08 de Abril 2021

Coworking para os próximos anos

Coworking para os próximos anos

Quem é profissional autônomo ou possui um negócio próprio está sempre em busca do melhor espaço de trabalho para instalar sua empresa. Considerando isso, você já se perguntou como funciona o coworking e de que maneira este ambiente profissional pode auxiliar o seu negócio?

Seja para quem está se aventurando no universo do empreendedorismo ou para gestores com mais experiência, os espaços coworking são a opção ideal para reduzir gastos sem abrir mão de um ambiente profissional de qualidade.

Se você ainda não conhece os coworkings ou tem dúvidas sobre esse modelo de trabalho, confira o artigo de hoje!

O que é coworking?

O coworking é um espaço físico que reúne toda a estrutura necessária para que empresas e profissionais autônomos instalem e desenvolvam seus negócios.

Oferecendo uma estrutura similar a um escritório tradicional, o coworking agrupa em um único ambiente profissionais com diversos propósitos e ideias.

Neste espaço de trabalho, todos os usuários dividem entre si as áreas comuns e as despesas gerais através do pagamento de uma taxa.

Por ser um local de trabalho compartilhado, o coworking é o espaço ideal para a troca de experiências entre profissionais de diferentes empresas e áreas de atuação, e para a criação de uma ampla rede de contatos.

Normalmente, as pessoas que costumam frequentar um coworking valorizam características como: inovação, criatividade, compartilhamento, interação, networking, etc.

Como este espaço funciona?

A dinâmica de funcionamento de um coworking é bastante simples e eficiente. A pessoa que deseja um espaço para trabalhar, fazer reuniões e encontros, realizar palestras ou receber clientes pode alugar uma estação de trabalho ou sala privativa pelo tempo necessário e utilizar da forma que desejar.

A utilização dos ambientes e serviços de um coworking pode ser mensal, por período ou hora, dependendo da necessidade de cada usuário.

Além de oferecer espaços totalmente equipados e estrutura física completa, o coworking também costuma entregar uma série de facilidades e serviços adicionais, como localização privilegiada, recepção, internet, material de escritório, serviço de copa, cozinha, entre outros.

Vale ressaltar que por se tratar de um espaço compartilhado, o coworking possui regras de boa convivência que devem ser seguidas por todos os usuários.

Quais serviços estão disponíveis em um coworking?

Como você conferiu, os coworkings oferecem uma série de serviços e espaços de uso compartilhado que podem auxiliar no crescimento de diferentes negócios.

Confira um pouco mais sobre as principais soluções de um coworking:

  • Estações compartilhadas

As estações compartilhadas são os espaços de trabalho colaborativos divididos entre os usuários.

Neste ambiente, os profissionais dividem as mesas com outras pessoas, podendo interagir com o colega ao lado.

  • Escritório virtual

Quem possui uma rotina mais flexível e não costuma frequentar um espaço profissional diariamente pode contar com a solução de escritório virtual.

Este serviço oferecido por coworkings proporciona ao usuário apoio administrativo e imagem corporativa, além de facilidades como gerenciamento de ligações, recebimento de correspondências e recados, endereço comercial e fiscal, entre outros.

  • Escritório mobiliado

Os escritórios mobiliados são a solução ideal para quem deseja aproveitar todas as vantagens dos coworkings em um ambiente privativo e mais reservado.

Estes espaços são totalmente equipados com mobiliário, telefonia e internet, garantindo máxima comodidade e eficiência para empresas e suas equipes.

  • Salas de treinamento

É bastante comum as empresas realizarem eventos e treinamentos com a equipe, por isso, os coworkings costumam oferecer salas de treinamento e auditórios.

Nestes espaços, os usuários podem realizar palestras e workshops para diferentes públicos, concentrando toda a equipe em um único lugar e otimizando a capacitação dos colaboradores.

  • Salas de reunião

As salas de reunião são ambientes dentro dos coworkings voltados para encontros corporativos com parceiros e clientes.

Estes espaços possuem uma estrutura completa para reuniões profissionais, com mesas, cadeiras e televisão, oferecendo toda a privacidade e conforto necessários.

Para quem o coworking é indicado?

O coworking é um espaço bastante flexível e pode ser aproveitado por diversos públicos, desde profissionais autônomos e freelancers até empresas de portes variados.

Não existe um público-alvo específico para atuar dentro de um coworking. Contudo, os profissionais que mais utilizam o espaço compartilhado são:

  • designers;
  • arquitetos;
  • engenheiros;
  • advogados;
  • consultores;
  • profissionais de comunicação;
  • profissionais de TI.

Apesar de já existir coworkings temáticos e segmentados que reúnem profissionais de um setor específico, a regra geral para utilizar estes espaços é apenas encontrar o que melhor se encaixa nas necessidades do negócio.

Confira alguns passos simples na hora de procurar o coworking ideal para o seu negócio:

  1. Pesquise os coworkings disponíveis na região;
  2. Agende um visita para conhecer as instalações do espaço;
  3. Experimente trabalhar no local ou utilizar o serviço desejado por alguns dias — alguns coworkings podem oferecer períodos de avaliação grátis.

O coworking no futuro

Os coworkings já estão presentes no Brasil desde 2005. E a cada ano que passa, este modelo de trabalho vem conquistando cada vez mais adeptos pelo país.

Afinal, o coworking oferece uma série de vantagens para as empresas, como:

  • redução de custos;
  • networking e troca de experiências;
  • menor burocracia para alugar um espaço profissional;
  • interação com diversos profissionais;
  • novas parcerias e oportunidades de trabalho;
  • melhor custo-benefício;
  • endereço fiscal;
  • ambiente moderno e descontraído;

E muito mais...

Antes da pandemia, esperava-se que 1.600 novos espaços de coworking abrissem mundialmente. Contudo, a chegada da covid-19 trouxe mudanças consideráveis neste cenário.

De acordo com estimativas, entre 2019 e 2020 o mercado mundial de espaços de coworking reduziu de 9,27 bilhões de dólares para 8,24 bilhões.

Para o futuro, a previsão é de que o setor se recupere e alcance um faturamento de 11,52 bilhões de dólares em 2023.

Confira algumas tendências para coworking que devem ganhar força a partir deste ano:

1 - Maior flexibilidade

Com a forte aderência ao home office e ao modelo de trabalho híbrido devido à pandemia, muitas empresas passaram a atuar longe dos escritórios tradicionais.

Nesse contexto, os coworkings devem estar preparados para atender às necessidades das organizações, oferecendo máxima flexibilidade para locar estações de trabalho, salas de reunião, escritórios privativos, etc.

2 - Coworking híbrido

Apesar de não ser uma novidade, o coworking híbrido é uma tendência em expansão para 2021. Estes ambientes podem compor hotéis, lojas, restaurantes e demais empreendimentos, representando maior otimização do espaço e união de facilidades para os usuários.

Além de todos os serviços tradicionais oferecidos pelos coworkings, os espaços híbridos proporcionam aos usuários benefícios extras, como refeições completas, pratos especiais, descontos para almoço e café ilimitado.

3 - Maior cuidado com saúde e bem-estar

O maior cuidado com a saúde das pessoas já é uma realidade para todos. E no futuro pós-pandemia, estes hábitos devem seguir como uma prioridade. Afinal, os trabalhadores passam a maior parte do tempo em seus locais de trabalho.

Para o futuro, os coworkings podem investir em ações de melhoria para garantir o bem-estar de todos os usuários, como espaços para meditação e yoga, mobiliário ergonômico e até mesas individuais para colaboradores que desejam trabalhar em pé, por exemplo.

Espaços coworking é na BQ!

Se você busca um espaço de coworking completo e estrategicamente localizado, conheça a BQ Escritórios e Coworking!

Com duas unidades, uma no centro do Rio de Janeiro e outra em Macaé, a BQ oferece ambientes de coworking que vão muito além de estações de trabalho.

O coworking da BQ é um espaço humanizado, que busca conectar pessoas e facilitar a criação de novas relações profissionais.

Em nossos ambientes, o networking é verdadeiro e efetivo, abrindo caminho para novas oportunidades de parcerias e crescimento profissional.

Conheça nossos serviços:

  • coworking;
  • escritórios eventuais;
  • escritórios mobiliados;
  • escritórios virtuais;
  • salas de reunião;
  • salas de treinamento;
  • planos flexíveis.

Além de espaços de trabalho totalmente equipados, os usuários da BQ ainda contam com uma série de benefícios, como mentorias, palestras, eventos online e presenciais sem nenhum custo a mais!

Entre em contato com nossa equipe e conheça todas as soluções da BQ para o crescimento do seu negócio!

 

Notícias relacionadas

24 de Abril 2024
Coworking
Sala privativa ou sala comercial: como escolher a melhor opção?

Sala privativa ou sala comercial: como escolher a melhor opção?

Transforme a sua forma de trabalhar: salas privativas em coworking oferecem flexibilidade, networking e economia em um ....

Leia Mais
18 de Abril 2024
Coworking
Qual a razão do retorno ao trabalho presencial?

Qual a razão do retorno ao trabalho presencial?

Entenda a tendência crescente do retorno ao escritório e o impacto disso nas empresas...

Leia Mais
11 de Abril 2024
Coworking
Quais as vantagens que o coworking oferece para grandes empresas

Quais as vantagens que o coworking oferece para grandes empresas

Saiba mais sobre o crescimento dos coworkings nos últimos anos e como esses espaços são benéficos para grandes ...

Leia Mais
14 de Marco 2024
Coworking
Built-to-suit no coworking: entenda como funciona

Built-to-suit no coworking: entenda como funciona

Saiba como o coworking utiliza o Built-to-suit para criar espaços de trabalho sob medida...

Leia Mais