BQ Escritórios em Inglês BQ Offices - English

Produtividade no trabalho: 9 dicas para melhorar o rendimento e obter resultados

Negócios

Com tantos estímulos visuais ao nosso redor e distrações como as redes sociais e o celular, fica cada vez mais difícil ser focado e produtivo no trabalho.

O grande fluxo de informações que atinge as pessoas diariamente acaba afetando a capacidade de concentração, impedindo que elas consigam manter a atenção em somente uma atividade por um determinado período de tempo. 

Antes de falar sobre como ser mais produtivo no trabalho, é importante esclarecer que produtividade não significa trabalhar demais. Existe uma diferença entre as duas situações.

O que é produtividade?

A palavra produtividade basicamente é a consequência do que é produtivo e rentável. Ela representa o resultado da união de competências como esforço, atenção, comprometimento e inteligência.

Logo, ter uma lista interminável de tarefas e realizar todas elas com pressa ou descuido, não significa ser produtivo. Uma vez que esse termo está diretamente ligado a um rendimento eficiente. 

Todos têm obrigações a cumprir e atividades a entregar ao longo de um dia de trabalho. Mas quando os funcionários não conseguem ser produtivos, a lista de afazeres só aumenta, podendo afetar outras áreas como vida pessoal e saúde.

Portanto, para isso não acontecer com você ou na sua empresa, anote algumas dicas de como melhorar o desempenho no dia a dia do trabalho. 

Estabeleça metas 

Pode parecer uma dica simples e até clichê, mas estabelecer metas ajuda a orientar o trabalho, dando uma noção mais clara do que é preciso fazer e qual é o prazo. O ideal é estabelecer metas a curto, médio e longo prazo, procurando atingir as mais fáceis antes e trabalhando aos poucos para cumprir as metas mais complexas. 

Faça planejamentos prévios

Tire um tempo da sua rotina para fazer planejamentos. Pode ser com um dia de antecedência, ou até mesmo uma semana. Mas definir prioridades e determinar tudo o que precisa ser feito durante o dia de trabalho evita surpresas negativas e demandas urgentes que acabaram esquecidas na lista de tarefas.

Estipule um tempo para as atividades

Se você é movido por desafios, estipular um período de tempo para completar as tarefas é uma ótima maneira de incentivar a persistência e a superação. Então, que tal estabelecer uma hora para finalizar aquele relatório que está parado?

Aposte no Pomodoro

A famosa Técnica Pomodoro é uma forma de gerenciar o tempo por meio de blocos de 25 minutos de trabalho com pausas de cinco minutos. A cada quatro blocos completos (totalizando duas horas), faz-se uma pausa de trinta minutos. Por meio dessa técnica as atividades são finalizadas uma de cada vez.

Ouça música

Ouvir música enquanto trabalha melhora a produtividade, pois aumenta o foco e promove a sensação de prazer. Isso é o que afirmam algumas pesquisas realizadas no Canadá, em 2001 (fonte: Época Negócios). A melodia da música libera no corpo a dopamina, um hormônio ligado ao bem-estar capaz de reduzir o estresse, aumentar a motivação e melhorar o sistema imunológico. 

Faça uma coisa de cada vez

Nosso cérebro não consegue se concentrar completamente em duas coisas ao mesmo tempo, por isso, evite realizar várias tarefas simultaneamente. Concentre-se em apenas uma por vez. Assim, terá toda sua atenção voltada para um só lugar, economizando tempo com possíveis correções e alterações.

Fique longe de distrações

Interromper uma tarefa o tempo todo atrasa sua finalização e altera o resultado final. Portanto, procure ficar longe de distrações como televisão, celular, redes sociais, whatsapp e até mesmo conversas paralelas com colegas de trabalho. 

Faça pausas

Lembre-se que produtividade não tem relação com horas trabalhadas, por isso, faça pausas de vez em quando e descanse o corpo e a mente. Procure relaxar, se alongar ou fazer um rápido lanche.

Por fim, esteja confortável

Trabalhar exige esforço, seja ele físico ou mental, e é muito importante que nosso corpo esteja confortável para aguentar as jornadas diárias. Dessa maneira, escolher um ambiente de trabalho agradável, com móveis confortáveis, boa iluminação e estrutura completa favorece o aumento da produtividade. 

A BQ Escritórios dispõe de tudo que você precisa para trabalhar com conforto e tranquilidade. Desde salas mobiliadas para reuniões, treinamentos e escritórios eventuais, até um espaço coworking totalmente integrado e com conexão veloz. 


Com duas unidades, na cidade do Rio de Janeiro e em Macaé (RJ), a BQ Escritórios oferece o que tem de melhor em conforto, praticidade e atendimento. Sendo o local ideal para um dia de trabalho mais produtivo e lucrativo.

 

Coworking

compartilhe essa postagem em suas redes sociais!

postagens relacionadas

Negócios

Bom momento do Mercado Offshore traz oportunidades para Macaé

O ano de 2019 tem se mostrado promissor para o mercado offshore. Em março, o primeiro trimestre fechou com o anúncio de dois grandes lei...

leia mais
Negócios

Vantagens e desafios do Home Office na prática

O Home Office é um formato de trabalho a distância que tem crescido devido aos avanços tecnológicos. Conheça seus pr...

leia mais
Negócios

Petróleo impulsiona empregos no Rio de Janeiro

Otimismo com as perspectivas de crescimento do mercado offshore amplia a criação de novos negócios e postos de trabalho em 2019....

leia mais

sobre a BQ

A BQ é uma empresa gerenciadora de escritórios, uma solução eventual ou permanente, adequando espaço e serviços de acordo com a conveniência do cliente.

inscreva-se

Receba nossos conteúdos exclusivos.

Rio de Janeiro 3231-9000 |

Macaé 3723-5400

solicite um orçamento
Rio de Janeiro Macaé