BQ Escritórios em Inglês BQ Offices - English

O lado ruim do home office

Escritórios Mobiliados

O home office está cada vez mais consolidado no universo corporativo, principalmente depois que as empresas precisaram se adaptar às pressas em função da pandemia, mas você não precisa se limitar entre trabalhar apenas no escritório ou optar pelo trabalho remoto. Afinal, nenhuma dessas alternativas atende completamente as necessidades das organizações e dos profissionais.

Se no escritório não é possível ter muita flexibilidade, os horários são geralmente rigorosos e a mobilidade nem sempre é fácil. No home office, a falta de estrutura e o risco de perder o foco são apenas algumas das desvantagens. Neste artigo, listamos os principais pontos negativos do trabalho remoto e também apresentamos sugestões perfeitas para equilibrar esses dois mundos: os espaços compartilhados, salas por hora e planos flexíveis da BQ Escritórios e Coworking.

10 desvantagens do home office

Dados levantados pela FIA Employee Experience (FEEx) informam que 60% das empresas relataram dificuldades associadas ao home office na pandemia, entre elas estão a disponibilidade de equipamentos, a adaptação dos colaboradores e a conexão com a internet.

No entanto, para os profissionais, os problemas parecem estar mais ligados à comunicação. Segundo a pesquisa global da Capterra, somente 37% das empresas conseguiram passar informações claras sobre como deveriam funcionar as reuniões e processos de entrega de trabalho. Além disso, 32% dos trabalhadores apontaram a solidão como um dos principais motivos de preocupação.

É claro que o home office oferece muitos benefícios, como a redução de gastos e jornadas mais flexíveis, mas não representa a escolha ideal para um número significativo de gestores e profissionais. Por isso, o modelo híbrido, com parte do tempo trabalhando à distância e a outra parte em coworking ou salas por hora, pode ser a opção perfeita para garantir o crescimento da sua empresa e ainda reter talentos.

Confira as 10 desvantagens que mostram o lado ruim do home office e depois falamos mais sobre a solução desses problemas!

1. Horários mal definidos

Trabalhar em casa ou morar no trabalho? A falta de horários bem definidos para o descanso e as tarefas profissionais pode transformar a vida de gestores e colaboradores em uma eterna jornada de trabalho, que começa muito cedo e se prolonga até altas horas da noite.

Se o home office não for devidamente planejado e administrado, o profissional acaba tendo a sensação de que está o tempo todo concentrado nas obrigações do trabalho, enquanto perde a oportunidade de curtir momentos importantes com a família. O resultado pode ser uma equipe menos engajada e sem disposição para novos projetos.

2. Carga de trabalho em excesso

Já que você está em casa mesmo e o computador está ali mesmo, que tal fazer mais uma, duas ou três horas de jornada de trabalho? Esse é um movimento comum dos profissionais em home office que acabam não percebendo que não estão deixando tempo livre suficiente para o repouso e o lazer.

Que ótimo, a primeira vista parece mais produtivo, mas a verdade é que se esse comportamento se tornar um hábito, logo teremos uma pessoa desmotivada, cansada e menos criativa trabalhando com o sentimento de que nunca dá conta da demanda, mesmo trabalhando cada vez mais.

3. Isolamento social e menos espírito de equipe

Uma rotina de trabalho exclusivamente em home office pode fazer com que os profissionais se sintam isolados, mesmo que ainda mantenham contato com a equipe por alguma ferramenta de bate papo ou e-mail. Não existe aquela conversa com os colegas, a troca de ideias e experiências sobre a rotina de trabalho.

Além disso, é difícil manter viva a importância do trabalho em grupo e a parceria entre gestor e colaborador. Mesmo com as chamadas de vídeo e feedbacks por telefone, vale a pena alugar uma sala de reunião para encontros periódicos com o objetivo de fortalecer o comprometimento com o time.

4. Maior dificuldade para gerenciar equipes e planejar sucessões

O home office não é a modalidade de jornada de trabalho mais fácil para quem trabalha com gestão de pessoas e precisa administrar uma equipe. É preciso aperfeiçoar ainda mais suas habilidades de relacionamento porque o isolamento pode afetar essa capacidade.

O contato direto com outros líderes acaba sendo bem menor, o que dificulta as conversas sobre o desempenho das equipes e a troca de experiências. Se um gestor adoecer, por exemplo, será mais difícil encontrar a pessoa certa e prepará-la para a sucessão.

5. Interferência de questões domésticas

Trabalhar com a família por perto é um sonho realizado para muitos profissionais, mas nesse pacote também há uma certa desvantagem, que chega com a perda de privacidade e a frequente interferência das questões domésticas durante o trabalho.

Fazer uma tarefa, depois o almoço, em seguida uma reunião, agora o banho dos filhos. Essas interrupções fazem parte da vida doméstica e podem prejudicar a concentração que você tanto precisa para a vida profissional. É possível misturar e até conciliar esses universos, mas poder contar com espaços compartilhados em alguns dias da semana ou quando precisamos terminar uma apresentação importante é maravilhoso!

6. Preconceito do mercado formal com a ausência de endereço comercial

Usar o endereço de casa para o registro da sua empresa pode não ser a melhor escolha quando se trata de mercado formal. Afinal, boa parte dos clientes e parceiros ainda prefere empresas com endereço fiscal e comercial.

Optar por salas por hora ou escritórios virtuais é uma forma de transmitir credibilidade e aproveitar todo o potencial do seu negócio, além de ser mais seguro para você e sua família, visto que não é indicado receber pessoas estranhas em casa.

7. Menos reuniões presenciais

Sabe aquela história de que muitas reuniões poderiam ser resumidas em um e-mail por serem improdutivas? O contrário também é verdadeiro e muitas reuniões precisam mesmo ser presenciais, com o bom e famoso “cara a cara”.

No meio da rotina acelerada de tarefas e e-mails, é necessário encontrar tempo para reuniões produtivas e eficientes, que influenciam diretamente no bom funcionamento da empresa e no desempenho das equipes. Ainda que a sua empresa tenha optado pelo home office, reserve uma sala de reunião periodicamente para alinhar as expectativas e metas da organização com os líderes e seus times.

8. Falta de estrutura e danos à saúde

Móveis ergonômicos, cadeiras confortáveis, internet e equipamentos de qualidade são apenas algumas das facilidades encontradas em coworking e escritórios eventuais que nem sempre temos condições de ter no home office.

Por falta de espaço ou dinheiro, muitos profissionais acabam trabalhando sem a estrutura necessária para executar suas tarefas de forma otimizada e para preservar sua saúde. Algumas horas no computador na cadeira da mesa de jantar não são um problema. No entanto, por motivos de “sua coluna não aguenta”, não é recomendado estender essa rotina de trabalho sem mobiliário e equipamento adequado por meses ou até anos.

9. Risco de vazamento de informações

O ambiente doméstico é mais vulnerável no que diz respeito à proteção de dados, ainda mais se você precisa utilizar o computador e o celular pessoal para o trabalho, sem uma rede protegida.

Além das informações online, a documentação física também pode ser suscetível a perda de registros em papel como faturas, currículos e relatórios de avaliação.

10. Dificuldade em manter o foco no trabalho

Mesmo sendo acompanhado de perto pela liderança que costuma redobrar a atenção com a produtividade em home office, há dias em que manter o foco no trabalho é o maior desafio do trabalho remoto.

Um filho com trabalho de escola tirando dúvidas a todo momento, uma obra na casa do vizinho, o carro dos ovos, um vazamento na torneira do banheiro, esse será um daqueles dias em que você provavelmente vai trabalhar até meia-noite sem render o que sabe que seria capaz.

BQ Escritórios e Coworking: espaços de trabalho flexíveis

É possível reduzir custos fixos e oferecer flexibilidade ao seu time de talentos optando pelo modelo híbrido. Alugando salas por hora ou reservando salas de reunião periodicamente, você pode promover uma boa dose de interação presencial, contribuindo para o bem-estar da equipe e garantindo momentos “cara a cara” para tomadas de decisões importantes.

As salas de reunião da BQ Escritórios e Coworking contam com toda infraestrutura necessária, além de estarem localizadas em endereços de prestígio e fácil acesso: um no centro do Rio de Janeiro e outro em Macaé.

Entre em contato com nossa equipe e saiba mais sobre as diversas opções de espaços flexíveis com preços e layouts conforme a sua necessidade.

compartilhe essa postagem em suas redes sociais!

postagens relacionadas

Escritórios Mobiliados

Quais as vantagens em trabalhar no escritório

A pandemia do coronavírus que atingiu o mundo em 2020 trouxe uma série de mudanças para o dia a dia da sociedade. Atividades at&e...

leia mais
Escritórios Mobiliados

Vantagens de alugar salas mobiliadas no Rio de Janeiro

Quem busca um espaço comercial para instalar seu negócio sabe o quanto os escritórios corporativos tradicionais podem pesar no or...

leia mais
Escritórios Mobiliados

Sala comercial: vantagens para empresas de médio porte

Todo empreendedor deseja fazer com que seu negócio cresça e alcance novos níveis, não é mesmo? Pensando nisso, loca...

leia mais

sobre a BQ

A BQ é uma empresa gerenciadora de escritórios, uma solução eventual ou permanente, adequando espaço e serviços de acordo com a conveniência do cliente.

inscreva-se

Receba nossos conteúdos exclusivos.

Rio de Janeiro - Centro (21) 3231-9000 |

Macaé (22) 3723-5400

solicite um orçamento
Rio de Janeiro - Centro Macaé