BQ Escritórios em Inglês BQ Offices - English

Qual a diferença entre escritório virtual e coworking?

Coworking

As constantes evoluções no mercado corporativo trouxeram mudanças positivas na forma com que as pessoas trabalham. O tradicional modelo de escritório fixo foi adaptado, e em decorrência disso, surgiram cada vez mais espaços de coworking, serviços de escritório virtual, dentre outras conveniências.

Com tantas opções disponíveis, é comum que as pessoas tenham dúvidas sobre a natureza dos serviços, a diferença entre eles e qual modelo de trabalho é o mais indicado para determinado negócio ou área de atuação.

Se você está procurando um espaço para instalar a sua empresa e não quer errar na hora da escolha, confira o artigo de hoje para entender as diferenças entre escritório virtual e coworking.

Diferença entre escritório virtual e coworking

No passado, profissionais e empresas que quisessem ter um espaço próprio para fazer reuniões, receber clientes e até mesmo divulgar o negócio se viam obrigados a alugar um escritório ou sala comercial

Principalmente para empreendedores em início de carreira ou pequenas empresas, o custo mensal de um espaço comercial se tornava inviável, dificultando ainda mais a sobrevivência desses negócios.

Mas com o tempo, novas soluções de trabalho foram criadas para facilitar a vida de centenas de profissionais. Dentre essas soluções estão os coworkings e os escritórios virtuais.

Apesar de terem surgido com o mesmo objetivo: flexibilizar a maneira de se trabalhar, esses dois serviços não são similares. Cada um apresenta características próprias que facilitam na hora da escolha.

Enquanto o coworking é um espaço de trabalho colaborativo, que reúne diversos profissionais em um único ambiente, o escritório virtual se caracteriza como um serviço que oferece endereço comercial e fiscal para as empresas divulgarem sua localização e realizarem seu registro junto aos órgãos oficiais.

A principal diferença entre os dois modelos é que no coworking o profissional frequenta o espaço de acordo com seus horários de trabalho, já escritório virtual não demanda necessariamente a presença diária do profissional no local.

Agora que você já conhece a diferença entre coworking e escritório virtual, confira as vantagens que cada modelo oferece.

Escritório virtual

O escritório virtual é uma modalidade de trabalho que não exige necessariamente que o usuário frequente o espaço todos os dias. Ele permite o trabalho a distância e uma rotina mais flexível. Além disso, esse modelo concilia dois serviços: endereço comercial e endereço fiscal.

O escritório virtual costuma ser mais utilizado por profissionais com necessidades pontuais, como receber clientes e parceiros com mais seriedade, realizar reuniões, apresentar o local sede da empresa em cartões de visita, site e materiais publicitários e ter um endereço para receber ligações, correspondências e encomendas. Essas facilidades fazem parte do endereço comercial.

Já o endereço fiscal representa o local oficial da empresa. Ou seja, esse endereço será utilizado em documentos como contrato social, Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), notas fiscais, contratos com clientes e fornecedores, comunicação com o fisco, dentre outras obrigações oficiais.

O escritório virtual é uma solução viável para quem deseja manter a empresa em um endereço conhecido e com apoio administrativo, sem precisar gastar grandes quantias no aluguel de uma sala comercial.

Vantagens do escritório virtual

Investir em um escritório virtual, além de representar mais economia para o profissional, traz outros benefícios. Conheça alguns deles:

  • custo fixo baixo;
  • maior liberdade e comodidade;
  • endereço reconhecido e de fácil acesso;
  • estrutura completa de um escritório tradicional;
  • imagem mais séria e profissional;
  • recepção agradável aos clientes e parceiros;
  • serviços de cópias, impressões, motoboy, cartório;
  • e muito mais!

A BQ Escritórios e Coworking dispõe de uma infraestrutura completa de escritórios virtuais para você instalar a sua empresa.

Com serviços de endereço fiscal e comercial, atendimento telefônico, recebimento de correspondências, espaços equipados para realizar treinamentos reuniões e diversas outras facilidades, a solução de escritório virtual da BQ traz mais reconhecimento para a sua empresa por um ótimo custo benefício.

Desfrute da vantagem de manter a seu negócio no centro do Rio de Janeiro em uma região de grandes empresas e considerado pólo comercial. Ou em Macaé, cidade conhecida internacionalmente pelo potencial petrolífero.

Coworking

No auge de sua popularidade, o coworking foi considerado uma forma inovadora de se pensar o ambiente de trabalho. Afinal de contas, ele consiste em um ambiente único que reúne empresas de diversos ramos, profissionais autônomos e startups.

Os coworkings são, portanto, espaços de trabalho compartilhados e colaborativos que mantém toda a estrutura necessária para os usuários desenvolverem seus projetos sem o isolamento do home office e as interrupções dos ambientes públicos.

Nesses espaços os mais variados profissionais podem interagir entre si, trocar experiências, conhecer novas pessoas e criar oportunidades de negócio. O networking é o grande atrativo da modalidade de coworking.

Vantagens do coworking

Agora que você entendeu o que é um coworking, conheça as vantagens que ele oferece:

  • networking sem limites;
  • ambiente criativo e propício para novas ideias;
  • liberdade de horários;
  • serviços de recepção de clientes;
  • salas de treinamento e reuniões;
  • estrutura completa e profissional;
  • baixo custo mensal;
  • sem preocupações extras com manutenção do espaço e contas;
  • limpeza e organização recorrentes;
  • e muito mais!

A BQ Escritórios e Coworking oferece um espaço de trabalho colaborativo com todas as vantagens que você já conferiu acima e diversos outros benefícios.

A conexão humana é o que move a BQ, por isso, o nosso coworking é especialmente pensando para trazer mais interação entre os usuários e promover um networking com propósito.

Com uma unidade localizada no centro do Rio de Janeiro, o coworking da BQ é de fácil acesso e possui um endereço reconhecido. A segunda unidade BQ está localizada em Macaé, importante cidade carioca de exploração petrolífera.

Todos os parceiros BQ podem aproveitar ainda serviços de mentoria profissional, aconselhamento e palestras corporativas sem pagar nada a mais por isso.

Gostou das vantagens que só a BQ oferece? Então entre em contato e conheça as soluções que irão elevar o seu negócio para o próximo nível.

 Coworking

compartilhe essa postagem em suas redes sociais!

postagens relacionadas

Coworking

Compliance e LGPD em espaços compartilhados

O coworking representa um mercado aberto, caracterizado pela cultura do compartilhamento entre os usuários. Conforme mais pessoas fazem parte d...

leia mais
Coworking

Coworking como estilo de vida

Os espaços coworking não são mais uma novidade no Brasil. Afinal, eles estão presentes no país desde meados de 2007...

leia mais
Coworking

Escritório compartilhado: tudo o que você precisa saber

Dividir o mesmo espaço de trabalho é parte da rotina da maioria das pessoas. Porém, nem sempre o ambiente é dividido com c...

leia mais

sobre a BQ

A BQ é uma empresa gerenciadora de escritórios, uma solução eventual ou permanente, adequando espaço e serviços de acordo com a conveniência do cliente.

inscreva-se

Receba nossos conteúdos exclusivos.

Rio de Janeiro - Centro (21) 3231-9000 |

Macaé (22) 3723-5400

solicite um orçamento
Rio de Janeiro - Centro Macaé