BQ Escritórios em Inglês BQ Offices - English

Como fazer networking e transformar contatos em oportunidades

Networking

A concepção de networking, rede de relacionamentos e contatos, se estendeu para vários âmbitos da vida profissional e pessoal na nossa atual sociedade. Por conta disso, hoje as formas de se apresentar e marcar presença em seu campo de atuação vão muito além da disseminação de cartões pessoais e folders institucionais. Para se destacar no mercado é preciso saber como fazer networking e transformar seus contatos em oportunidades de negócio.

Segundo o coach Marcos Costa, é preciso desenvolver uma imagem de autoridade no assunto e ter conteúdo para trocar nas redes, além da disposição e tempo para contribuir com o negócio ou a carreira dos seus parceiros.

Confira 10 dicas de como fazer networking e transformar sua base de contatos em oportunidades de parceria e negócios:

1 - Tenha clareza de seus objetivos e de onde quer chegar

Parece simples, mas esse passo é a base para todos os outros pontos, pois tendo objetivos claros para sua carreira ou negócio, você tem a possibilidade de aprofundar seus conhecimentos e ter sempre na manga uma apresentação clara da sua trajetória ou projetos.

2 - Conheça as pessoas que são referência na sua área

É muito importante saber quem são as pessoas que, com objetivos semelhantes aos seus, construíram uma carreira em sua área. A partir delas você pode construir uma visão de negócio e encontrar outras pessoas que compartilham dos mesmos princípios.

3 - Identifique as pessoas próximas que têm os mesmos interesses

Procure conversar com pessoas do seu círculo sobre seus projetos e planos, troque referências e tente imaginar conexões entre seus projetos. Se estiver em um ambiente de trabalho compartilhado com outros profissionais e negócios, invista em cafés e reuniões informais para dividirem experiências e ideias.

4 - Compartilhe seus conhecimentos e torne-se autoridade no assunto

O ideal é ter mais de um canal em que você possa se fazer presente, alimentando seus contatos com informações novas e relevantes, para em outros momentos fazer um contato mais próximo e direto. Compartilhe conteúdos com base nas suas leituras, vivências e cursos de aprimoramento. É fundamental usar uma linguagem profissional, mas ao mesmo tempo não perder a espontaneidade.

5 - Dê palestras, cursos e workshops

Aproveite oportunidades de falar presencialmente para as pessoas da sua área, sejam eles estudantes ou parceiros e dedique atenção àquelas pessoas que vêm falar com você ao final, compartilhando nas redes sociais sua experiência.

6 - Participe também de palestras, cursos e workshops

Tão importante quanto estar disponível para compartilhar, é estar aberto a novos aprendizados, reconhecendo o valor dos ministrantes e buscando aproximá-los dos seus interesses por meio de feedbacks. Aproveite o coffee break para conhecer novas pessoas e arrisque-se a iniciar a conversa, afinal todos estão ali com o mesmo objetivo. O café da manhã com networking é um exemplo desse tipo de evento em que você consegue se atualizar e conhecer pessoas sem comprometer sua agenda por muito tempo.  

7 - Identifique oportunidades de colaborar com outros projetos

Não foque sua abordagem somente em pedir. Pense em como você pode se tornar interessante para a pessoa com a qual quer se conectar. Estabeleça uma relação de troca honesta em que todos podem se beneficiar.

8 - Seja um conector

Aproveite ocasiões para criar conexão entre seus contatos, seja por meio de indicação, ou de apresentação, quando perceber oportunidades para ambos. Essa atitude fortalece seus laços e cria um ambiente de cooperação entre as pessoas da sua rede.

9 - Reconheça e parabenize seus contatos por suas conquistas

Esteja atento às conquistas e vitórias de seus parceiros, seja uma promoção individual, uma certificação alcançada ou um prêmio do setor. Evite ser excessivamente formal, caso conheça a trajetória da pessoa ou equipe, ressalte as qualidades que observou durante seu processo e comente como você acredita que elas tenham contribuído com os resultados alcançados.

10 - Encontre um mentor para ajudá-lo a fazer networking

A partir do momento em que identificar alguém que possa ser seu mentor e que esteja aberto a dialogar com você, deixe clara sua intenção. Esse é um relacionamento muito importante, pois se trata de uma recomendação que possui grande peso na sua rede e merece toda a sua atenção. Busque ouvir, anotar e aplicar os conselhos que recebe, compartilhando os resultados e descobertas obtidos. Agradeça sempre que possível e esteja aberto a contribuir com novos projetos de seu mentor.

É importante ter em mente que fazer networking não é uma medida de emergência, pressupõe uma relação de troca e se isso não estiver claro, suas ações serão vistas como oportunismo. Invista em qualidade e não em quantidade, tenha em vista retornos a longo prazo e construa sua rede com base na generosidade.

networking

compartilhe essa postagem em suas redes sociais!

postagens relacionadas

Networking

Netweaving: um novo conceito de networking

Quem nunca desejou conhecer aquela pessoa influente e bem-sucedida profissionalmente, visando conquistar melhores oportunidades para sua carreira? O t...

leia mais

sobre a BQ

A BQ é uma empresa gerenciadora de escritórios, uma solução eventual ou permanente, adequando espaço e serviços de acordo com a conveniência do cliente.

inscreva-se

Receba nossos conteúdos exclusivos.

Rio de Janeiro 3231-9000 |

Macaé 3723-5400

solicite um orçamento
Rio de Janeiro Macaé