14 de Novembro 2019

Endereço fiscal: entenda o que é e como funciona

Endereço fiscal: entenda o que é e como funciona

Com as recorrentes mudanças no mercado, as formas de trabalhar foram se adaptando. Agora, cada vez mais empreendedores investem em escritórios personalizados ou até mesmo no home office como forma de viabilizar a abertura de um negócio. Mas, você já ouviu falar em endereço fiscal?

Ele surgiu para facilitar a abertura de novas empresas, e solucionar o problema de empreendedores que, até então, não possuíam um endereço para registro do seu negócio junto ao órgãos responsáveis.

E, se você tem dúvidas sobre o endereço fiscal, continue acompanhando este artigo para saber mais.

Endereço fiscal

O endereço fiscal, também conhecido como domicílio fiscal, é o local indicado na documentação de registro da empresa. Ou seja, ele é uma referência do seu negócio para a Receita Federal, registro na Junta Comercial e demais questões de contabilidade, impostos e taxas.

O endereço fiscal é basicamente utilizado para assuntos formais e tributários, e para manter a empresa funcionando dentro da legalidade. Sendo necessária a indicação de um endereço fiscal na hora de gerar um CNPJ.

Para empreendedores em início de carreira, micro e pequenas empresas, ou microempreendedores individuais, os gastos com o aluguel de um ponto comercial podem ser inviáveis. Por isso, muitos destes trabalhadores acabam por indicar o endereço residencial no registro da empresa.

Foi pensando nesses profissionais, que o endereço fiscal foi criado. Afinal, nem todo trabalhador pode arcar com um escritório próprio, ou indicar o local residencial para registro.

Com o artifício do endereço fiscal, os empreendedores possuem um endereço próprio e exclusivo para a sua empresa, podendo comprovar a existência do negócio junto aos órgãos públicos reguladores.

Endereço fiscal X comercial

Agora que já esclarecemos o que é o endereço fiscal, vamos abordar uma dúvida recorrente entre os profissionais: qual é a diferença entre endereço comercial e endereço fiscal?

Como já falamos acima, o endereço fiscal é o local indicado para o registro do negócio. Contudo, as atividades da empresa não precisam, necessariamente, ocorrer nesse mesmo endereço.

Logo, o espaço onde a empresa atua, de fato, é chamado de endereço comercial. Neste local o empresário irá receber e atender clientes, apresentar a empresa, estocar material e realizar as atividades diárias.

O endereço comercial é o divulgado no site e redes sociais da empresa, e-mails, cartões de visita e materiais institucionais.

As vantagens

O endereço fiscal traz mais facilidade e tranquilidade para os empreendedores investirem em seus negócios e manterem a organização da empresa.

Conheça agora algumas vantagens que o endereço fiscal traz para os usuários:

  • Mais economia: A utilização de um endereço fiscal é bem mais em conta do que o aluguel de um escritório comercial;
  • Estabilidade: Para quem utiliza o endereço de casa, e mora de aluguel ou costuma se mudar com frequência, alterar sempre o local no registro da empresa pode sair mais caro do que manter um endereço fiscal;
  • Tratamento de correspondências: Grande parte dos escritórios virtuais oferecem, além do endereço fiscal, o recebimento de correspondências e encomendas;
  • Mais profissionalismo: Com o artifício do endereço fiscal, o empreendedor não precisa mais utilizar o endereço de casa para fazer o registro da empresa.

Se você procura um serviço de endereço fiscal no Rio de Janeiro, conheça a BQ Escritórios e Coworking.

O escritório virtual da BQ oferece todo o suporte de um ambiente tradicional, porém com mais economia e facilidade. Além de contar com o serviço de endereço fiscal e comercial, você empreendedor tem acesso a diversos benefícios de suporte ao seu negócio.

A BQ Escritórios e Coworking oferece um espaço propício ao desenvolvimento profissional com muito networking, palestras e mentorias sem cobrar nada a mais por isso. Quem faz parte da BQ pode contar com apoio para crescer ainda mais.

Contrate já o endereço fiscal para sua empresa e conheça os demais serviços.

Serviços BQ

Notícias relacionadas

22 de Fevereiro 2024
Escritórios Virtuais
Domicílio fiscal: conceito, diferenças e opções para a sua empresa

Domicílio fiscal: conceito, diferenças e opções para a sua empresa

Saiba o que é domicílio fiscal, qual a diferença dele para o endereço comercial e como escolher a melhor opção ...

Leia Mais
02 de Novembro 2023
Escritórios Virtuais
Escritório Virtual como aliado para a produtividade dos nômades digitais

Escritório Virtual como aliado para a produtividade dos nômades digitais

Um escritório virtual é uma solução ideal para nômades digitais que buscam flexibilidade, economia e credibilidade...

Leia Mais
06 de Julho 2023
Escritórios Virtuais
Quais as legislações para o uso do escritório virtual no Brasil?

Quais as legislações para o uso do escritório virtual no Brasil?

Saiba quais são as legislações referentes ao uso do escritório virtual no Brasil e garanta conformidade legal para o...

Leia Mais
22 de Junho 2023
Escritórios Virtuais
Escritório virtual é economia mensal com estrutura física

Escritório virtual é economia mensal com estrutura física

Como contar com escritório virtual auxilia na economia com os custos da sua empresa todos os meses...

Leia Mais