22 de Outubro 2020

Networking virtual: como criar uma rede de contatos de sucesso

Networking virtual: como criar uma rede de contatos de sucesso

Se você acompanha nosso blog, já notou que o networking é um assunto muito valorizado por aqui. Afinal, não é novidade para ninguém que estabelecer uma boa rede de contatos é fundamental para avançar na carreira. Mas você já pensou em contar com a internet para construir relacionamentos profissionais e praticar o networking virtual?

Tradicionalmente, o networking é realizado em encontros, eventos corporativos, reuniões e até mesmo durante happy hours após o expediente.

No entanto, em tempos de pandemia e isolamento social, muitas pessoas estão contando com a ajuda da tecnologia e da internet para facilitar a expansão de sua rede de contatos, transformando a interação pelo computador a principal estratégia de um bom networking virtual.

Se você quer aprender a criar uma rede de contatos de sucesso através da internet, confira as dicas que separamos no artigo de hoje.

Como fazer networking virtual?

Um networking com propósito é baseado em relações verdadeiras e duráveis, que tragam benefícios para todos os envolvidos. E no mundo digital, o cenário não é diferente.

Quem pretende criar ou expandir sua rede de contatos precisa, antes de tudo, se comportar de maneira adequada na internet, buscando trocar conhecimentos e experiências ao invés de satisfazer interesses próprios.

Além disso, para o networking virtual ser bem sucedido, o profissional deve marcar presença em diversos canais além do LinkedIn, como Facebook, e-mail, eventos online, Youtube e Instagram, cultivando as conexões criadas em cada rede.

Conheça outras estratégias para estabelecer uma rede de contatos de sucesso no ambiente virtual:

1 - Elabore uma relação de contatos

O primeiro passo para um bom networking virtual é criar uma lista com profissionais importantes para o desenvolvimento da sua carreira.

Vale adicionar desde pessoas do seu círculo social com quem você deseja manter contato, até profissionais de destaque na sua área de atuação, diretores de grandes empresas e nomes reconhecidos no mercado nacional e internacional.

A ideia é compartilhar experiências e insights, acompanhar novidades e opiniões e trocar feedbacks com os contatos da sua rede.

2 - Aproveite ao máximo as redes sociais

Redes sociais como Facebook, LinkedIn e Instagram oferecem grande potencial para quem deseja praticar networking virtual.

No entanto, apenas fazer conexões, seguir pessoas e criar amizades não é o suficiente para se destacar online. Para aproveitar ao máximo estas plataformas e elevar o seu perfil é preciso apostar na interação.

Fazer comentários em diferentes postagens, iniciar uma conversa e curtir ou compartilhar conteúdos interessantes para você e seus contatos são estratégias válidas para conquistar maior visibilidade nas redes.

Lembre-se de adequar o seu perfil e criar uma imagem profissional, acrescentando informações sobre sua carreira, como formação, habilidades e experiências.

3 - Se destaque através do marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo consiste em criar e gerenciar conteúdos interessantes e de valor para quem acompanha as redes sociais e interage com você na web.

Produzir materiais adequados ao perfil dos seus contatos melhora sua visibilidade na internet e atrai profissionais ainda mais relevantes para a sua carreira.

Por isso, invista em um blog próprio e publique conteúdos relacionados à sua área de atuação, procurando alinhar os assuntos ao público que você deseja impactar.

4 - Promova encontros

Agora que você já conquistou uma rede interessante de contatos profissionais durante o networking virtual, é hora de expandir os relacionamentos.

Invista em encontros virtuais e presenciais, reunindo os membros da sua rede e estabelecendo um contato mais profundo com cada um deles.

A BQ Escritórios e Coworking acredita que o networking com propósito pode criar oportunidades incríveis de negócios e parcerias.

Por isso, mesmo em tempos de pandemia nós continuamos promovendo eventos de networking para nossos parceiros, de maneira segura em ambientes virtuais.

Para conhecer nossos eventos online, clique aqui!

Já os espaços físicos da BQ foram totalmente adaptados para respeitar as medidas de segurança e distanciamento social.

Nossas estações de trabalho e demais ambientes respeitam as normas dos órgãos de saúde e contam com dispositivos como álcool 70% em gel e espuma e sinalização de distanciamento mínimo, além de processos de limpeza intensificados ao longo do dia.

Todos os colaboradores e parceiros utilizam máscaras em nossas dependências e são instruídos a seguirem as boas práticas de higiene.

Conte com a BQ para desenvolver a sua carreira e conquistar novas oportunidades!

Notícias relacionadas

15 de Fevereiro 2024
Networking
O poder do networking em um coworking: como se conectar com outros profissionais

O poder do networking em um coworking: como se conectar com outros profissionais

Quer aproveitar ao máximo as oportunidades de um coworking? Veja como começar a fazer networking com outros ...

Leia Mais
19 de Marco 2021
Networking
As dificuldades que as mulheres têm na construção da carreira

As dificuldades que as mulheres têm na construção da carreira

Confira no artigo um panorama do mercado de trabalho em relação às mulheres e descubra os principais desafios na ...

Leia Mais
17 de Setembro 2020
Networking
Como manter um bom networking

Como manter um bom networking

A rede de contatos é essencial para profissionais de todas as áreas. Pensando nisso, trazemos neste artigo dicas de ...

Leia Mais
20 de Agosto 2020
Networking
Como fazer networking sem sair de casa

Como fazer networking sem sair de casa

Confira no artigo dicas para realizar o networking de maneira segura e efetiva em tempos de pandemia do coronavírus...

Leia Mais