27 de Setembro 2021

Criatividade em tempos difíceis

Criatividade em tempos difíceis

Com a chegada da pandemia do coronavírus, a sociedade precisou se adequar a uma nova realidade, mais longe do convívio social e da interação humana. Neste cenário de maior isolamento, muitas pessoas estão enfrentando dificuldades para manter a criatividade durante a rotina.

Afinal, para muitos profissionais o dia a dia no home office acabou afetando a organização das atividades, o foco no trabalho e a capacidade de ser criativo perante os desafios da nova realidade.

A boa notícia é que como qualquer outra habilidade, a criatividade pode ser desenvolvida e trabalhada. E com a prática constante é possível se tornar uma pessoa mais criativa para enfrentar as crises e superar os desafios.

Desenvolvendo a criatividade

A teoria Arte do Pensamento, elaborada pelo psicólogo inglês Graham Wallas, defende que o processo criativo pode ser desenvolvido a partir de quatro estágios que permitem a criação de ideias mais sólidas para solucionar problemas.

O modelo desenvolvido por Wallas ficou conhecido como 4-stage model e é utilizado até os dias atuais como base para o processo criativo.

Confira quais são as quatro etapas para desenvolver o processo criativo e ter boas ideias:

1 - Preparação

Nesta primeira etapa, o objetivo é definir o problema, entender as questões relacionadas a ele e reunir todas as informações que possam ajudar a solucioná-lo.

De modo geral, a preparação representa a fase de brainstorm, onde ideias e diferentes possibilidades são consideradas. Mas é importante que haja imersão no assunto para que nenhuma informação seja descartada ou ignorada.

2 - Incubação

A incubação representa o oposto da preparação. Enquanto a primeira etapa consiste em pesquisar e reunir informações sobre o problema, na incubação é preciso se afastar e aproveitar o ócio enquanto a mente processa todos os dados reunidos.

Nesta etapa, a mente humana trabalha durante o chamado “ócio criativo”, criando conexões e associações que serão essenciais nas próximas fases.

Durante a incubação, vale ler um livro, ouvir música, fazer caminhadas, dormir, meditar ou realizar qualquer outra atividade prazerosa que ajude a distrair e deixar o problema de lado.

3 - Iluminação

Como o nome sugere, na etapa da iluminação as ideias e insights criativos começam a surgir de forma espontânea e natural.

Após pensar no problema e deixar o inconsciente trabalhar, como observado nas fases anteriores, os pensamentos começam a se organizar de uma forma lógica e clara.

Mas é importante ressaltar que o tempo para isso acontecer pode variar de pessoa para pessoa ou conforme a complexidade do problema a ser resolvido.

A iluminação pode acontecer em segundos, horas ou dias. O importante é que ela se concretiza quando as etapas anteriores são seguidas.

4 - Implementação/verificação

Agora, é hora de aplicar o que foi levantado na fase da iluminação para descobrir se a solução pode realmente ser executada e se traz os resultados esperados.

Afinal, não basta apenas ter uma boa ideia, ela também precisa funcionar na prática! E para testar e validar essa ideia, vale contar com a colaboração de mais pessoas.

Em um primeiro momento, colocar o processo criativo em prática pode ser um tanto desafiador, já que ele funciona de forma diferente para cada pessoa.

Mas com o treino é possível dominar cada vez mais esta estratégia, desenvolvendo ideias com mais facilidade e solucionado os problemas de forma criativa.

Conheça a BQ Escritórios e Coworking

Como mencionamos, para muitos profissionais o home office pode dificultar o desenvolvimento da criatividade perante os desafios do dia a dia.

Por isso, nada melhor do que promover uma mudança na rotina e frequentar um espaço projetado para o desenvolvimento de ideias e a estimulação da criatividade.

Com os planos flexíveis da BQ, você tem acesso a espaços profissionais completos para utilizar quando desejar e da forma que quiser!

São quatro opções de planos com diferentes saldos de pontos que se adequam a sua realidade.

Basta escolher o plano que melhor atende às suas necessidades e trocar os pontos do pacote por tempo de utilização em salas de reunião, escritórios, estações de trabalho individuais.

Mas não é só isso!

Os planos flexíveis da BQ ainda oferecem uma série de facilidades e serviços de suporte, como:

E muitos outros...

Clique aqui para saber mais sobre os planos flexíveis da BQ!

Notícias relacionadas

23 de Maio 2024
Dicas
Google Meu Negócio: grandes vantagens para aumentar a visibilidade da sua empresa

Google Meu Negócio: grandes vantagens para aumentar a visibilidade da sua empresa

Aumente a visibilidade da sua empresa com o Google Meu Negócio. Veja como essa ferramenta gratuita melhora sua presenç.....

Leia Mais
11 de Janeiro 2024
Dicas
Dicas para retomar a rotina de trabalho após o recesso de fim de ano

Dicas para retomar a rotina de trabalho após o recesso de fim de ano

Acesse dicas essenciais para organizar as prioridades, a agenda e o contato com clientes e parceiros na retomada após o....

Leia Mais
07 de Dezembro 2023
Dicas
As mudanças de cenário para o espaço de trabalho

As mudanças de cenário para o espaço de trabalho

Saiba como a flexibilidade, a autonomia e a colaboração são as novas tendências para o espaço de trabalho e como ...

Leia Mais
23 de Novembro 2023
Dicas
Habilidades essenciais para todo empreendedor

Habilidades essenciais para todo empreendedor

Quer empreender com eficiência? Conheça as habilidades que todo empreendedor precisa ter. Confira...

Leia Mais