BQ Escritórios em Inglês BQ Offices - English

Como manter um bom networking

Networking

Uma vida profissional de sucesso é construída com base em uma série de pilares. Além das habilidades técnicas e do perfil comportamental, existe outro fator que é cada vez mais importante no universo corporativo atual: o networking.

A prática de cultivar relacionamentos profissionais, conhecer pessoas e estabelecer uma rede de contatos é fundamental para quem deseja conquistar novas oportunidades na carreira, desenvolver projetos e crescer cada vez mais.

Contudo, um erro muito comum de quem busca expandir seu networking é procurar os contatos apenas quando necessário, frente a situações como recolocação profissional ou indicação para um cargo.

Todo profissional deve ter em mente que um networking bem realizado é aquele praticado todos os dias. Por isso, é preciso buscar no dia a dia oportunidades para interagir com as pessoas e adquirir conhecimento, seja durante o almoço ou após o expediente, por exemplo.

Além disso, vale ressaltar que o networking não é uma atividade baseada unicamente em interesses. O relacionamento deve acontecer de maneira verdadeira, recorrente e ser benéfico para ambas as partes.

O ideal é promover uma interação natural e deixar que os assuntos de negócios surjam espontaneamente.

Se você tem dúvidas de como estabelecer a sua rede de contatos e mantê-la sempre bem estruturada, confira as dicas que separamos de como manter um bom networking:

1. Construa uma base

O primeiro passo para iniciar o networking é construir uma base sólida. Para isso, a dica é fortalecer os relacionamentos com os contatos mais antigos, como amigos do colégio e faculdade e colegas de trabalhos anteriores.

Procure entrar em contato com pessoas que você não conversa há algum tempo e, se possível, marque uma call ou um encontro virtual neste momento.

Esta dica é fundamental para quem é tímido ou inseguro na hora de conhecer pessoas novas e conversar com estranhos. Afinal, fortalecer a relação com um conhecido é mais fácil para grande parte das pessoas e pode, em um primeiro momento, servir de “treino” para as próximas interações.

2. Demonstre interesse

Com a base da rede de contatos estruturada, é hora de trabalhar para manter relacionamentos duradouros.

Ao interagir com outras pessoas é essencial demonstrar interesse genuíno e entusiasmo durante a conversa. Por isso, faça perguntas, escute com atenção, faça comentários positivos e esteja aberto a novos pontos de vista.

Lembre-se também de dar abertura para a pessoa conhecer a sua trajetória e retribuir o entusiasmo. Afinal, como já comentamos, o networking ideal deve ser interessante para todos os envolvidos.

3. Seja a ponte para novas conexões

Para fortalecer ainda mais a rede de contatos, vale abrir caminho para que suas conexões se conheçam e interajam entre si.

Ao contribuir para o surgimento de novas oportunidades para pessoas próximas da sua realidade, você demonstra interesse no crescimento dos colegas e torna os seus relacionamentos ainda mais fortes e duradouros.

4. Frequente os ambientes certos

Estar presente nos ambientes certos faz toda a diferença na hora de manter um bom networking.

Por isso, procure frequentar um local adequado para conhecer novos pensamentos, trocar experiências e crescer profissionalmente.

Na BQ Escritórios e Coworking, o networking está presente em todos os ambientes. Afinal, a conexão faz parte da nossa essência.

Todos os meses, nossa equipe organiza encontros e eventos, no momento todos virtuais, para aproximar profissionais de diversas áreas e com interesses em comum.

Nossos espaços oferecem tudo que o seu negócio precisa para encontrar novas oportunidades e desenvolver parcerias.

Por isso, se você busca manter um networking efetivo e com propósito para a sua carreira, o seu lugar é na BQ!

A segurança da BQ

Toda a estrutura da BQ Escritórios e Coworking foi adaptada para o novo normal e as exigências dos órgãos de saúde.

Nossos ambientes profissionais e salas de treinamento e reunião, bem como mobiliário, estações de trabalho e objetos contam com processos redobrados de limpeza.

Além disso, instalamos sinalização adequada e dispensers e borrifadores de álcool em todos os andares e locais com grande circulação de pessoas.

Para conferir todas as medidas de segurança que a BQ adotou, confira nosso artigo especial aqui!

Venha para a BQ e alavanque a sua carreira, sem abrir mão da segurança e dos cuidados com a saúde.

compartilhe essa postagem em suas redes sociais!

postagens relacionadas

Networking

Como fazer networking sem sair de casa

Em um mercado cada vez mais disputado e exigente, a prática de networking se mostra essencial para qualquer profissional que deseja ampliar sua...

leia mais
Networking

5 erros que você pode estar cometendo ao fazer networking

Grande parte das pessoas hoje em dia reconhece a importância de nutrir uma boa rede de contatos no meio corporativo. O chamado networking auxili...

leia mais
Networking

Conselho para quem busca networking: Café da Manhã com Networking da BQ

Você que acompanha o blog da BQ sabe que o networking é um tema recorrente por aqui. Afinal, essa atividade é fundamental para o m...

leia mais

sobre a BQ

A BQ é uma empresa gerenciadora de escritórios, uma solução eventual ou permanente, adequando espaço e serviços de acordo com a conveniência do cliente.

inscreva-se

Receba nossos conteúdos exclusivos.

Rio de Janeiro - Centro (21) 3231-9000 |

Macaé (22) 3723-5400

solicite um orçamento
Rio de Janeiro - Centro Macaé