08 de Abril 2019

Escritório compartilhado é uma boa opção para a sua empresa?

Escritório compartilhado é uma boa opção para a sua empresa?

Administrar um negócio hoje exige ter capacidade de adaptação e versatilidade em todos os níveis da empresa e isso não se aplica mais apenas ao seu portfólio de produtos ou serviços, mas também à gestão dos custos fixos com espaço, estrutura e colaboradores. Em um universo que funciona cada vez mais em rede, desenvolver parcerias e condições para que elas se sustentem pode ser crucial.

É por isso que as empresas vêm buscando novas estruturas de trabalho, nas quais o investimento em espaço esteja atrelado a seus projetos, permitindo maior dinamismo e mobilidade sempre que surgirem novas oportunidades de parceria e negócios.

Investimento focado na demanda de cada projeto

Os escritórios compartilhados ou espaços de coworking têm sido uma das principais estratégias desses negócios. Os empreendedores podem optar por espaços de atuação profissional que variam desde uma mesa de trabalho e salas para trabalho em grupo e reuniões, até escritórios virtuais que podem ser usados para estabelecer endereço comercial e fiscal, possibilitando também o recebimento de correspondências. Os espaços podem ser alugados por hora, dia, semana ou mês, de acordo com a necessidade de cada projeto. Além de espaços confortáveis, as salas de coworking da BQ oferecem uma infraestrutura básica com sinal wi-fi de qualidade, recepção de clientes e limpeza da sala.

Empresas que já apostam nesse modelo

Startups: Por já surgirem dentro da atual configuração do mercado, as startups são as que mais optam por esse tipo de ambiente, pois eles se adequam perfeitamente ao dinamismo do espírito empreendedor que as guia.

O coworking gera uma economia significativa de custo que pode chegar a 80% em relação a um escritório próprio e não demanda tempo e energia para pensar e manter o lugar. Essa economia é fundamental para essas empresas que precisam investir seus esforços e capital para trazer novas ideias de negócio e produtos para o mercado.

Para esse tipo de empresa o networking também é fundamental e os escritórios compartilhados permitem o contato com outros profissionais e empresas que facilita parcerias de negócios, com a facilidade de poderem dividir o mesmo espaço.

Startups são negócios em desenvolvimento, por isso a configuração da equipe e da dinâmica de trabalho muda com maior rapidez. Escritórios compartilhados se adequam facilmente a novas demandas, atribuindo custos adicionais apenas quando há novos projetos e ganhos.

Micro e pequenos empreendedores individuais: Os escritórios compartilhados também são uma boa opção para quem atua de forma autônoma. Trabalhar Home Office, oferece muitas vantagens, mas o espaço doméstico não supre todas as necessidades profissionais de um empreendedor. Há projetos que exigem uma rotina mais intensa, que implicam em concentração e estrutura ideais para receber clientes e parceiros. Há também momentos em que é preciso sair do isolamento e arejar as ideias, entrando em contato com outros profissionais para identificar novas oportunidades.

Por essa razão muitos profissionais com esse perfil têm decidido fazer sua jornada diária, ou parte dela em espaços compartilhados. Além de propiciar a estrutura adequada, optar por esses espaços ajuda a calcular custos com água, luz, telefone, impostos e limpeza que muitas vezes não vão para a composição do custo do projeto quando se trabalha Home Office. 

Empresas de grande porte e multinacionais: Não são apenas os novos players, ou empreendedores individuais que se beneficiam desse tipo de ambiente. Grandes empresas estão investindo nesses espaços de trabalho, seja descentralizando sua equipe, seja criando células específicas para desenvolvimento de novos negócios. 

Para empresas já consolidadas, estar mais perto de startups e novos perfis de negócios é estimulante e nada melhor que dividir o mesmo espaço para facilitar esse contato. O networking que esse ambiente cria, possibilita uma boa troca entre a experiência e as novas visões de mundo. Esse diálogo permite o desenvolvimento de projetos mais alinhados com novas tendências.

Questões pragmáticas também podem influenciar nessa escolha. O coworking proporciona que sua equipe trabalhe mais perto de clientes ou fornecedores, facilitando as interações no dia a dia. Exemplo disso, são os escritórios da BQ alocados em Macaé-RJ. Por estarem localizados na região de uma das maiores plataformas de petróleo do Brasil, os escritórios têm sido ideais para apoiar a atuação de players que atualmente aproveitam o reaquecimento dos negócios na área.

Essa opção também representa uma forma de oferecer benefícios para os colaboradores. Ao alocá-los perto de casa, a empresa gera economia com transporte e melhor qualidade de vida pela redução de tempo em trânsito.

Espaço de trabalho no Rio de Janeiro e Macaé

Seja qual for seu tipo de projeto ou negócio, a BQ Escritórios possui diversas opções para diminuir seus custos com o espaço de trabalho, ganhar dinamismo e versatilidade, sem perder qualidade na infraestrutura e capacidade de crescimento.

Buscando facilitar ao máximo seu dia a dia, a BQ oferece acesso aos seus serviços por meio de aplicativo em que é possível fazer reservas e habilitar conexões, otimizando a gestão do seu tempo de forma prática. Escolha as opções que atendem o seu perfil em nosso site e solicite um orçamento.

Serviços BQ

Notícias relacionadas

06 de Junho 2024
Coworking
Coworking como custo-benefício para PMEs

Coworking como custo-benefício para PMEs

O coworking pode impulsionar o crescimento das PMEs. Saiba como ele oferece ótimo custo-benefício e promove ...

Leia Mais
24 de Abril 2024
Coworking
Sala privativa ou sala comercial: como escolher a melhor opção?

Sala privativa ou sala comercial: como escolher a melhor opção?

Transforme a sua forma de trabalhar: salas privativas em coworking oferecem flexibilidade, networking e economia em um ....

Leia Mais
18 de Abril 2024
Coworking
Qual a razão do retorno ao trabalho presencial?

Qual a razão do retorno ao trabalho presencial?

Entenda a tendência crescente do retorno ao escritório e o impacto disso nas empresas...

Leia Mais
11 de Abril 2024
Coworking
Quais as vantagens que o coworking oferece para grandes empresas

Quais as vantagens que o coworking oferece para grandes empresas

Saiba mais sobre o crescimento dos coworkings nos últimos anos e como esses espaços são benéficos para grandes ...

Leia Mais