BQ Escritórios em Inglês BQ Offices - English

10 dicas para se tornar um bom profissional autônomo

Empreendedorismo

Quem nunca pensou em abrir um negócio e ser seu próprio chefe? Os horários flexíveis, a liberdade e a autonomia são os grandes atrativos do trabalho autônomo. Mas, para obter êxito no mercado, e se tornar um bom profissional autônomo, é preciso considerar alguns fatores.

Pensando nisso, hoje trazemos aqui no blog algumas dicas para quem deseja evoluir na carreira autônoma e se tornar um profissional melhor.

Profissional autônomo: o que é?
O profissional autônomo é aquele trabalhador que exerce sua atividade por conta própria e sem qualquer vínculo empregatício, portanto, não possui carteira assinada.

Caracteriza um trabalhador autônomo aquele profissional pessoa física ou jurídica que:

  • trabalha de maneira eventual;
  • não está subordinado à uma hierarquia;
  • responde por seus próprios erros;
  • não necessita de certificações, habilitações ou diplomas;
  • possui horários flexíveis;
  • presta serviços à pessoas físicas e jurídicas;
  • contribui com impostos.

Os profissionais que atuam como autônomos possuem mais liberdade de escolha quanto a forma de trabalhar, o local e os horários. Entretanto, vale ressaltar que a atividade de um autônomo, apesar de ser eventual, pode se tornar habitual conforme a maneira de atuação do profissional.

Se você está pensando em atuar de maneira autônoma, ou deseja melhorar na carreira, confira agora dez dicas que separamos para se tornar um bom profissional autônomo.

1. Faça um planejamento

Para ser um profissional autônomo de sucesso, é preciso estabelecer um planejamento detalhado de metas e objetivos, além de prazos mínimos para cumprí-los. Afinal, agora você é dono da sua empresa e precisa pensar como um gestor.

Um bom planejamento deve abranger possíveis estratégias, além de cronograma financeiro com valores destinados a investimentos e gerenciamento da empresa.

2. Seja persistente

Todo empreendedor sabe das adversidades de gerir um negócio próprio. Por isso, é importante ter persistência para enfrentar as fases de maior dificuldade.

Principalmente nos primeiros meses, o profissional autônomo pode enfrentar problemas no negócio, mas, manter uma posição firme e procurar melhorar o serviço podem resultar em bons frutos no futuro.

3. Tenha disciplina

Ser seu próprio chefe possibilita maior liberdade, porém exige mais disciplina. Ao trabalhar de maneira autônoma, o profissional precisa ter em mente que ser disciplinado com horários, rotina e demais responsabilidades é essencial para o sucesso do negócio.

4. Exerça a proatividade

Se algo não vai bem no trabalho é hora de tomar uma atitude e reverter a situação. Isso é ser proativo, uma característica fundamental em um bom profissional autônomo. A proatividade representa a capacidade do trabalhador de enxergar uma necessidade e ter iniciativa para solucionar o problema.

5. Se organize financeiramente

Atuar como profissional autônomo exige controle financeiro de todas as atividades relacionadas ao exercício da profissão.

O primeiro passo para se organizar financeiramente é estabelecer um valor para seu trabalho, e, para isso, é preciso colocar no papel todos os gastos necessários para exercer as atividades (equipamento, aluguel, despesas fixas, etc).

Com um controle financeiro, o profissional consegue ter uma visão de seus gastos e lucros, podendo ajustar seus valores de acordo com o desempenho do negócio.

6. Busque especialização profissional

Por mais que um trabalhador autônomo não precise de certificados ou diplomas, é interessante buscar por especialização profissional e se manter atualizado.

Ao investir em conhecimento, você se diferencia dos demais profissionais da sua área e conquista uma cartela maior de clientes e parceiros que confiam no seu trabalho.

7. Adquira conhecimento em marketing

Um bom profissional autônomo deve ter consciência da importância do marketing para seu negócio. Afinal, é por meio das estratégias do marketing que o empreendimento é divulgado ao público.

Criar perfis nas redes sociais, se relacionar com as pessoas no meio online, publicar assuntos interessantes relacionados ao seu trabalho e comunicar sobre produtos e serviços prestados são algumas ações de marketing que podem alavancar seu negócio, tornando seu trabalho mais conhecido e trazendo mais lucro.

8. Realize networking

Para quem trabalha de forma autônoma, possuir uma boa rede de contatos é fundamental no dia a dia. Portanto, invista em networking.

Procure manter contato com o maior número possível de pessoas da sua área de atuação, peça indicações e se promova no meio.

9. Estabeleça uma rotina de trabalho

Mesmo que o trabalho autônomo ofereça jornadas flexíveis, ainda é necessário estabelecer uma rotina com horários definidos durante a semana. Afinal, para ter sucesso, não basta trabalhar apenas quando “der vontade”.

Por isso, faça um cronograma com sua rotina e, se possível, procure trabalhar nos horários em que tenha mais disposição e produtividade. Lembre-se que você é seu chefe, e o rendimento final do seu negócio dependente inteiramente do seu esforço.

10. Encontre um espaço adequado

Para muitos profissionais autônomos, trabalhar em casa não é a melhor opção, afinal, este local oferece muitas distrações e o trabalho não rende como deveria.

Dessa maneira, alguns trabalhadores encontram nos espaços compartilhados a solução para melhorar o rendimento, realizar networking, crescer profissionalmente e alavancar o negócio.

Com diversas opções no mercado, como coworking, escritório mobiliado, escritório eventual, etc, cabe ao profissional escolher o local que melhor se adapta à sua rotina e forma de trabalhar.

Se você gostou das dicas e está pensando em aplicá-las no seu negócio, então que tal começar pelo seu espaço de trabalho?

A BQ Escritórios e Coworking reúne diversas opções de espaços para o seu empreendimento, além de oferecer oportunidades de crescimento pessoal e profissional sem nenhum custo a mais.

Na BQ você tem acesso à palestras, mentorias, aconselhamento profissional e muito networking com profissionais de diversas áreas do mercado.

Conheça as vantagens que a BQ Escritórios e Coworking oferece para você profissional autônomo.

Serviços

compartilhe essa postagem em suas redes sociais!

postagens relacionadas

Empreendedorismo

Empreenda como uma garota: o poder do empreendedorismo feminino

Nos últimos anos, o empreendedorismo feminino no Brasil apresentou um crescimento considerável. De acordo com a pesquisa da Global Entre...

leia mais
Empreendedorismo

5 tendências de negócios para empreender em 2020

Quem pensa em empreender em 2020, precisa estar sempre atento às tendências do mercado. Afinal, como o mundo está em constante mov...

leia mais
Empreendedorismo

Fundamentos essenciais na liderança de equipes

Uma boa liderança é fator essencial para o sucesso de qualquer projeto. Neste post estão reunidas dicas valiosas para líde...

leia mais

sobre a BQ

A BQ é uma empresa gerenciadora de escritórios, uma solução eventual ou permanente, adequando espaço e serviços de acordo com a conveniência do cliente.

inscreva-se

Receba nossos conteúdos exclusivos.

Rio de Janeiro (21) 3231-9000 |

Macaé (22) 3723-5400

solicite um orçamento
Rio de Janeiro Macaé