BQ Escritórios em Inglês BQ Offices - English

Semana de trabalho de cinco dias

Notícias

Você já imaginou poder trabalhar menos dias durante a semana e aproveitar um descanso mais longo com a família e os amigos? Esta ideia, que pode parecer impossível para muitas pessoas, já saiu do papel e está em prática em diversas empresas ao redor do mundo.

O fim da semana de trabalho de cinco dias já foi sugerido em 1956, pelo então vice-presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon. No entanto, a ideia só começou a ganhar força nos últimos anos, devido às mudanças na sociedade e nas formas de trabalho.

Conheça mais sobre esta tendência e quais vantagens ela pode representar para empresas e colaboradores.

Fim da semana de trabalho de cinco dias?

Os profissionais de hoje valorizam uma boa qualidade de vida e se mostram cada vez mais conscientes em relação aos seus direitos e deveres trabalhistas. Nesse sentido, muitos trabalhadores buscam empresas mais flexíveis e que ofereçam diferentes opções de jornada de trabalho, como home office, trabalho remoto, entre outras.

Por outro lado, as organizações já compreenderam a importância de valorizar a saúde mental dos colaboradores e de adotar jornadas mais adaptáveis, que "facilitem" a vida dos trabalhadores fora da empresa.

Grandes marcas multinacionais, como a Microsoft e a Unilever, implementaram a semana de trabalho de quatro dias de forma experimental.

Enquanto a Microsoft registrou um aumento de 40% na produtividade da equipe durante o período de teste, a Unilever anunciou que se os resultados forem positivos, o modelo de trabalho reduzido será replicado para todas as unidades da empresa ao redor do mundo.

Contudo, vale ressaltar que apesar dos resultados favoráveis, abrir mão das horas de trabalho do quinto dia seria prejudicial para as atividades de determinadas empresas. Neste caso, a solução estaria em diluir a carga horária entre os outros dias da semana.

Assim, em um contrato de 40 horas semanais, a equipe poderia trabalhar 10 horas por dia durante quatro dias, ao invés da antiga carga horária de oito horas diárias de segunda a sexta.

As vantagens da semana de trabalho reduzida

Como mencionamos, algumas empresas já testaram a redução de semana de trabalho. E com base nos resultados observados, pode-se concluir que a jornada reduzida oferece os seguintes benefícios:

  • Aumento da produtividade

A presença de um dia a mais no “final de semana” representa mais descanso para os colaboradores e maior equilíbrio com a vida pessoal, fatores que contribuem para que a equipe se sinta mais focada no início da semana, menos estressada e consequentemente mais produtiva.

  • Redução de custos

A semana com quatro dias úteis reduz custos para ambos os lados. Isso porque os funcionários economizam com deslocamento e alimentação fora de casa, e a empresa reduz gastos com eletricidade, água e limpeza nos dias em que o escritório permanece fechado.

  • Minimização do impacto ecológico

Além do aumento de 40% na produtividade, a Microsoft também anunciou que a jornada de trabalho reduzida resultou em 58,7% menos páginas impressas e 23,1% menos eletricidade no escritório.

Estes dados comprovam o quanto de impacto um dia a mais no escritório pode gerar no meio ambiente.

  • Retenção de talentos

Como vimos, os profissionais valorizam cada vez mais uma jornada de trabalho flexível e um ambiente corporativo saudável. Nesse sentido, a ideia de trabalhar apenas quatro dias por semana representa um grande atrativo para novos colaboradores e para a retenção de talentos da empresa.

Ainda mais se houver a possibilidade de atuar de forma remota, em home office ou outros espaços alternativos.

Gostou do artigo e quer conferir mais conteúdos interessantes? Continue acompanhando o blog da BQ!

Em nosso blog, você encontra diversos artigos sobre negócios, empreendedorismo, coworking, networking, vida profissional e muito mais.

Clique aqui para acessar o blog.

Seguindo as novas tendências do mercado de trabalho, a BQ Escritório e Coworking desenvolveu a solução ideal para profissionais que buscam maior flexibilidade na rotina.

Os planos flexíveis da BQ funcionam como um sistema de pontos que pode ser utilizado da maneira que você desejar.

Basta escolher um plano com o saldo de pontos que mais se adequa à sua realidade, trocar os pontos por tempo de utilização nos espaços da BQ e pronto, você já pode aproveitar estações de trabalho individuais, escritórios e salas de reunião completas.

Quer saber mais sobre os planos flexíveis da BQ?

Entre em contato conosco e conheça uma nova forma de trabalhar, com maior flexibilidade e produtividade.

 

compartilhe essa postagem em suas redes sociais!

postagens relacionadas

Notícias

O que esperar do modelo de trabalho híbrido

O mercado de trabalho foi duramente afetado pela pandemia do coronavírus. Em tempos de isolamento social e quarentena, as empresas precisaram f...

leia mais
Notícias

Tendências do mercado de trabalho para 2022

O mercado de trabalho está em constante mudança. Logo, é normal que ao longo dos anos determinadas tendências ganhem for&cc...

leia mais
Notícias

Entenda o que é o conceito de Anywhere Office

A forma de trabalhar está mudando! Com o artifício das novas tecnologias e o contexto da pandemia do coronavírus, tendência...

leia mais

sobre a BQ

A BQ é uma empresa gerenciadora de escritórios, uma solução eventual ou permanente, adequando espaço e serviços de acordo com a conveniência do cliente.

inscreva-se

Receba nossos conteúdos exclusivos.

Rio de Janeiro - Centro (21) 3231-9000 |

Macaé (22) 3723-5400

solicite um orçamento
Rio de Janeiro - Centro Macaé