BQ Escritórios em Inglês BQ Offices - English

Netweaving: um novo conceito de networking

Networking

Quem nunca desejou conhecer aquela pessoa influente e bem-sucedida profissionalmente, visando conquistar melhores oportunidades para sua carreira? O tradicional networking, como são chamadas essas relações, já está sendo considerado algo superficial e ultrapassado.

A busca por ampliar a rede de contatos apenas para obter vantagens profissionais em troca, pode até ser útil a curto prazo e render alguns benefícios específicos. Entretanto, o networking não oferece a estabilidade que somente uma verdadeira teia de amizades possibilita. 

E neste contexto, em contrapartida ao tradicional networking surge o conceito de netweaving, uma nova forma de estabelecer contatos e conexões.

Netweaving

Assim como a tecnologia progride rapidamente, nossas relações interpessoais também mudam e se adequam ao atual momento da sociedade. Hoje em dia, estabelecer relações superficiais, visando apenas um benefício pontual, não é mais tão interessante quanto já foi no passado. E é partindo deste pensamento que o netweaving vem se estabelecendo cada vez mais no ambiente corporativo.

Composto pelas palavras “net” (rede, em inglês) e “weave” (tecer, em inglês), o termo, que em tradução literal significa “rede de tecelões”, propõe uma nova forma de criar relações humanas no âmbito profissional. O velho networking individualista dá lugar a um netweaving coletivo.

Em outras palavras, praticar o netweaving significa estabelecer laços mais verdadeiros e profundos, livres de interesses pontuais e sem esperar nada em troca, priorizando as relações humanas sobre as materiais.

Essa nova forma menos pretensiosa de estabelecer contatos é benéfica para ambos os lados, independentemente da relação construída resultar em alguma vantagem ou não.

No netweaving a recompensa não importa. As conexões são formadas de maneira descompromissada, apenas com o objetivo de trocar experiências e conhecimentos e sem o propósito de receber uma indicação ou emprego, por exemplo.

A maneira como as pessoas se comunicam, se relacionam e trabalham evoluiu e como prova disso temos a grande aderência aos espaços de trabalho compartilhados chamados de coworkings. Como os profissionais de hoje em dia desejam cada vez mais compartilhar conhecimentos e expandir habilidades, muitos procuram adquirir essas experiências no ambiente de trabalho, dividindo o espaço com pessoas de diversas áreas.

É neste local, onde profissionais tão diferentes atuam juntos, que o netweaving mostra sua essência. Afinal, criar conexões compartilhando vivências e ajudando a solucionar problemas apenas pela satisfação de auxiliar o próximo — e sem intenção comercial a princípio — representa a evolução das relações de networking. 

Essas conexões estabelecidas por meio do netweaving se mostram muito mais duradouras e saudáveis. Uma vez que, se aproximar de alguém sem expectativas de retorno evita o sentimento de frustração caso o novo contato não traga resultados materiais imediatos, remetendo ao antigo ditado que dizia “faça o bem sem olhar a quem”.

Se você deseja aumentar suas conexões, conhecer profissionais e experiências e explorar novos conhecimentos, já pensou em investir em um coworking? O ambiente especialmente voltado para facilitar interações e que reúne pessoas de diferentes áreas, facilita a criação de laços involuntários, porém verdadeiros.

Conheça o espaço compartilhado da BQ Escritórios e comece hoje mesmo a expandir seus relacionamentos profissionais através do netweaving, essa evolução do networking.

Coworking mais

compartilhe essa postagem em suas redes sociais!

postagens relacionadas

Networking

Como manter um bom networking

Uma vida profissional de sucesso é construída com base em uma série de pilares. Além das habilidades técnicas e do ...

leia mais
Networking

Como fazer networking sem sair de casa

Em um mercado cada vez mais disputado e exigente, a prática de networking se mostra essencial para qualquer profissional que deseja ampliar sua...

leia mais
Networking

5 erros que você pode estar cometendo ao fazer networking

Grande parte das pessoas hoje em dia reconhece a importância de nutrir uma boa rede de contatos no meio corporativo. O chamado networking auxili...

leia mais

sobre a BQ

A BQ é uma empresa gerenciadora de escritórios, uma solução eventual ou permanente, adequando espaço e serviços de acordo com a conveniência do cliente.

inscreva-se

Receba nossos conteúdos exclusivos.

Rio de Janeiro - Centro (21) 3231-9000 |

Macaé (22) 3723-5400

solicite um orçamento
Rio de Janeiro - Centro Macaé