20 de Agosto 2020

Como fazer networking sem sair de casa

Como fazer networking sem sair de casa

Em um mercado cada vez mais disputado e exigente, a prática de networking se mostra essencial para qualquer profissional que deseja ampliar suas oportunidades de trabalho e se destacar no ramo em que atua.

A interação com outras pessoas do mercado de trabalho, a participação em eventos e encontros corporativos e a troca de contatos e cartões de visita eram práticas muito utilizadas até então para manter o networking ativo e expandir a rede de conexões.

Entretanto, em tempos de pandemia do coronavírus e da necessidade de isolamento social, um novo desafio surgiu no universo corporativo: como é possível nutrir uma sólida rede de relacionamentos e fazer networking sem sair de casa?

Confira no artigo de hoje algumas dicas para manter o crescimento das suas conexões profissionais frente aos desafios do momento.

Networking em tempos de pandemia

A pandemia do coronavírus que atingiu o mundo em 2020 trouxe mudanças significativas para o comportamento das pessoas, a vida em sociedade e o mercado de trabalho.

A maior preocupação com o contágio da covid-19 fez com que o contato humano fosse reduzido ao máximo e as atividades do cotidiano fossem adaptadas para a nova realidade.

Dessa forma, o tradicional networking ao vivo, realizado pessoalmente em eventos e encontros corporativos foi transformado, ganhando novas características que melhor se adequam ao momento atual e aos desafios que estamos enfrentando.

Como fazer networking de casa

Em tempos de pandemia, a tecnologia se torna uma grande aliada quando o assunto é a conexão com pessoas e a ampliação de contatos.

Graças às ferramentas disponíveis hoje em dia, os profissionais das mais diversas áreas de atuação podem construir novos relacionamentos corporativos e estabelecer uma interação de maneira segura e eficiente.

Confira algumas dicas de ferramentas para manter o crescimento do seu networking em meio à pandemia, sem sair de casa ou prejudicar o distanciamento social:

1 - LinkedIn

Rede social para relacionamentos profissionais, o LinkedIn reúne hoje mais de 575 milhões de usuários ao redor do mundo. Apenas no Brasil, cerca de 34 milhões de pessoas fazem uso da plataforma para se conectar com outros profissionais e cultivar relacionamentos corporativos.

Através do LinkedIn é possível criar uma espécie de currículo online que apresenta todas as informações relativas à trajetória profissional do usuário. Desde formação profissional e atividades extracurriculares até empregos anteriores e funções desempenhadas.

A plataforma ainda possibilita a troca de mensagens através de chat, o compartilhamento de pensamentos, histórias e experiências na linha do tempo e a candidatura aos cargos anunciados.

2 - Meetup

Plataforma voltada para a divulgação de eventos e o desenvolvimento de comunidades, o Meetup é ideal para pessoas que desejam aprender coisas novas, desenvolver conexões e atrair público interessado em um determinado assunto.

Em tempos de pandemia, o Meetup é muito utilizado para a propagação de lives e encontros online sobre os mais variados assuntos, como tecnologia, carreira e negócios, marketing digital, inovação, etc.

3 - CamCard

O CamCard é um aplicativo voltado para o cadastro e a organização dos contatos corporativos.

Funcionando como um leitor de cartões de visita, o aplicativo utiliza a câmera do celular ou do tablet para “escanear” os dados do cartão, decodificando as informações e as organizando na agenda de contatos.

Com o CamCard é possível otimizar o cadastro de novos contatos e ter todas as informações de profissionais e parceiros salvas em um único local.

Além disso, o aplicativo permite a criação de um cartão de visitas próprio e o compartilhamento através de e-mail, SMS ou QR Code.

4 - Lives e encontros online

Além das ferramentas e plataformas que facilitam a conexão com outras pessoas em tempos de pandemia. As lives e encontros virtuais também são alternativas eficientes para manter o networking ativo sem precisar sair de casa.

Reunindo profissionais e interessados das mais diversas regiões do país, os eventos virtuais proporcionam mais conhecimento, possibilitam o contato motivado e efetivo entre pessoas e trazem novas oportunidades para a carreira.

O apoio da BQ ao networking

A BQ Escritórios e Coworking defende o networking real e com propósito para todos. Por isso, os eventos e cafés corporativos sempre fizeram parte da nossa rotina e do nosso ambiente de trabalho.

E mesmo com a pandemia do coronavírus, nossa equipe não abriu mão de proporcionar um networking real para o profissionais e parceiros.

Seguindo as medidas de segurança dos órgãos de saúde e evitando aglomerações, a BQ agora realiza eventos online, lives e cyber cafés gratuitos e abertos a todos para manter a conexão entre pessoas mesmo em tempos de isolamento social.

Nos eventos da BQ é possível interagir com profissionais dos mais diversos ramos de atuação, conhecer empreendedores e autônomos e estabelecer futuras parcerias de trabalho.

Conheça mais sobre nossos eventos virtuais acessando o artigo “Eventos online BQ”. E para participar de nosso Cybercafé da Manhã com Networking, inscreva-se aqui!


Conte sempre com a BQ para superar os desafios do mercado. Nossos espaços estão abertos para o seu negócio continuar operando e crescendo mesmo em tempos incertos.

A BQ adotou medidas de segurança e higienização redobrada para proporcionar um ambiente de trabalho seguro a todos nossos colaboradores, usuários, parceiros e visitantes.

Além da disponibilização de álcool 70% em todos os andares e em áreas de grande movimentação, como recepção e refeitório, também investimos em sinalização adequada, limpeza recorrente de mobiliário e objetos e regras de segurança nas dependências do prédio.

Confira todas as diretrizes de segurança que a BQ Escritórios e Coworking adotou aqui!

Faça parte da BQ e traga o seu negócio para crescer com a gente!

planos comerciais

Notícias relacionadas

15 de Fevereiro 2024
Networking
O poder do networking em um coworking: como se conectar com outros profissionais

O poder do networking em um coworking: como se conectar com outros profissionais

Quer aproveitar ao máximo as oportunidades de um coworking? Veja como começar a fazer networking com outros ...

Leia Mais
19 de Marco 2021
Networking
As dificuldades que as mulheres têm na construção da carreira

As dificuldades que as mulheres têm na construção da carreira

Confira no artigo um panorama do mercado de trabalho em relação às mulheres e descubra os principais desafios na ...

Leia Mais
22 de Outubro 2020
Networking
Networking virtual: como criar uma rede de contatos de sucesso

Networking virtual: como criar uma rede de contatos de sucesso

Com a pandemia e o isolamento social, o networking virtual se popularizou ainda mais. Confira no artigo quatro dicas ...

Leia Mais
17 de Setembro 2020
Networking
Como manter um bom networking

Como manter um bom networking

A rede de contatos é essencial para profissionais de todas as áreas. Pensando nisso, trazemos neste artigo dicas de ...

Leia Mais