11 de Julho 2019

Endereço Fiscal e Comercial em espaços de Coworking

Endereço Fiscal e Comercial em espaços de Coworking

É comum considerar o endereço fiscal e comercial como sendo a mesma coisa nas primeiras etapas de registro e estruturação da nova empresa. Mas há diferenças relevantes entre eles, enquanto o primeiro tem fins tributários e formais, o segundo tem um propósito puramente comercial. 

Em alguns casos os dois tipos de endereço podem estar situados no mesmo local, mas em muitas situações, por motivos estratégicos ou devido a limitações da fase do negócio, eles podem ser distintos, sem nenhuma implicação legal. Por isso, os espaços de coworking oferecem hoje opções em que, além do endereço comercial,  existem possibilidade de usar o local também como Endereço Fiscal facilitando o processo de registro dos negócios. 

Diferenças e Complementaridades

Toda empresa é obrigada a definir um endereço fiscal no momento em que é feito seu registro junto aos órgãos oficiais. Desse momento em diante, esse passa a ser o endereço oficial que será utilizado nos principais documentos do negócio, como: contrato social, Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), contratos com clientes, notas fiscais e alvarás. Esse endereço também será usado pelo fisco para comunicação, seja presencial, seja por correspondência.

Para servir como endereço fiscal, é preciso que o imóvel esteja quitado ou possua autorização do proprietário para esse fim. A Receita Federal não aceita imóveis alugados ou alienados. Para alguns tipos de empresas, existem ainda restrições para o registro do endereço. Comércio e indústria precisam de alvarás da prefeitura, pois têm especificações prediais e de vigilância sanitária, além de fiscalizações ocasionais.

Já o endereço comercial trata-se do local em que a empresa efetivamente opera. E  não precisa ser o mesmo local do endereço fiscal. A escolha da localização comercial do negócio deve ser estratégica, buscando regiões que agreguem valor ao negócio e facilitem o acesso de clientes, colaboradores e parceiros à sua empresa. É este endereço que será divulgado nos cartões de visita, site e demais materiais publicitários. 

Apesar de terem diferenças muito importantes, a decisão de usar o mesmo endereço para domicílio fiscal e comercial, depende da situação e das oportunidades da empresa. 

Confira as vantagens que os coworkings oferecem para empresas que optam por usarem seus endereços 

Endereço Comercial Estratégico 

Alguns empresários optam por usar imóveis próprios (como a própria residência) para registrar o endereço fiscal, enquanto o endereço comercial fica onde for mais estratégico para o negócio. Essa é uma opção interessante para quem tem um imóvel quitado, pois são raras as situações em que é preciso mudar o endereço fiscal junto aos órgãos oficiais, enquanto o endereço comercial é mais volúvel mudando conforme a necessidade do negócio. 

Nesse caso, os espaços de coworking podem ser uma boa opção! Situados em locais de prestígio, é possível encontrar pacotes para locação de salas e estações de trabalho por uma vantajosa relação custo-benefício. 

A BQ Escritórios, por exemplo, está localizada no centro do Rio de Janeiro, estrategicamente posicionada próxima à ALERJ, TJRJ, MPRJ, OAB-RJ, além de possui fácil acesso ao Aeroporto Antônio Carlos Jobim, estações de metrô, Barcas Rio-Niterói e VLT. Da mesma forma, a unidade em Macaé, considerada Capital Nacional do Petróleo, foi instalada entre o Pólo Industrial Novo Cavaleiros e a Zona Especial de Negócios, ficando próxima à Orla e aos principais restaurantes da região

Endereço Fiscal: propriedade e privacidade 

Muitos donos de negócio optam pela privacidade na hora de registrar sua empresa e buscam por endereços fiscais e comerciais externos, para não misturar seus bens pessoais e seus negócios.

Os espaços de Coworking oferecem pacotes completos nesse tipo de situação. A BQ Escritórios no Rio de Janeiro e Macaé, possibilita a inclusão do endereço fiscal  em vários de seus pacotes, sejam eles opções de escritórios virtuais ou de espaços compartilhados

Facilidades para quem está começando  

Novos empreendedores, principalmente os que iniciam seus negócios como MEIs e profissionais autônomos, permanecem muitas vezes na informalidade e têm seu crescimento limitado por não terem acesso a um imóvel quitado que viabilize o registro da empresa. 

Os pacotes em espaços de coworking que incluem Endereço Fiscal e Comercial, são ótimas saídas para crescer e sair da informalidade. Com essa opção os empreendedores não precisam de fiadores e nem de um alto capital de investimento para adquirir um espaço próprio.

Oferecer praticidade diante de questões burocráticas e estruturais é um compromisso da BQ Escritórios, para que você possa se concentrar em desenvolver seus empreendimentos. Compartilhe sua necessidade conosco e conheça nossas soluções para o seu negócio. 

endereço fiscal

Notícias relacionadas

14 de Novembro 2024
Escritórios Virtuais
Por que contratar um escritório virtual?

Por que contratar um escritório virtual?

A solução é perfeita para empresas remotas que querem ter todas as vantagens do presencial. Leia e saiba como esse ...

Leia Mais
22 de Fevereiro 2024
Escritórios Virtuais
Domicílio fiscal: conceito, diferenças e opções para a sua empresa

Domicílio fiscal: conceito, diferenças e opções para a sua empresa

Saiba o que é domicílio fiscal, qual a diferença dele para o endereço comercial e como escolher a melhor opção ...

Leia Mais
02 de Novembro 2023
Escritórios Virtuais
Escritório Virtual como aliado para a produtividade dos nômades digitais

Escritório Virtual como aliado para a produtividade dos nômades digitais

Um escritório virtual é uma solução ideal para nômades digitais que buscam flexibilidade, economia e credibilidade...

Leia Mais
06 de Julho 2023
Escritórios Virtuais
Quais as legislações para o uso do escritório virtual no Brasil?

Quais as legislações para o uso do escritório virtual no Brasil?

Saiba quais são as legislações referentes ao uso do escritório virtual no Brasil e garanta conformidade legal para o...

Leia Mais