BQ Escritórios em Inglês BQ Offices - English

Como se preparar para uma reunião de negócios?

sala de reunião

A reunião de negócios é um dos primeiros passos para conquistar um potencial cliente, já que o encontro é uma chance única para apresentar a proposta e conseguir fechar um negócio.

Uma das formas de conquistar seus objetivos neste tipo de reunião é estar o mais preparado possível, mesmo quando essa rotina envolve clientes já efetivos. Até porque também são oportunidades para novos projetos e um relacionamento mais vantajoso para ambas as partes.

Mas, o que fazer para ter sucesso em uma reunião de negócios?

Ao se preparar para uma reunião, devemos ter em mente os três pilares necessários para causar uma boa impressão:

  • Conteúdo da proposta e o seu conhecimento sobre o cliente;
  • Sua imagem pessoal e a credibilidade que você transmite;
  • O local da reunião.

É o equilíbrio dessas questões que podem definir se você estará realmente preparado para usufruir de um saldo positivo após a reunião. Continue a leitura e entenda mais detalhes!

Estude o cliente e o seu segmento de trabalho

A percepção que o cliente tem sobre a sua proposta é importante para uma reunião de sucesso. Mas o seu nível de interesse por ele e pela empresa que ele representa também é primordial!

Então, lembre-se de estudar antes do encontro para conhecer detalhes sobre a história da empresa, assim como valores, missão, visão e cases de mercado. Esse cuidado é fundamental também para não cometer gafes e encontrar possíveis gargalos na sua proposta.

Além disso, você também terá mais facilidade para prever possíveis objeções do cliente durante a reunião. Ao conhecer seu histórico, antecipe-se quanto a possíveis retornos negativos e tenha os argumentos já preparados.

Capriche na apresentação da proposta

Ter um apoio visual para a reunião pode fazer toda a diferença na impressão final para o cliente! Até porque muitos desses encontros são lembrados apenas pela conversa, mas outros são eternizados em apresentações.

Então, não tenha preguiça de entregar o seu melhor nestes detalhes. Quanto mais engajamento e interesse a sua apresentação despertar, mais chances você tem de ser lembrado de forma positiva.

Lembre-se: tenha uma agenda para a reunião! A pauta deve especificar os pontos que serão abordados - o que será útil para você não perder o raciocínio durante a conversa - e o tempo de duração do encontro, primordial para demonstrar profissionalismo da sua parte.

Uma imagem vale mais do que mil palavras

É claro que você já tem ciência que a imagem que você transmite em uma reunião de negócios pode ser decisiva. Então, certifique-se de se arrumar de acordo com a ocasião!

Pense que a reunião é uma entrevista de emprego, então use um traje social e cuide para que cabelos e unhas estejam devidamente limpos. Detalhes como barba por fazer, roupas amassadas, mau hálito e esmalte lascado, por exemplo, podem passar uma péssima impressão.

Então, reserve algumas horas para esse momento e se prepare com calma, para que nada saia do planejado.

Escolha uma sala de reunião apropriada

Conforme sinalizamos no início do artigo, o local onde a reunião de negócios será realizada também é importante para a tomada de decisão.

Mesmo que a sua apresentação esteja quase perfeita e sua imagem pessoal impecável, dificilmente você conseguirá transmitir credibilidade para o cliente se o recebê-lo em um quartinho improvisado da sua residência ou em uma garagem.

Essa impressão também pode ser negativa no caso de empresários que até têm um local de trabalho próprio, mas o ambiente não é ideal para reuniões importantes, sem pessoas trabalhando por perto e escutando a conversa.

Então, para uma reunião de sucesso, certifique-se de ter um sala adequada, com mobiliário elegante e confortável. O espaço deve ser climatizado, dispor de um banheiro higienizado e ter os recursos multimídia necessários para o suporte da apresentação.

Encontre uma sala de reuniões na BQ Escritórios e Coworking

Para receber clientes de forma confortável e profissional, conte com as salas de reunião da BQ Escritórios e Coworking.

Além de uma infraestrutura moderna (com mobiliário, TV HD, serviço de copa, internet wireless e recepção), os ambientes se destacam pela excelente localização em endereços de prestígio no Rio de Janeiro e fácil acesso.

Clique aqui para saber mais e solicitar uma cotação!

compartilhe essa postagem em suas redes sociais!

postagens relacionadas

sobre a BQ

A BQ é uma empresa gerenciadora de escritórios, uma solução eventual ou permanente, adequando espaço e serviços de acordo com a conveniência do cliente.

inscreva-se

Receba nossos conteúdos exclusivos.

Rio de Janeiro - Centro (21) 3231-9000 |

Macaé (22) 3723-5400

solicite um orçamento
Rio de Janeiro - Centro Macaé