08 de Marco 2021

O poder do empreendedorismo feminino: a importância das mulheres no cenário empresarial

O poder do empreendedorismo feminino: a importância das mulheres no cenário empresarial

O Dia Internacional da Mulher já chegou. Neste dia 08, a sociedade celebra a força das mulheres e relembra a luta delas pela igualdade e o fim do preconceito. Considerando a importância desta data, nada mais adequado do que falar hoje sobre empreendedorismo feminino!

Nos últimos anos, o empreendedorismo feminino vem ganhando força no Brasil. Afinal, existem vários motivos que levam as mulheres a abrir um negócio próprio, desde positivos, como a busca por independência financeira, até negativos, como a falta de oportunidades no mercado.

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 9,3 milhões de mulheres são gestoras de um negócio no Brasil.

Já a pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor) apontou que, em 2018, o Brasil ficou em sétimo lugar, dentre 49 países, no ranking de proporção de mulheres à frente de negócios com menos de três anos e meio de existência.

Além destes dados, o Relatório Especial de Empreendedorismo Feminino no Brasil, divulgado pelo Sebrae em 2019, apontou que 48% dos Microempreendedores Individuais (MEIs) são mulheres.

Segundo o relatório do Sebrae, a maioria das mulheres que atuam como MEI estão envolvidas em atividades relacionadas à beleza, moda e alimentação, e trabalham predominantemente em casa.

A importância do empreendedorismo feminino

O empreendedorismo feminino representa o movimento no qual os negócios são planejados e comandados por mulheres.

De maneira mais abrangente, este movimento pode compreender também iniciativas de liderança feminina que tragam inovação, determinação, coragem e quebra de paradigmas, características de um perfil empreendedor.

Nesse sentido, o empreendedorismo feminino vai muito além de um contexto de mulheres que gerenciam um negócio próprio ou que possuem cargos de liderança.

Este movimento representa a transformação de todo um cenário de desigualdades de gênero e preconceitos dentro e fora das empresas.

A partir do empreendedorismo feminino e da maior presença das mulheres no mundo dos negócios, a sociedade se torna mais inclusiva, diversa e igualitária.

Isso porque o aumento de profissionais realizadas e à frente de negócios próprios e cargos de liderança serve de inspiração para tantas outras mulheres que buscam iniciar uma carreira no empreendedorismo, conquistar a independência financeira ou buscar uma fonte de renda para a família.

Além disso, o empreendedorismo feminino auxilia as mulheres a superarem ciclos de violência doméstica, abusos, etc, devolvendo a elas a liberdade, o protagonismo de suas vidas e a realização pessoal.

Já no âmbito financeiro, o empreendedorismo feminino representa grandes melhorias para a economia e maior movimentação do setor, como aponta o estudo do McKinsey Institute.

Segundo o levantamento, a ampla participação das mulheres no mundo dos negócios poderá representar ganhos de até 28 trilhões de dólares para o PIB mundial até o ano de 2025.

Com tantos dados e características relevantes, fica evidente a importância de apoiar o empreendedorismo feminino na sociedade atual.

A BQ e o empreendedorismo feminino: um case de sucesso

A BQ Escritórios e Coworking reconhece a importância das mulheres no cenário empresarial. Por isso, somos uma organização que apoia o empreendedorismo feminino.

A nutricionista Sara Oliveira é uma das parceiras que escolheu a BQ para a sua jornada no empreendedorismo.

Usuária dos espaços coworking e dos serviços de endereço fiscal da BQ, Sara conta que nunca duvidou de sua capacidade de empreender e se tornar uma mulher de negócios de sucesso.

Após participar de reuniões na BQ e conhecer outros profissionais com necessidades parecidas, a empresária decidiu iniciar sua parceria.

“Participei de alguns cafés e tive a oportunidade de conhecer outros profissionais com demandas similares às minhas e que confiavam na BQ. Então, decidi que a empresa iria me atender muito bem também”, complementa Sara.

As soluções de endereço fiscal da BQ oferecem todo um suporte ágil, além de recebimento de correspondências para auxiliar Sara no dia a dia de sua empresa.

Segundo a empreendedora, a BQ ofereceu diversas vantagens para o crescimento de seu negócio, como agilidade, segurança, conforto e bom preço. Para Sara, estes diferenciais representam tudo que uma empreendedora precisa.

“Para mim, a maior vantagem foi o coworking com melhor custo-benefício, pois posso aliar o escritório virtual com o físico. Quem trabalha em home office sabe como é importante ter um lugar seguro e bem localizado para oxigenar as ideias de vez em quando. Este ambiente é uma quebra necessária na rotina”, finaliza a empresária.

Se você deseja contar com todos estes benefícios no seu negócio, venha fazer parte da BQ Escritórios e Coworking!

Entre em contato com nossa equipe e conheça as soluções que a BQ oferece para a sua empresa.

Notícias relacionadas

07 de Marco 2024
Empreendedorismo
O caminho para fortalecer o empreendedorismo feminino

O caminho para fortalecer o empreendedorismo feminino

Entenda mais sobre o contexto do empreendedorismo feminino brasileiro, os motivos que levam as mulheres a empreender e ....

Leia Mais
25 de Janeiro 2024
Empreendedorismo
Empreendedorismo digital: o que é, vantagens e como os coworkings podem ajudar

Empreendedorismo digital: o que é, vantagens e como os coworkings podem ajudar

Saiba o que é empreendedorismo digital, as principais vantagens de empreender no meio online e como os coworkings podem....

Leia Mais
21 de Dezembro 2023
Empreendedorismo
Intraempreendedorismo: saiba o que é e como estimular essa prática

Intraempreendedorismo: saiba o que é e como estimular essa prática

Descubra o que é intraempreendedorismo, como ele impulsiona a inovação interna e obtenha dicas para estimulá-lo na ...

Leia Mais
19 de Outubro 2023
Empreendedorismo
Empreendedorismo e inovação: as tendências que vão marcar 2024

Empreendedorismo e inovação: as tendências que vão marcar 2024

Empreendedorismo em 2024: nomadismo digital, economia compartilhada, IA e ações sociais estarão em alta. Conheça ...

Leia Mais