22 de Julho 2021

Os desafios do trabalho híbrido nas empresas

Os desafios do trabalho híbrido nas empresas

Com a chegada da pandemia, muitas responsabilidades do dia a dia foram levadas para casa, e empresas e profissionais precisaram se adaptar a um novo modelo de atuação: o trabalho remoto.

Essa modalidade foi a única alternativa encontrada por muitas organizações para manter as atividades em dia e preservar a saúde do negócio frente às medidas de isolamento social e de quarentena.

Como o nome já sugere, o trabalho remoto consiste na atuação longe do escritório tradicional, ou seja, os profissionais continuam realizando suas obrigações, fazendo reuniões e entregando as demandas diretamente de casa.

Mas à medida que a vacinação avança e a pandemia é contornada, as organizações já começam a considerar novas possibilidades de trabalho e formas de atuação.

Nesse contexto, o trabalho híbrido vem se destacando como uma tendência no pós-pandemia. Mas quais os desafios que as empresas podem enfrentar daqui para frente?

Confira no artigo de hoje.

O que é trabalho híbrido?

No modelo híbrido de trabalho, o profissional tem a liberdade de atuar em diferentes locais, alternando os dias de trabalho entre o escritório da empresa e outros ambientes, como espaços de coworking, locais públicos ou até mesmo a própria casa.

O principal objetivo por trás do trabalho híbrido é atender às necessidades que os funcionários podem apresentar durante um dia de trabalho. Pois com a possibilidade de atuar em diferentes ambientes, os colaboradores podem conciliar melhor o trabalho com os compromissos familiares, ou aumentar o foco nas atividades, por exemplo.

O modelo híbrido também permite que o funcionário cumpra parte do expediente na sede da empresa e outra parte em um local mais descontraído ou adequado para as atividades do momento.

Adotar o modelo híbrido como alternativa ao trabalho 100% presencial ou totalmente home office traz algumas vantagens para empresa e colaboradores.

  • Confira quais são os principais benefícios:
  • Melhor equilíbrio entre a vida pessoal e profissional;
  • Mais controle da rotina;
  • Melhor gestão de tempo;
  • Menos estresse;
  • Mais tempo com a família;
  • Economia com deslocamento;
  • Maior flexibilidade;
  • Aumento da produtividade;
  • Maior engajamento da equipe;
  • Redução nos atrasos;

Entre outros...

Os desafios do trabalho híbrido

Assim como o modelo híbrido apresenta vantagens para colaboradores e empresas, ele também possui seus desafios.

Conheça os maiores obstáculos do trabalho híbrido:

  • Sem regulamentação

Atualmente, a CLT não possui nenhuma norma referente ao modelo híbrido. Por isso, para adotar este formato de trabalho as empresas devem dialogar com seus funcionários, chegando a um acordo comum para todas as questões que envolvem o modelo híbrido, como controle de jornada, divisão de custos e segurança.

Além disso, é importante que a empresa opte por um aditivo de contrato home office, para preservar a relação entre empregador e funcionário.

Com este documento, é possível estabelecer algumas regras e comprovar que ambas as partes concordaram com o formato híbrido.

  • Controle de horas

Realizar o controle de horas é um dos principais pontos de atenção do modelo de trabalho híbrido.

Para evitar que o modelo híbrido seja caracterizado como teletrabalho, é recomendável que a empresa converse com os funcionários ou faça um acordo coletivo com o sindicato, determinando qual é o local de trabalho e qual é a exceção.

Ao determinar uma política de trabalho, a empresa evita a confusão entre modelo híbrido e trabalho remoto, garantindo que os funcionários tenham seus direitos dentro do contrato de trabalho firmado.

  • Segurança da equipe

A segurança no modelo híbrido aborda questões como ergonomia, acidentes de trabalho e protocolos de segurança referentes à pandemia.

Considerando que a preocupação com a ergonomia é uma obrigação das empresas no modelo presencial, o indicado é que esse cuidado seja mantido também no modelo híbrido, através de ações como o fornecimento de cadeiras para os funcionários trabalharem em casa.

  • Ajuda nos custos

No regime presencial, a empresa fornece todos os equipamentos e infraestrutura necessários para a realização das atividades, já no teletrabalho (trabalho remoto), o profissional utiliza a própria luz, internet e outros recursos para entregar as demandas.

No modelo híbrido, não existe uma regulamentação que obrigue a empresa a arcar com os custos. Nesse caso, a recomendação é que a organização estabeleça um acordo com o funcionário, determinando o que será custeado e fornecendo o básico necessário.

Conheça os planos flexíveis da BQ

Apesar de impor certos desafios, o modelo híbrido é uma importante tendência para o futuro do trabalho, pois representa mais flexibilidade e liberdade.

Pensando nisso, a BQ Escritórios e Coworking desenvolveu planos flexíveis para atender às diferentes demandas dos profissionais.

Os planos flexíveis da BQ funcionam como um sistema de pontos que podem ser trocados por tempo de utilização em espaços completos e equipados para atender clientes, realizar atividades e receber parceiros de negócio.

São quatro opções de pacotes com diferentes saldos de pontos que podem ser utilizados em:

  • estações de trabalho individuais;
  • escritórios;
  • salas de reunião.

Com os planos flexíveis da BQ, os profissionais podem aproveitar ambientes corporativos totalmente estruturados e completos, além de diversos serviços de apoio com máxima comodidade, flexibilidade e segurança.

Quer saber mais sobre os planos flexíveis da BQ?

Entre em contato com nossa equipe, conheça as opções de planos e saiba como contratar.

Notícias relacionadas

25 de Maio 2023
Notícias
Semana do meio ambiente: por que sua empresa precisa participar

Semana do meio ambiente: por que sua empresa precisa participar

Conheça os benefícios de engajar sua empresa na Semana do Meio Ambiente e incentive seus funcionários a serem agentes...

Leia Mais
20 de Abril 2023
Notícias
Imposto de renda 2023: saiba o que mudou e como declarar corretamente

Imposto de renda 2023: saiba o que mudou e como declarar corretamente

Entenda as principais mudanças nas regras de declaração de Imposto de Renda deste ano e quem precisa realizar esse ...

Leia Mais
08 de Marco 2023
Notícias
Dia Internacional da Mulher: mais que liberdade financeira, empoderamento

Dia Internacional da Mulher: mais que liberdade financeira, empoderamento

O dia 8 de março é uma ótima oportunidade para reconhecermos o papel fundamental das mulheres nas empresas. Saiba ...

Leia Mais
23 de Fevereiro 2022
Notícias
Qual é o impacto do excesso de reuniões na produtividade e saúde mental?

Qual é o impacto do excesso de reuniões na produtividade e saúde mental?

Quando milhões de profissionais tiveram que trabalhar em casa no início da pandemia, as videoconferências se tornaram...

Leia Mais