24 de Setembro 2020

Endereço fiscal e endereço comercial

Endereço fiscal e endereço comercial

Você já ouviu falar em endereço fiscal e endereço comercial? Quem deseja abrir um negócio próprio ou já possui um empreendimento, precisa estar atento a estas questões burocráticas que envolvem a abertura e administração de uma empresa.

Afinal, ser um empreendedor e dono do próprio negócio exige muito planejamento e responsabilidade, não é mesmo?

Mas quando se trata dos endereços fiscais e comerciais da organização, muitas pessoas acabam se confundindo e não entendendo a função de cada modalidade.

Para evitar equívocos durante a administração do seu negócio, continue acompanhando o artigo e entenda a diferença entre os dois termos.

O que é um endereço fiscal?

O endereço fiscal possui fins exclusivamentes tributários e formais. Ele é obrigatório para as empresas e deve ser definido no momento em que o empresário registra seu empreendimento junto aos órgãos oficiais.

Este endereço será utilizado em todos os documentos oficiais da empresa, como CNPJ, contrato social, notas fiscais, alvarás e contratos com os clientes, além de ser usado pelo fisco para comunicação oficial, presencial ou por correspondência.

Para possuir um endereço fiscal é necessário um imóvel quitado ou a autorização do proprietário de um espaço para concluir o registro na Receita Federal. Uma vez que a Receita não admite imóveis alugados ou alienados.

Vale ressaltar ainda que empresas como comércio e indústria possuem algumas restrições referentes ao registro do endereço fiscal, necessitando de alvarás da prefeitura para poderem funcionar.

O que é um endereço comercial?

O endereço comercial é o lugar onde a empresa exerce suas atividades e recebe os clientes. Este endereço não precisa ser obrigatoriamente o mesmo local do endereço fiscal.

Geralmente, os empresários buscam um endereço comercial estratégico para instalar seus negócios. Afinal, as regiões mais valorizadas da cidade agregam valor à empresa e facilitam o acesso de clientes, parceiros, colaboradores e visitantes.

O endereço comercial também é utilizado em todo o material de divulgação da empresa, como redes sociais, site, e-mails, cartões de visita, peças publicitárias, etc.

Qual opção escolher para a sua empresa?

Como você conferiu, o endereço fiscal é obrigatório para qualquer organização e possui finalidade tributária, já o endereço comercial representa a sede da empresa e é utilizado nos materiais publicitários e institucionais da organização.

Mas como escolher a opção ideal para a atual fase do seu negócio?

O serviço de endereço fiscal é utilizado por empreendedores que desejam abrir um negócio próprio ou que estão na fase inicial do empreendimento, e que não possuem um endereço para registrá-lo.

Nestes casos, é comum o empreendedor utilizar o mesmo local para endereço fiscal e comercial da empresa, visando reduzir custos e ter maior praticidade no dia a dia.

Por outro lado, o serviço de endereço comercial é mais utilizado por organizações que já possuem o devido registro na Receita Federal, mas que desejam um endereço mais reconhecido, movimentado e bem localizado para expandir as oportunidades de negócio e favorecer o crescimento empresarial.

Dessa forma, o proprietário desloca a sede da empresa e suas operações para um importante bairro no centro da cidade ou um conhecido complexo comercial.

Agora, se toda a operação do seu negócio for realizada em um único lugar, considerar o mesmo local como endereço fiscal e comercial é uma boa opção para economizar e facilitar a rotina dos processos.

Com a popularização dos espaços coworking e de formas alternativas de trabalho nos últimos anos, muitas empresas passaram a utilizar a solução de escritório virtual para unificar o endereço fiscal e comercial.

Dessa forma, os empresários podem aproveitar diversas vantagens, desembolsando apenas uma taxa mensal pelos serviços.

Os benefícios do escritório virtual incluem:

  • redução de gastos;
  • menos burocracia;
  • posicionamento eficiente no mercado, principalmente para empresas no início de suas atividades;
  • endereço reconhecido e de fácil localização;
  • imagem corporativa;
  • e muito mais!

Endereço fiscal e comercial é na BQ

A BQ Escritórios e Coworking oferece as melhores soluções em espaços coworking e escritório virtual para unificar os endereços fiscais e comerciais da sua empresa.

Nossa sede na capital do Rio de Janeiro está localizada no centro da cidade, estrategicamente posicionada próxima a endereços como ALERJ, TJRJ, OAB-RJ e MPRJ. Além disso, os usuários da BQ possuem fácil acesso ao Aeroporto Tom Jobim, ao transporte público e às barcas Rio-Niterói.

Já a unidade da BQ em Macaé, cidade de grande potencial petrolífero, está localizada próxima à Orla e entre o Pólo Industrial Novo Cavaleiros e a Zona Especial de Negócios.

Com os pacotes de coworking ou escritório virtual da BQ, a sua empresa pode crescer com maior profissionalismo e segurança, já que nossos serviços garantem opções de domicílio comercial e fiscal, apoio administrativo, imagem corporativa, ambiente humanizado, infraestrutura completa e soluções suporte.

Além destas facilidades, a BQ proporciona também mentorias, palestras, eventos e encontros corporativos para promover a troca de contatos e o networking com propósito. Tudo isso sem nenhum custo a mais!

A responsabilidade da BQ

Considerando o atual momento que a sociedade vive, a BQ adequou os espaços para promover a segurança e o bem-estar de todos que frequentam e trabalham nos ambientes.

Os encontros profissionais e eventos estão sendo realizados através de plataformas online, respeitando as medidas de distanciamento social. Já nossa estrutura conta com sinalização adequada, dispositivos de álcool em gel e álcool 70% em todos os andares, bem como nas recepções e espaços com maior circulação de pessoas.

As estações de trabalho da BQ recebem higienização frequente, assim como os objetos de escritório, equipamentos e móveis.

Para conhecer todas as nossas diretrizes de segurança, acesse o artigo especial sobre o assunto aqui!

A BQ reconhece as necessidades do seu negócio e tem a solução certa para você! Entre em contato conosco e conheça os serviços de coworking, escritório virtual e demais opções para a sua empresa sair da informalidade e crescer cada vez mais.

Notícias relacionadas

07 de Marco 2024
Empreendedorismo
O caminho para fortalecer o empreendedorismo feminino

O caminho para fortalecer o empreendedorismo feminino

Entenda mais sobre o contexto do empreendedorismo feminino brasileiro, os motivos que levam as mulheres a empreender e ....

Leia Mais
25 de Janeiro 2024
Empreendedorismo
Empreendedorismo digital: o que é, vantagens e como os coworkings podem ajudar

Empreendedorismo digital: o que é, vantagens e como os coworkings podem ajudar

Saiba o que é empreendedorismo digital, as principais vantagens de empreender no meio online e como os coworkings podem....

Leia Mais
21 de Dezembro 2023
Empreendedorismo
Intraempreendedorismo: saiba o que é e como estimular essa prática

Intraempreendedorismo: saiba o que é e como estimular essa prática

Descubra o que é intraempreendedorismo, como ele impulsiona a inovação interna e obtenha dicas para estimulá-lo na ...

Leia Mais
19 de Outubro 2023
Empreendedorismo
Empreendedorismo e inovação: as tendências que vão marcar 2024

Empreendedorismo e inovação: as tendências que vão marcar 2024

Empreendedorismo em 2024: nomadismo digital, economia compartilhada, IA e ações sociais estarão em alta. Conheça ...

Leia Mais