto a contribuir com novos projetos de seu mentor.

É importante ter em mente que fazer networking não é uma medida de emergência, pressupõe uma relação de troca e se isso não estiver claro, suas ações serão vistas como oportunismo. Invista em qualidade e não em quantidade, tenha em vista retornos a longo prazo e construa sua rede com base na generosidade.

networking

Notícias relacionadas

15 de Fevereiro 2024
Networking
O poder do networking em um coworking: como se conectar com outros profissionais

O poder do networking em um coworking: como se conectar com outros profissionais

Quer aproveitar ao máximo as oportunidades de um coworking? Veja como começar a fazer networking com outros ...

Leia Mais
19 de Marco 2021
Networking
As dificuldades que as mulheres têm na construção da carreira

As dificuldades que as mulheres têm na construção da carreira

Confira no artigo um panorama do mercado de trabalho em relação às mulheres e descubra os principais desafios na ...

Leia Mais
22 de Outubro 2020
Networking
Networking virtual: como criar uma rede de contatos de sucesso

Networking virtual: como criar uma rede de contatos de sucesso

Com a pandemia e o isolamento social, o networking virtual se popularizou ainda mais. Confira no artigo quatro dicas ...

Leia Mais
17 de Setembro 2020
Networking
Como manter um bom networking

Como manter um bom networking

A rede de contatos é essencial para profissionais de todas as áreas. Pensando nisso, trazemos neste artigo dicas de ...

Leia Mais