30 de Abril 2021

Coworking ou sala comercial?

Coworking ou sala comercial?

Quem administra um negócio próprio deve sempre buscar o melhor espaço profissional para reduzir custos e otimizar as atividades da equipe. Pensando nisso, qual é a melhor opção para um negócio: coworking ou sala comercial?

Na hora de escolher o ambiente mais adequado para a empresa, é normal surgir algumas dúvidas entre o coworking e a tradicional sala comercial.

Afinal, além de considerar a estrutura do espaço é preciso se atentar a outras questões, como localização do imóvel e o valor do orçamento.

Se você está em busca do ambiente ideal para o seu negócio, confira os principais pontos a serem considerados na hora de escolher entre um coworking ou sala comercial.

Novas possibilidades de trabalho

Com as recentes mudanças devido à pandemia do coronavírus, o conceito de trabalho como conhecíamos — em um escritório tradicional e mais formal — perdeu espaço para novas modalidades de atuação.

As medidas de isolamento social e a quarentena apenas aceleraram uma prática que já se mostrava uma tendência e tanto para os próximos anos: o trabalho flexível.

Atuar em um ambiente fora do modelo de escritório tradicional pode trazer diversas vantagens tanto para a empresa quanto para os colaboradores.

Confira alguns benefícios de apostar em opções de trabalho mais flexíveis:

  • redução de custos;
  • aumento da produtividade da equipe;
  • redução nos níveis de estresse;
  • colaboradores mais satisfeitos;
  • networking facilitado;
  • crescimento profissional;
  • novas oportunidades de negócio;

E muito mais!

Considerando estas vantagens, atuar em um escritório tradicional já não é mais uma preferência para muitas empresas. Afinal, devido a flexibilização do trabalho, hoje é possível instalar um negócio em diversos espaços, como em um coworking, uma sala em um centro comercial, em casa, entre outros.

Qual escolher: coworking ou sala comercial?

Considerando as diversas opções disponíveis, na hora de escolher o melhor espaço profissional para instalar uma empresa é preciso levar em conta uma série de questões que podem influenciar no desempenho do negócio.

Confira os principais pontos das modalidades coworking e sala comercial, e descubra qual é a melhor opção para as necessidades da sua empresa:

  • Sala comercial

A sala comercial tradicional nada mais é do que aquele espaço corporativo comprado ou alugado por empresas para a instalação do negócio e realização das atividades diárias.

Por ser um “ambiente próprio”, a sala comercial oferece maior liberdade para empresa e colaboradores. Saiba mais sobre as vantagens e desvantagens desse modelo:

1 - Custos

Os custos mensais para manter uma sala comercial são consideravelmente mais altos.

Afinal, além do custo inicial — em caso de compra do espaço — ou das mensalidades do aluguel, a sala comercial demanda diversas outras despesas, como manutenção e reformas, IPTU, condomínio, luz e água, telefone e internet, limpeza, recepção, mobiliário, entre outros.

2 - Privacidade

Uma sala comercial costuma oferecer muita privacidade para os colaboradores, já que o local é ocupado apenas pela empresa e sua equipe.

Além disso, o espaço pode ser mais silencioso e seguro para o armazenamento de informações sigilosas sobre clientes e processos internos.

3 - Localização

Na hora de escolher um escritório para a empresa, a localização do espaço deve ser uma questão prioritária, já que um bom endereço facilita o acesso de colaboradores, clientes e parceiros.

O ideal é optar por uma sala comercial em centros corporativos localizados em áreas estratégicas da cidade e bem movimentadas. Contudo, é importante ressaltar que quanto melhor for a localização da sala, maior será o investimento financeiro para alugar o espaço.

4 - Expansão

Conquistar o crescimento do negócio é uma das principais metas de gestores e empreendedores. E em uma sala comercial, a expansão da empresa até é possível, contudo, o processo será mais lento e caro.

Afinal, a burocracia dos contratos mais longos pode se tornar um empecilho para a mudança repentina, sem contar nos gastos envolvidos na busca por um novo espaço comercial.

  • Coworking

Os coworkings são estações de trabalho compartilhadas utilizadas por profissionais autônomos e empresas de diversos setores.

Neste modelo, os usuários sublocam os espaços de trabalho conforme as necessidades do negócio.

A principal característica do coworking é oferecer uma estrutura semelhante a encontrada no escritório tradicional, porém, compartilhada e com uma série de vantagens para os usuários.

Conheça as vantagens e desvantagens do modelo coworking:

1 - Custos

Ao optar por um coworking, o único gasto fixo da empresa é com o aluguel do espaço. Custos com manutenção do local, limpeza, mobiliário, luz e água, telefone e internet e demais obrigações são responsabilidade da administradora do espaço.

Além de aproveitar uma estrutura completa, os usuários do coworking também contam com ambientes para descanso, salas de treinamento e reunião, cozinha, banheiro e demais espaços em uma única estrutura.

2 - Privacidade

Por serem espaços compartilhados, os coworkings não oferecem tanta privacidade para os usuários. No entanto, as empresas podem optar pelos escritórios privativos que são opções mais “isoladas” dentro dos próprios coworkings.

Estes espaços apresentam toda a privacidade necessária para as atividades diárias das empresas, oferecendo ainda possibilidades de customização conforme as demandas de cada organização.

3 - Localização

Normalmente, os espaços coworking ficam localizados em regiões estratégicas da cidade, perto de grandes centros comerciais, restaurantes e linhas de transporte público.

A grande vantagem de alugar um espaço coworking é instalar a empresa em um endereço reconhecido e de fácil acesso, investindo uma quantia bem mais viável.

4 - Expansão

As possibilidades de expansão de uma empresa que atua em um coworking são facilitadas, já que os espaços compartilhados são bastante flexíveis e se adequam às necessidades de cada usuário.

Assim, se a empresa precisar incorporar novos colaboradores e expandir as operações, basta contratar mais estações de trabalho.

BQ Escritórios e Coworking: espaços de trabalho flexíveis

Com duas unidades, uma no centro do Rio de Janeiro e outra em Macaé, a BQ Escritórios e Coworking oferece um espaço de coworking ideal para necessidades flexíveis e dinâmicas.

Muito além de estações de trabalho compartilhadas, nosso coworking foi especialmente projetado para reunir pessoas e promover ideias. Afinal, a conexão humana é a essência da BQ.

Localizados em regiões estratégicas da cidade do Rio e em Macaé, os espaços coworking da BQ são ambientes inspiradores que oferecem uma estrutura completa para as atividades da empresa e promovem networking efetivo e com propósito.

Todos os parceiros da BQ aproveitam espaços com mobiliário ergonômico, ambiente climatizado e equipamento de mídia, além de diversos benefícios sem nenhum custo a mais, como:

  • mentorias e assessoria profissional;
  • eventos online e presenciais;
  • palestras;
  • encontros profissionais;

E muito mais!

Ideal para startups, profissionais autônomos e empresas de diversos portes e segmentos, o coworking da BQ garante mais agilidade e conveniência para o dia a dia, além de maior economia.

Na BQ, você encontra planos de coworking a partir de R$ 79,00 mensais para a sua equipe trabalhar com mais tranquilidade, conforto e segurança.

Confira aqui todas as medidas de segurança e limpeza que adotamos para garantir o bem-estar de colaboradores, clientes e parceiros que frequentam nossos espaços.

Traga sua empresa para o coworking da BQ e vivencie o crescimento do seu negócio. Todo o resto é com a gente!

Entre em contato com nossa equipe e saiba mais sobre os espaços coworking da BQ.

Notícias relacionadas

06 de Junho 2024
Coworking
Coworking como custo-benefício para PMEs

Coworking como custo-benefício para PMEs

O coworking pode impulsionar o crescimento das PMEs. Saiba como ele oferece ótimo custo-benefício e promove ...

Leia Mais
24 de Abril 2024
Coworking
Sala privativa ou sala comercial: como escolher a melhor opção?

Sala privativa ou sala comercial: como escolher a melhor opção?

Transforme a sua forma de trabalhar: salas privativas em coworking oferecem flexibilidade, networking e economia em um ....

Leia Mais
18 de Abril 2024
Coworking
Qual a razão do retorno ao trabalho presencial?

Qual a razão do retorno ao trabalho presencial?

Entenda a tendência crescente do retorno ao escritório e o impacto disso nas empresas...

Leia Mais
11 de Abril 2024
Coworking
Quais as vantagens que o coworking oferece para grandes empresas

Quais as vantagens que o coworking oferece para grandes empresas

Saiba mais sobre o crescimento dos coworkings nos últimos anos e como esses espaços são benéficos para grandes ...

Leia Mais