BQ Escritórios em Inglês BQ Offices - English

Empreendedorismo do futuro: 18 habilidades que você precisa desenvolver

Empreendedorismo

Um estudo da Manpower Group estima que 65% dos empregos que as pessoas nascidas entre 1998 e 2010 (também conhecidas como a Geração Z) teriam ainda não existem. Ou seja, a dinâmica do mundo como conhecemos hoje está com os dias contados. Por isso, nunca se falou tanto no empreendedorismo do futuro e como os empresários devem se preparar para ele.

O que é o empreendedorismo 4.0?

Se você tem uma profissão atualmente já deve ter se questionado se o seu emprego ainda existirá daqui alguns anos.

Com o avanço da tecnologia e acontecimentos extremos que forçam mudanças na forma como consumimos, como foi o caso da pandemia do coronavírus, já podemos constatar a transformação que nossa sociedade enfrenta hoje, tanto nas relações pessoais quanto no âmbito profissional.

Se esses desafios são enfrentados por quem possui empregos considerados “tradicionais”, não seria diferente com quem tem o próprio negócio. Para sair na frente, o empresário deve se inspirar no empreendedorismo 4.0, que se beneficia da tecnologia para acompanhar esse mercado cada vez mais competitivo.

O principal objetivo do empreendedorismo 4.0 é otimizar processos e tarefas com soluções tecnológicas que potencializam a produtividade, sem colocar em risco a qualidade do serviço ou produto entregue.

Além da chance de ter mais eficiência em todos os setores, a iniciativa também favorece uma experiência mais satisfatória para os clientes - cada vez mais exigentes.

Como é um empreendedor do futuro?

Se já sabemos que é primordial acompanhar o avanço tecnológico para empreender, qual seria o primeiro passo para o empresário promover a melhora contínua do seu negócio?

A resposta é muito simples: o sucesso da sua empresa depende diretamente da sua dedicação para se transformar em um empreendedor do futuro!

Hoje, mais do que um currículo impecável, as empresas buscam competências de cunho pessoal, como a criatividade, inteligência emocional e adaptabilidade. Características que também devem ser encontradas no empreendedor, que logo irá se deparar com uma nova era e inúmeras possibilidades para prosperar.

Mas, como desenvolver as habilidades certas e se destacar? Vamos te ajudar com a lista de 18 habilidades valiosas para aqueles que querem entrar no mundo do empreendedorismo e ter sucesso:

1 - Saber resolver problemas

Sabe qual é a diferença entre uma pessoa comum e um empreendedor? O segundo consegue enxergar oportunidades em situações cotidianas! Essa é a grande “sacada” que diferencia um colaborador tradicional daquele que sabe resolver problemas quando eles aparecem. E, para isso, é fundamental “pensar fora da caixa”.

2 - Ser um líder e não um chefe

O objetivo de todo empreendedor é crescer, certo? Para isso, ele deve formar uma boa equipe e exercitar a sua liderança situacional. Isso significa que ele deve moldar sua postura de acordo com cada situação e saber extrair o melhor de cada colaborador, inspirando-os a se dedicarem ao máximo. Não dá para fazer isso bancando o “chefe tradicional”!

3 - Ter uma rede de relacionamentos

A trajetória do empreendedor do futuro também influencia bastante em suas chances de ter sucesso! É primordial que ele desenvolva o relacionamento interpessoal de forma a conquistar as pessoas e saber envolvê-las em suas iniciativas de negócio.

4 - Exercitar de forma constante a inteligência emocional

Mais do que uma habilidade recomenda, a inteligência emocional é essencial para os empresários que desejam alcançar o sucesso. Nem sempre a jornada até esse objetivo é fácil, por isso temos que saber lidar com os obstáculos que possam surgir.

5 - Ter uma postura crítica com foco nas melhorias

Você, com certeza, conhece pessoas que são bastante críticas com tudo, mas incapazes de enxergar os próprios defeitos ou propor soluções para melhorias. Por isso, o empreendedor que for capaz de identificar pontos de melhoria no seu negócio, sem isentar-se do seu papel, vai se destacar no mercado.

6 - Saber se colocar no lugar do outro

A empatia é uma habilidade do futuro, de forma geral! Então, a capacidade de se colocar no lugar do outro também será primordial para os empreendedores, até para que consiga entender melhor as dores do seu público.

7 - Ser proativo

Procrastinar e demorar para resolver questões primordiais para o bom andamento do negócio vão te impedir de prosperar, independente do segmento. Por isso, o empreendedor do futuro deve ser também proativo e inspirar quem estiver ao seu redor pelo exemplo.

8 - Ter propensão ao risco

Empreender já é uma iniciativa conhecida como “um risco” no país. Mas, não basta apenas abrir a empresa! É preciso inovar, de forma constante e se arriscar com decisões que pareçam, até então, ousadas para o seu nicho.

9 - Não deixar de estudar

Se você acha que a sua fase de estudante passou após a pós-graduação, saiba que um empreendedor que deseja ter sucesso nunca para de se aperfeiçoar. Por isso, esteja sempre em busca de novos cursos, leia artigos e participe de eventos que ampliem sua visão de mercado.

10 - Não subestimar o poder do digital

Se você ainda não se rendeu às possibilidades que o ambiente digital pode oferecer para o seu negócio, torne isso uma prioridade para o próximo ano. Mesmo que o seu forte ainda seja o “físico”, quem alcançar a tecnologia primeiro vai se diferenciar.

11 - Ser produtivo

O acúmulo de tarefas e a dificuldade para delegar estão entre os obstáculos que empreendedores enfrentam todos os dias. Mas, esse hábito significa perder tempo, algo valioso para quem está à frente do negócio e precisa pensar na gestão. Por isso, a produtividade deve ser uma preocupação constante.

12 - Ver oportunidade nos erros dos outros

Já percebeu como toda palestra sobre empreendedorismo começa com uma história de fracasso? Não é à toa! É necessário saber aprender lições com os erros já cometidos por outros empresários.

13 - Ser persuasivo

Saber “vender” as suas ideias deve ser uma habilidade forte do empreendedor do futuro! Afinal, ele deve ser a essência da empresa para inspirar clientes, colaboradores e investidores.

14 - Mostrar autoridade no segmento

Não basta entender bem do seu nicho! O empreendedor precisa demonstrar isso com autoridade sempre que necessário. Por isso, nunca deixe de se atualizar sobre o avanço do mercado e como os seus concorrentes estão atuando.

15 - Saber trabalhar em equipe

Quem sabe trabalhar em equipe também sabe como inspirar seus colaboradores de forma mais assertiva.

16 - Ser criativo e buscar inovação sempre

O grande desafio do empreendedor do futuro é trabalhar com a inovação de forma constante. E, para isso, é preciso ser criativo para resolver problemas complexos com soluções simples.

17 - Ter fácil adaptabilidade

Para empreender, o empresário deve ser ágil diante de cenários desafiadores. Essa é uma das habilidades que irá diferenciar quem vai à falência em meio à uma crise econômica de quem consegue expandir no mesmo momento.

18 - Ter o cliente como foco

Empreender é resolver problemas do cliente! Por isso, ele deve ser o centro de todas as decisões e melhorias da sua empresa.

Você sabia que tudo isso pode acontecer dentro de um coworking?

Sempre de olho nas últimas novidades e tendências do mercado de trabalho, a BQ Escritórios e Coworking desenvolve novas soluções de escritório para atender às demandas dos profissionais modernos.

Com isso, proporciona um espaço propício para empreendedores criarem uma rede de contatos e entenderem a importância de habilidades primordiais para alcançar o sucesso que tanto almejam.

Além disso, nossos parceiros ainda aproveitam facilidades exclusivas, como mentoria e palestras profissionais, assessoria de carreira, reuniões e encontros corporativos, networking com muito propósito, entre outros benefícios.

Entre em contato com nosso time comercial e receba um atendimento personalizado para as suas necessidades.

compartilhe essa postagem em suas redes sociais!

postagens relacionadas

Empreendedorismo

Acelere seu negócio com a BQ Escritórios

Todo empreendedor sabe da importância de ter um espaço comercial adequado para instalar seu negócio. Mas o excesso de burocracia n...

leia mais
Empreendedorismo

Startups promissoras

O modelo startup de negócio já não é mais novidade no Brasil. Afinal, cada vez mais empreendedores que possuem projetos vi...

leia mais
Empreendedorismo

O poder do empreendedorismo feminino: a importância das mulheres no cenário empresarial

O Dia Internacional da Mulher já chegou. Neste dia 08, a sociedade celebra a força das mulheres e relembra a luta delas pela igualdade e...

leia mais

sobre a BQ

A BQ é uma empresa gerenciadora de escritórios, uma solução eventual ou permanente, adequando espaço e serviços de acordo com a conveniência do cliente.

inscreva-se

Receba nossos conteúdos exclusivos.

Rio de Janeiro - Centro (21) 3231-9000 |

Macaé (22) 3723-5400

solicite um orçamento
Rio de Janeiro - Centro Macaé