03 de Dezembro 2020

Inteligência emocional e empreendedorismo

Inteligência emocional e empreendedorismo

Você já ouviu falar em inteligência emocional? Este conceito representa uma das soft skills mais valorizadas no mundo dos negócios, ainda mais em tempos de crise e incertezas devido à pandemia.

A inteligência emocional é uma habilidade essencial para o mercado, pois está relacionada ao controle das emoções frente a diversas situações, principalmente de disputas e conflitos.

Se você quer descobrir como a inteligência emocional pode ser utilizada a favor dos negócios da sua empresa, continue acompanhando o artigo de hoje.

Afinal, o que é inteligência emocional?

A inteligência emocional é uma competência relacionada à capacidade de controlar as próprias emoções e utilizá-las em benefício próprio para resolver situações adversas, realizar escolhas conscientes e viver com mais qualidade.

Além disso, a inteligência emocional também envolve a compreensão das emoções de outras pessoas, visando a construção de relacionamentos saudáveis e mais duradouros.

Basicamente, a inteligência emocional pode ser compreendida como uma habilidade que auxilia na harmonização da razão e emoção, tornando as motivações das decisões mais conscientes e facilitando a resolução dos desafios do mundo moderno.

A inteligência emocional a favor dos negócios

Todos nós sabemos que o estresse e o cansaço do dia a dia prejudicam não só o corpo, mas também a mente.

Um trabalhador esgotado e frustrado tem sua capacidade de julgamento afetada, e pode acabar tomando decisões inadequadas para a empresa.

Quando o profissional desenvolve sua habilidade de inteligência emocional, ele se torna capaz de pensar, sentir e agir de maneira consciente e inteligente, impedindo que as emoções se acumulem e influenciem negativamente em sua qualidade de vida.

No mundo dos negócios, a inteligência emocional traz mais segurança para a tomada de decisões, permite o desenvolvimento de conexões mais estáveis com parceiros e clientes e amplia as possibilidades de surgimento de ideias inovadoras.

Confira dicas de como desenvolver e aprimorar a inteligência emocional para utilizá-la a favor dos negócios da sua empresa:

1 - Analise atitudes e emoções

O primeiro passo é repensar as atitudes e emoções, a fim de compreender ações passadas e sentimentos.

Nesta etapa, é importante analisar com honestidade as atitudes, anotando emoções e até alterações de humor para buscar a mudança de posicionamentos inadequados. A autoconsciência é a chave para controlar os sentimentos e reações.

2 - Busque feedbacks de terceiros

A autorreflexão é fundamental para o desenvolvimento da inteligência emocional. No entanto, essa análise é limitada, uma vez que é difícil para os seres humanos compreenderem totalmente o que sentem em meio a certas situações.

Dessa forma, é necessário buscar uma opinião externa de familiares e amigos ou até mesmo de profissionais capacitados que irão auxiliar na compreensão de reações e estados emocionais.

3 - Compreenda gatilhos e padrões

Observar atentamente o comportamento e falas de terceiros auxilia na compreensão de como as diferentes personalidades seguem padrões emocionais frente a determinadas situações.

Com o tempo, esta análise permitirá reconhecer com antecedência padrões semelhantes no comportamento das outras pessoas, ajudando o profissional a impedir ou resolver com maior agilidade possíveis problemas da empresa.

4 - Pratique diariamente a inteligência emocional

Para denominar cada vez mais a inteligência emocional, recomenda-se praticar a habilidade todos os dias, seja por meio de leituras sobre o assunto ou auxiliando outras pessoas.

A empatia faz parte da inteligência emocional e só pode ser desenvolvida a partir do momento em que o profissional busca ajudar seus colegas sem esperar nada em troca.

Agora que você já sabe como aprimorar a inteligência emocional para auxiliar nos negócios da sua empresa, que tal contar com o ambiente certo para crescer ainda mais?

Na BQ você encontra espaços profissionais completos e prontos para receber as atividades do seu negócio.

Nossos ambientes inovadores e convidativos incentivam a interação espontânea e verdadeira entre as pessoas, auxiliando na construção de relacionamentos fortes e duradouros.

Venha para a BQ e conte com um espaço ideal para desenvolver a inteligência emocional e diversas outras habilidades profissionais.
Entre em contato conosco e vamos, juntos, escolher a melhor opção para o seu negócio.

Notícias relacionadas

25 de Janeiro 2024
Empreendedorismo
Empreendedorismo digital: o que é, vantagens e como os coworkings podem ajudar

Empreendedorismo digital: o que é, vantagens e como os coworkings podem ajudar

Saiba o que é empreendedorismo digital, as principais vantagens de empreender no meio online e como os coworkings podem....

Leia Mais
21 de Dezembro 2023
Empreendedorismo
Intraempreendedorismo: saiba o que é e como estimular essa prática

Intraempreendedorismo: saiba o que é e como estimular essa prática

Descubra o que é intraempreendedorismo, como ele impulsiona a inovação interna e obtenha dicas para estimulá-lo na ...

Leia Mais
19 de Outubro 2023
Empreendedorismo
Empreendedorismo e inovação: as tendências que vão marcar 2024

Empreendedorismo e inovação: as tendências que vão marcar 2024

Empreendedorismo em 2024: nomadismo digital, economia compartilhada, IA e ações sociais estarão em alta. Conheça ...

Leia Mais
20 de Julho 2023
Empreendedorismo
Está empreendendo? Veja os principais erros e como evitá-los

Está empreendendo? Veja os principais erros e como evitá-los

Saiba quais são os erros que podem afetar o crescimento do seu empreendimento e aprenda estratégias para evitá-los...

Leia Mais