08 de Marco 2019

Empoderamento feminino e os negócios

Empoderamento feminino e os negócios

Uma das principais consequências do crescente empoderamento feminino é o aumento da participação das mulheres no mercado de trabalho. Com novos estilos de gestão, a liderança feminina começa a produzir transformações não apenas no mundo dos negócios, mas em toda a sociedade.

O século XX ficou marcado pela inserção da mulher no mercado de trabalho. Todo o processo de industrialização e também a revolução sexual, responsável pela evolução dos métodos contraceptivos, possibilitou que as mulheres iniciassem uma luta por direitos e por espaço nos meios produtivos.

Os desafios no mundo dos negócios

Diante de uma estrutura que reflete a lógica machista de predominância do homem sobre a mulher, não foram poucos os obstáculos que se colocaram e ainda estão presentes na trajetória feminina de crescimento profissional.

Segundo um estudo realizado em 2017 pela Universidade da Califórnia em conjunto com a Universidade do Sul da Califórnia, os desafios para as mulheres surgem já nas entrevistas de emprego, nas quais elas são interrompidas mais vezes e recebem em média três perguntas a mais que os candidatos do sexo masculino.

A superação desses obstáculos tem ganhado força com o crescimento do movimento feminista, que cria uma rede de mulheres para denunciar essas condições de desigualdade e agir no intuito de promover mudanças.

Mulheres na liderança

Após décadas de avanços uma barreira ainda precisava ser derrubada e no século XXI, isso tem início com a ascensão cada vez mais intensa das mulheres a cargos de gestão e com a ocupação de funções historicamente dominadas por homens.

O crescente empoderamento feminino que vem sendo observado está associado a diversos fatores socialmente construídos e que agora passam a representar vantagens para mulheres que almejam posições de liderança. No que se refere à formação educacional, hoje as mulheres são maioria tanto no ingresso quanto na conclusão de cursos de ensino superior.

Betina Rama, consultora e autora do livro Liderazgo Femenino (Liderança Feminina) observa que com gestões marcadas pela criatividade e orientadas para as pessoas, as mulheres, principalmente na América Latina, têm conseguido construir times mais cooperativos e motivados por um formato de liderança inclusiva.

Trabalhar em rede traz resultados

A ação em rede que se faz presente no movimento feminista tem sido a inspiração para se pensar novas formas perspectivas de negócios. Um bom exemplo é a expansão do formato de coworking, no qual o espaço se torna um potencializador das conexões e relações de trabalho.

Por compartilhar dessa visão em rede, a BQ atua para oferecer soluções para novos ambientes de trabalho, capazes de agregar uma dinâmica social mais plural e auxiliar quem, assim como nós, acredita em modelos profissionais sustentáveis.

Apoio para empreender

Muitas mulheres têm decidido empreender para estabelecer negócios pautados pela equidade e também dar oportunidades para outras mulheres se desenvolverem. Profissionais que atuam de forma autônoma encontram entre os serviços da BQ, além do formato de coworking, opções de escritórios virtuais, que oferecem estrutura e comodidade, permitindo que o foco esteja totalmente voltado para a formação de parcerias e a realização de negócios de sucesso.

Apoiar o empoderamento feminino, sendo uma ponte entre a atuação das mulheres no mercado de trabalho e as mudanças sociais que queremos construir, está entre os principais objetivos da BQ escritórios. Em nossos espaços de coworking e escritórios virtuais, mulheres das mais diversas áreas encontram um suporte para desenvolverem negócios em que a equalidade de gêneros seja uma realidade.

Torne-se uma parceira e venha crescer conosco!

 

Notícias relacionadas

28 de Setembro 2023
Institucional
 Como surgiu o escritório que conhecemos hoje

Como surgiu o escritório que conhecemos hoje

A revolução do trabalho: conheça as mudanças nos espaços de escritório, desde mosteiros até coworking...

Leia Mais
06 de Abril 2023
Institucional
A BQ cresceu junto com sua empresa

A BQ cresceu junto com sua empresa

Entenda como os nossos serviços evoluíram ao longo dos anos...

Leia Mais
03 de Junho 2022
Institucional
O que é ESG e qual é a importância para as empresas?

O que é ESG e qual é a importância para as empresas?

Entenda o que é ESG e por que a sigla é tão importante para as empresas que desejam se posicionar no mercado de ...

Leia Mais
19 de Janeiro 2022
Institucional
O que é Janeiro Branco?

O que é Janeiro Branco?

Acompanhe no artigo o que é Janeiro Branco e descubra a importância de promover o bem-estar e a saúde emocional em ...

Leia Mais