26 de Marco 2021

A força feminina nos negócios

A força feminina nos negócios

A presença feminina no mercado de trabalho não foi algo fácil de ser conquistado pelas mulheres. Afinal, por muito tempo, a elas cabiam apenas os papéis de esposa e dona do lar. E devido às diversas dificuldades enfrentadas ao longo das décadas, as mulheres desenvolveram importantes características que fazem parte da força feminina nos negócios.

Hoje, você vai conhecer mais sobre a trajetória das mulheres no mercado de trabalho, descobrir como as dificuldades moldaram esta força feminina e conhecer mulheres que chegaram até o topo de suas vidas profissionais.

A força feminina nos negócios

Historicamente, as mulheres sempre assumiram um papel de submissão em relação aos homens. Durante décadas, elas eram vistas como responsáveis por cuidar dos filhos e realizar as tarefas domésticas.

Afinal, segundo Maryl Sanders, professora de história clássica de uma universidade americana, desde o início, o ideal feminino foi desenvolvido por homens.

Contudo, com temáticas como igualdade de direitos e feminismo ganhando mais destaque na sociedade, as mulheres se mostram cada vez mais preparadas para assumir seu espaço na economia e no mercado de trabalho.

Garra, resiliência, sensibilidade, talento e foco são algumas características de executivas e empreendedoras que fazem a diferença no mundo corporativo, demonstrando a força feminina nos negócios.

De acordo com a pesquisa Estatísticas de gênero - Indicadores sociais das mulheres no Brasil, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 16,9% das mulheres com 25 anos ou mais possui ensino superior, contra 13,5% dos homens.

Mas mesmo contando com uma melhor preparação profissional e características únicas, as mulheres ainda precisam batalhar diariamente para conquistar a igualdade no mercado de trabalho.

Isso porque, ainda segundo a pesquisa do IBGE, as profissionais do sexo feminino têm pouco espaço nos cargos de chefia e recebem menos que os homens, mesmo realizando funções iguais.

Exemplos que inspiram

Diante de todos os desafios e dificuldades impostos pela sociedade e pelo machismo, existem diversas mulheres que chegaram ao topo e construíram carreiras de sucesso.

Confira alguns exemplos de mulheres inspiradoras e grandes exemplos de força feminina nos negócios:

1 - Claudia Woods

Claudia é brasileira, mas passou a adolescência nos Estados Unidos, onde começou a trabalhar aos 13 anos de idade.

Durante sua vida profissional, Claudia passou por diversas empresas, como Walmart, Predicta, ClickOn e Banco Original.

Hoje, a executiva atua como General Manager da Uber Brasil, e enfrenta diariamente grandes desafios, como fazer a receita da empresa superar as despesas e tornar o ambiente de trabalho da Uber mais inclusivo para as mulheres.

Afinal, apenas 6% dos 600 mil motoristas registrados no país são do gênero feminino.

2 - Tânia Cosentino

Formada em Eletrotécnica e Engenharia, a paulistana Tânia Cosentino sempre atuou no ramo da tecnologia, criando uma carreira de sucesso.

Em 30 anos de atuação, Tânia viu sua primeira oportunidade de assumir um cargo de liderança na Schneider Electric, local onde também conquistou o título de primeira mulher presidente da empresa, no Brasil.

Durante sua passagem pela Schneider, Tânia sempre defendeu a igualdade, o empoderamento feminino e a luta contra as diferenças no universo corporativo.

Como resultado de sua visão e atuação em defesa da equidade de gênero, a profissional conquistou um título entre as 10 pioneiras da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2018.

Atualmente, Tânia é presidente da Microsoft no Brasil, uma das maiores empresas do mundo.

3 - Ana Theresa Borsari

Nascida em São Paulo, a executiva Ana Theresa Borsari é formada em Direito pela USP e construiu os primeiros passos da carreira ainda no Procon, onde atuava defendendo os direitos dos consumidores.

Anos mais tarde, recebeu um convite para atuar em uma grande empresa de automóveis. Após certa insistência, Ana aceitou o desafio e iniciou sua história promissora na Peugeot.

Hoje, Ana Theresa é uma das mulheres mais influentes do setor automobilístico mundial. Atuando como diretora, a profissional ocupa, desde 2018, o cargo de country manager das marcas Peugeot, Citroën e DS do grupo PSA, no Brasil.

A BQ apoia as mulheres empreendedoras

A BQ Escritórios e Coworking reconhece o importante papel das mulheres no mundo dos negócios e apoia o empreendedorismo feminino.

Durante todo o mês da mulher, trouxemos para o blog importantes pautas sobre a realidade das profissionais no mercado de trabalho e as dificuldades enfrentadas na construção da carreira.

Afinal, o feminismo e a luta por igualdade entre os sexos são pautas que precisam ser cada vez mais discutidas.

Confira nossos artigos publicados:

Quer conferir mais assuntos sobre empreendedorismo, formatos de trabalho e tendências?

Acesse o blog da BQ e confira as novidades toda semana.

Notícias relacionadas

18 de Janeiro 2024
Negócios
O que mudou no mercado de trabalho que vai impactar empresas em 2024?

O que mudou no mercado de trabalho que vai impactar empresas em 2024?

O que esperar do mercado de trabalho em 2024? Conheça as principais mudanças que vão impactar as empresas e os ...

Leia Mais
20 de Abril 2023
Negócios
O que é BPO e quais as vantagens para sua empresa

O que é BPO e quais as vantagens para sua empresa

Entenda como o BPO pode ajudar a sua empresa a tomar decisões mais estratégicas...

Leia Mais
27 de Maio 2022
Negócios
Vantagens do endereço comercial e fiscal para e-commerce

Vantagens do endereço comercial e fiscal para e-commerce

Confira o que é endereço comercial e fiscal e conheça as vantagens desses serviços para e-commerces...

Leia Mais
03 de Marco 2022
Negócios
Liderança: 8 comportamentos que definem uma gestão de sucesso

Liderança: 8 comportamentos que definem uma gestão de sucesso

Quer melhorar sua gestão, promovendo uma liderança de sucesso? Listamos 8 características essenciais que todo líder ...

Leia Mais