21 de Novembro 2019

Empreenda como uma garota: o poder do empreendedorismo feminino

Empreenda como uma garota: o poder do empreendedorismo feminino

Nos últimos anos, o empreendedorismo feminino no Brasil apresentou um crescimento considerável. De acordo com a pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em 2018 o país contava com cerca de 24 milhões de mulheres empreendedoras, contra 25 milhões de empreendedores homens.

Este cenário de maior participação feminina no ramo dos negócios representa muito mais do que apenas empresas lideradas por mulheres. O empreendedorismo feminino simboliza a conquista de direitos iguais entre os sexos.


Saiba mais sobre o poder do empreendedorismo feminino e sua importância para a economia do país.

O empreendedorismo feminino

Na teoria, o empreendedorismo feminino representa todo ato empreendedor realizado por mulheres. Ou seja, negócios criados e geridos pelo público feminino.

Contudo, o conceito de empreendedorismo feminino não é tão limitado assim. Na prática ele simboliza o empoderamento das mulheres e a quebra dos preconceitos sociais.

Em um país como o Brasil, onde a desigualdade salarial entre gêneros ainda é grande, ter uma presença mais constante das mulheres à frente dos negócios contribui para reduzir as diferenças entre os gêneros, ampliando a visibilidade do movimento feminista.

O poder da mulher empreendedora

O empreendedorismo feminino chega para romper a antiga visão da figura masculina no centro dos negócios, como única autoridade que exerce comando sobre os demais. Agora, as mulheres transformam o cenário corporativo e assumem o papel de liderança nas empresas.

Este ambiente de trabalho mais inclusivo e aberto, além de proporcionar às mulheres empreendedoras mais satisfação pessoal e profissional, também serve de inspiração para milhares de outras mulheres que desejam começar um negócio.

O empreendedorismo também traz benefícios para o mercado como um todo, já que possibilita a criação de mais empregos e contribui para o aumento da renda própria de mulheres que, até então estavam desempregadas ou eram donas de casa, por exemplo.

Contudo, quando se fala em empreendedorismo, é importante ressaltar que este conceito não se limita apenas à empresas de sucesso com lucros consideráveis. O empreendedorismo feminino, principalmente, empodera as mulheres e abre espaço para a discussão de temáticas como igualdade de gênero e equidade salarial.

Portanto, pequenos negócios locais como venda de artesanatos e bolos, confecções de roupas e outros segmentos também representam o empreendedorismo.

Diferenciais

A mulher empreendedora trabalha de uma maneira diferente. Enquanto os homens buscam nos negócios sucesso financeiro e reconhecimento, as mulheres são movidas por um propósito diferente, dando mais importância para a real mudança que podem fazer no mundo e para as oportunidades que o seu negócio pode criar.

Características típicas do público feminino, como o olhar mais apurado, o jeito cuidadoso e o comprometimento, são refletidas também nos negócios liderados por elas.

Depoimento

A BQ Escritórios e Coworking apoia o empreendedorismo feminino! Confira a história da Giselle Franco, parceira da BQ.

Atuando como gerente executiva, Giselle buscou nos espaços da BQ inovação para sua empresa. “A decisão de vir para um escritório compartilhado não foi exatamente fácil, mas eu posso dizer que foi uma das melhores decisões que nós tomamos no ano de 2018”.

O diferencial da BQ está no conjunto de benefícios que nossos parceiros recebem, sem gastos extras. Essa característica única da BQ foi fundamental para a decisão da gerente, “Optar por um lugar onde a gente não se preocupa com nada da estrutura, pode parecer simples, mas na verdade é incrível.”

Giselle ainda destaca o atendimento da BQ e o acolhimento dos nossos espaços. “Acho que mesa, cadeira, luz, ar condicionado, vários lugares no centro do Rio têm. Não faz diferença nenhuma na verdade. Mas as pessoas, sem dúvida, aqui fazem muita diferença. Hoje a gente está em um lugar onde podemos focar no nosso negócio.”

A BQ Escritórios e Coworking está pronta para acolher o seu negócio e ajudá-lo a crescer junto conosco.

Nossas estações de trabalho compartilhadas, salas de reuniões e treinamento, e escritórios mobiliados oferecem um ambiente acolhedor e inspirador, com layouts personalizados que atendem às necessidades do seu negócio.

Além de um espaço totalmente equipado para as funções do dia a dia, e de fácil localização, a BQ ainda proporciona aos seus parceiros mentorias, palestras, assessoria corporativa e muito networking sem nenhum custo adicional.

Portanto, você empreendedora que deseja começar um negócio de sucesso ou alavancar a sua empresa, faça parte do time da BQ e surpreenda com as vantagens.

Serviços BQ

 

Notícias relacionadas

07 de Marco 2024
Empreendedorismo
O caminho para fortalecer o empreendedorismo feminino

O caminho para fortalecer o empreendedorismo feminino

Entenda mais sobre o contexto do empreendedorismo feminino brasileiro, os motivos que levam as mulheres a empreender e ....

Leia Mais
25 de Janeiro 2024
Empreendedorismo
Empreendedorismo digital: o que é, vantagens e como os coworkings podem ajudar

Empreendedorismo digital: o que é, vantagens e como os coworkings podem ajudar

Saiba o que é empreendedorismo digital, as principais vantagens de empreender no meio online e como os coworkings podem....

Leia Mais
21 de Dezembro 2023
Empreendedorismo
Intraempreendedorismo: saiba o que é e como estimular essa prática

Intraempreendedorismo: saiba o que é e como estimular essa prática

Descubra o que é intraempreendedorismo, como ele impulsiona a inovação interna e obtenha dicas para estimulá-lo na ...

Leia Mais
19 de Outubro 2023
Empreendedorismo
Empreendedorismo e inovação: as tendências que vão marcar 2024

Empreendedorismo e inovação: as tendências que vão marcar 2024

Empreendedorismo em 2024: nomadismo digital, economia compartilhada, IA e ações sociais estarão em alta. Conheça ...

Leia Mais