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09 aplicativos para ajudar a gestão de seu negócio

Negócios

Devido à pandemia do coronavírus, que marcou o ano de 2020, centenas de empresas precisaram investir no trabalho remoto como solução para manter os processos em dia e respeitar o isolamento social. Com isso, os aplicativos de gestão se tornaram parte da rotina dos profissionais que trabalham a distância.

Isso porque esses aplicativos auxiliam na administração dos colaboradores em home office, no acompanhamento de tarefas, na realização de processos, na organização das finanças e documentos e diversas outras facilidades de qualquer lugar fora do escritório.

Além de facilitar a administração a distância, os aplicativos de gestão também permitem que o empresário foque seu tempo em atividades mais importantes, otimizando processos e reduzindo erros que poderiam passar despercebidos.

Aplicativos de gestão para o seu negócio

Existem milhares de ferramentas e aplicativos de gestão que auxiliam nas mais diversas atividades de uma empresa, desde o controle das finanças e a elaboração de relatórios, até o relacionamento com os clientes e os processos de logística.

Para facilitar os gerenciamentos de processos da empresa não somente durante as épocas de trabalho remoto, reunimos algumas dicas de aplicativos de gestão para empreendedores e profissionais autônomos.

Confira os aplicativos que selecionamos:

Organização

Seja em um escritório tradicional ou no trabalho remoto, a organização de documentos, pastas e arquivos é fundamental para os processos de qualquer empresa.

1 - Google Drive

Aplicativo bem popular entre usuários e empresas, o Google Drive é utilizado para armazenar pastas, documentos, arquivos, imagens, vídeos e áudios na nuvem, de forma mais segura e eficiente.

As funcionalidades do Google Drive permitem o compartilhamento de arquivos e o acesso a documentos mesmo sem conexão com a internet.

Como o Google Drive armazena tudo na nuvem, o empreendedor ou gestor não corre riscos de perder arquivos importantes, além de ter acesso às pastas sempre que precisar e em qualquer lugar.

2 - Evernote

Aplicativo para anotações e organização de arquivos, o Evernote permite criar lembretes, registrar ideias e insights, armazenar imagens e organizar todos os documentos em fichários, facilitando a ordenação e a identificação de arquivos.

Além dessas facilidades, o Evernote permite o compartilhamento de documentos e notas com outras pessoas.

Reuniões online

Com as equipes trabalhando de maneira remota, as reuniões online se tornaram quase que diárias. Para garantir um bom desempenho durante esses encontros, é preciso contar com aplicativos eficientes.

3 - Google Meet

O Google Meet é o aplicativo de reuniões do Google, e permite criar videoconferências para até 250 pessoas tanto pelo computador quanto pelo celular.

A grande vantagem do Google Meet é que ele utiliza um número de telefone, possibilitando que as pessoas participem da reunião mesmo estando desconectadas da internet.

4 - Zoom

O Zoom é uma plataforma para reuniões e videoconferências online que permite, em sua versão gratuita, encontros com até 100 pessoas, o compartilhamento de telas e a utilização de salas simultâneas.

No entanto, a plataforma limita o tempo dos encontros. Cada reunião pode durar, no máximo, 40 minutos.

Gerenciamento de atividades

Um dos maiores desafios do trabalho remoto é gerenciar as equipes e garantir que todos estejam realizando suas atividades conforme os prazos estipulados. Com o uso de aplicativos de gestão o empreendedor consegue administrar as tarefas, controlar as equipes e acompanhar a evolução dos projetos mesmo estando fora de um escritório.

5 - Asana

A Asana é um aplicativo para administrar a rotina e realizar o gerenciamento de equipes online.

Com esta ferramenta é possível criar listas de tarefas, delimitar times, delegar atividades específicas para cada colaborador, gerar comentários e criar quadros de gestão de projetos e checklists para dar andamento às tarefas da empresa.

A Asana ainda oferece um chat para a comunicação em tempo real entre os profissionais, além de um calendário com as datas de entrega de projetos e gráficos que demonstram a evolução dos trabalhos.

6 - Trello

Um dos aplicativos de gerenciamento de equipes, tarefas e processos mais populares entre as empresas, o Trello permite que o colaborador “personalize” a ferramenta conforme as suas necessidades.

Com o Trello é possível organizar tarefas, definir prioridades, controlar processos e gerenciar projetos e equipes de maneira visual e intuitiva.

Este aplicativo pode ser utilizado em computadores e celulares, facilitando o acesso em qualquer lugar. Além disso, as alterações realizadas por um dos usuários são notificadas aos demais logados, garantindo uma troca de informações rápida e a otimização na realização das tarefas.

Logística

Quem trabalha com o comércio eletrônico deve ter uma atenção especial aos processos de logística da empresa. Afinal, esta etapa pode gerar muitos transtornos se for negligenciada.

7 - Melhor envio

O Melhor envio é uma ferramenta de abrangência nacional, que realiza a negociação de fretes com as maiores transportadoras e repassa os descontos aos clientes.

Para utilizar o Melhor envio, basta fazer uma cotação informando os CEPs de origem e destino da encomenda, selecionar a modalidade escolhida e realizar o pagamento online.

Feedback do público

Ao prestar um serviço ou oferecer um produto, é preciso acompanhar o nível de satisfação dos clientes com a empresa e conferir os feedbacks, a fim de entregar o melhor serviço ao público.

8 - Trustvox

O Trustvox é uma ferramenta que verifica a autenticidade das opiniões de clientes que compraram em um e-commerce ou loja virtual.

Basicamente, a plataforma coleta as opiniões deixadas pelos consumidores e certifica a veracidade das informações, identificando e eliminando possíveis perfis falsos.

O Trustvox pode ser integrado a softwares de gestão e cadastro de clientes, além de enviar formulários e pesquisas de satisfação por e-mail.

9 - SurveyMonkey

O SurveyMonkey é uma excelente ferramenta para criar pesquisas de opinião e questionários de forma rápida e simples, ideal para compreender as necessidades dos clientes e percepções sobre a empresa.

Com o SurveyMonkey ainda é possível compartilhar os resultados das pesquisas por redes sociais, e-mail ou mensagens de texto.

Se você gostou das sugestões que mostramos hoje e quer conferir outros assuntos relacionados à gestão a distância, acesse nosso artigo “Dicas para gerenciar equipes remotas”.

Na BQ você encontra espaços de trabalho privativos, coworkings, salas de treinamento e reunião, escritórios virtuais e demais ambientes para solucionar as demandas da sua empresa.

Todos nossos espaços são adequados às normas de segurança e higienização e estão prontos para receber a sua equipe.

Entre em contato com nossos especialistas e vamos, juntos, encontrar o ambiente ideal para o seu negócio crescer ainda mais!

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