21 de Outubro 2021

Tendências do mercado de trabalho para 2022

Tendências do mercado de trabalho para 2022

O mercado de trabalho está em constante mudança. Logo, é normal que ao longo dos anos determinadas tendências ganhem força e se tornem uma realidade para milhares de profissionais ao redor do mundo.

Contudo, com a chegada da pandemia da covid-19, em 2020, algumas tendências do mundo corporativo, como o trabalho remoto e a flexibilidade de atuação, foram drasticamente aceleradas e conquistaram grande parte das empresas.

Segundo a Pesquisa Gestão de Pessoas na Crise, realizada pela Fundação Instituto de Administração (FIA), o trabalho em casa foi adotado por 46% das empresas durante a pandemia.

Mas com o avanço da vacinação e o retorno gradual às atividades, quais serão as tendências no mercado de trabalho em 2022? Confira o artigo para saber mais!

O mercado de trabalho em 2022

Como vimos, a flexibilização da jornada de trabalho chegou às pressas devido à pandemia. E após quase dois anos deste cenário, o trabalho remoto conquistou gestores e colaboradores, mostrando que veio para ficar!

Confira as principais tendências para o mercado de trabalho em 2022:

  • Trabalho híbrido

O trabalho híbrido representa um modelo de atuação mais abrangente e flexível, que permite ao colaborador dividir sua jornada de trabalho entre o escritório (modelo presencial) e outro ambiente alternativo (modelo remoto), como o home office, espaços públicos, coworkings, etc.

Estudos recentes com o público norte americano apontaram que a grande maioria dos funcionários prefere a modalidade híbrida ao invés de modelos 100% presenciais ou 100% remotos.

A Pesquisa da Colliers International, por exemplo, demonstrou que 86% dos líderes entrevistados pretendem introduzir uma jornada de trabalho híbrida em suas organizações.

Já o levantamento do Google apontou que 62% dos funcionários têm o desejo de trabalhar no escritório apenas alguns dias da semana. Este dado levou o CEO da Google, Sundar Pichai, a estabelecer a proposta de que a empresa “criará mais flexibilidade e mais modelos híbridos”.

O mesmo cenário se repete na Ford, onde 70% dos funcionários demonstraram interesse em seguir uma rotina híbrida. Diante disto, a diretora de design global da empresa, Jennifer Kolstad, se comprometeu a “criar um novo cenário de trabalho em algum lugar no meio”.

  • Redução da pegada imobiliária

Considerando que o trabalho híbrido é uma tendência para o mercado de trabalho em 2022, os escritórios tradicionais podem ser diretamente afetados pelos impactos dessas mudanças.

Mas o que isso quer dizer?

Com a redução de funcionários presentes diariamente no escritório da empresa, esse ambiente pode ser reduzido e readaptado para atender à nova demanda de pessoal, minimizando a pegada imobiliária de milhares de empresas.

Um levantamento da KPMG apontou que 69% dos CEOs planejam reduzir o tamanho de seus escritórios. Já Fran Katsoudas, diretor de pessoal da Cisco, acredita que até 2025 os colaboradores se desloquem até o escritório da empresa de duas a três vezes por semana.

  • Escritórios como ecossistemas

A tendência do trabalho híbrido demonstra que, em 2022, os escritórios continuarão existindo, porém, com um novo propósito.

Em vez de serem aqueles ambientes corporativos tradicionais, onde os funcionários ficam todos os dias, das 9 às 18, os escritórios modernos se tornarão centros corporativos destinados ao estímulo da inovação, da conexão entre pessoas, da criatividade e do trabalho em equipe.

Dito isto, as previsões para os próximos anos é de que os escritórios do amanhã não se limitem a um único local, mas sim a um ecossistema que ofereça suporte completo aos funcionários, além de priorizar o bem-estar, a flexibilidade e a funcionalidade.

  • Descentralização do local de trabalho

Como efeito da covid-19 e das medidas de isolamento social, muitos líderes passaram a questionar a abordagem de centralizar todas as operações da empresa em uma única localização geográfica.

Em um contexto pós-pandemia, a tendência do mercado de trabalho de promover a diversidade geográfica pode ajudar a reduzir os prejuízos com a interrupção emergencial das atividades durante os períodos de crise.

Dessa forma, nos próximos anos as empresas consideram investir na descentralização de suas operações através do modelo “hub-and-spoke”, que consiste em um escritório central em uma área urbana, rodeado por “spokes” em subúrbios próximos

Esta estratégia pode diversificar, flexibilizar e potencializar a força de trabalho híbrida.

Conheça a BQ Escritórios e Coworking

Sempre de olho nas últimas novidades e tendências do mercado de trabalho, a BQ Escritórios e Coworking desenvolve novas soluções de escritório para atender às demandas dos profissionais modernos.

Conheça alguns de nossos espaços e serviços:

Coworking:

muito mais do que salas compartilhadas, o coworking da BQ é um ambiente pautado pela conexão humana e pela troca de experiências. Aqui, a sua ideia sai do papel e ganha vida! Tudo isso em um espaço totalmente equipado para atender a diferentes necessidades e rotinas profissionais, além da oferta de diversas opções de serviços complementares, como atendimento personalizado, recebimento de recados, endereço comercial e fiscal e muito mais!

Planos flexíveis:

Os planos flexíveis da BQ foram desenvolvidos para diferentes tipos de profissionais que possuem o mesmo problema em comum: desejam poder contar com um ambiente profissional e flexível para atender às demandas pontuais do seu negócio.

Com nossos planos flexíveis, o usuário escolhe o pacote com pontos que melhor se adequa à sua necessidade, e troca os pontos por tempo de uso nos ambientes da BQ — salas de reunião, escritórios e estações de trabalho individuais.

Além desta facilidade, o usuário ainda conta com uma série de serviços de suporte para facilitar as atividades no dia a dia, como recepcionista, serviço de copa, limpeza, endereço fiscal e comercial, entre outros!

Clique aqui para saber mais sobre os planos flexíveis da BQ!

Mas não é só isso!

Na BQ, nossos parceiros ainda aproveitam facilidades exclusivas e sem nenhum custo a mais, como mentorias e palestras profissionais, assessoria de carreira, reuniões e encontros corporativos, networking com muito propósito, entre outros benefícios.

Entre em contato com nosso time comercial e receba um atendimento personalizado para as suas necessidades.

 

Notícias relacionadas

21 de Marco 2024
Notícias
O impacto do trabalho híbrido na produtividade da empresa

O impacto do trabalho híbrido na produtividade da empresa

O modelo híbrido: flexibilidade, integração e inovação. Saiba como esse formato revoluciona o ambiente de trabalho...

Leia Mais
25 de Maio 2023
Notícias
Semana do meio ambiente: por que sua empresa precisa participar

Semana do meio ambiente: por que sua empresa precisa participar

Conheça os benefícios de engajar sua empresa na Semana do Meio Ambiente e incentive seus funcionários a serem agentes...

Leia Mais
20 de Abril 2023
Notícias
Imposto de renda 2023: saiba o que mudou e como declarar corretamente

Imposto de renda 2023: saiba o que mudou e como declarar corretamente

Entenda as principais mudanças nas regras de declaração de Imposto de Renda deste ano e quem precisa realizar esse ...

Leia Mais
08 de Marco 2023
Notícias
Dia Internacional da Mulher: mais que liberdade financeira, empoderamento

Dia Internacional da Mulher: mais que liberdade financeira, empoderamento

O dia 8 de março é uma ótima oportunidade para reconhecermos o papel fundamental das mulheres nas empresas. Saiba ...

Leia Mais