BQ Escritórios em Inglês BQ Offices - English

Vantagens e desafios do Home Office na prática

Negócios

O Home Office é um formato de trabalho a distância que tem crescido devido aos avanços tecnológicos. Conheça seus principais benefícios, obstáculos e dicas para conseguir melhores resultados.

Empresas e profissionais liberais têm aumentado sua adesão ao Home Office devido às facilidades criadas pelo constante desenvolvimento na área de comunicação. Para entender e aproveitar ao máximo esse formato de trabalho é preciso conhecer o funcionamento do Home Office na prática.

Vantagens do trabalho a distância

O benefício mais facilmente percebido quando se opta pelo Home Office é a economia financeira. Para uma empresa a diminuição do número de funcionários alocados em um grande escritório representa menos custos com aluguel de estrutura, limpeza, energia, água entre outros.

Já no caso de profissionais liberais ou funcionários terceirizados a economia se dá principalmente em despesas com transporte, alimentação e também vestuário.

Liberdade e qualidade de vida

O trânsito e o estresse gerados pela dinâmica dos grandes centros (algo que tem migrado também para cidades de porte médio) afetam a qualidade de vida de diversas maneiras. Aderir ao Home Office significa diminuir o contato com essa rotina desgastante, ao mesmo tempo em que permite maior liberdade na criação de um formato de trabalho próprio.

Com um ritmo profissional personalizado torna-se viável desenvolver uma agenda flexível, com espaços para lidar com demandas familiares, diferentes clientes e projetos pessoais.

Conhecendo os desafios

Mesmo com um grande número de vantagens é importante estar ciente dos desafios que surgem nessa modalidade de trabalho.

Gerenciamento do tempo

Contratantes e contratados precisam dominar o tempo necessário para a realização de tarefas. Isso é crucial quando se pensa em remuneração e no atendimento de prazos estabelecidos.

Com a mensuração adequada do tempo que será investido na execução de um projeto, cria-se espaço para a gestão focada na resolução de problemas e na produção. Isso moderniza e torna as relações de trabalho mais justas, gerando maior produtividade para quem contrata e liberdade no gerenciamento do tempo para quem é contratado.

Rotina e controle de distrações

Possuir maior autonomia sobre a forma de trabalhar implica em maturidade para estabelecer rotinas no dia a dia. A criação de uma agenda é fundamental para determinar o período efetivo de trabalho, evitando a perda de prazos e o avanço das obrigações sobre o tempo livre para se dedicar a outras atividades.

Fora de um escritório convencional é preciso criar um espaço munido de todos os itens essenciais para a execução de tarefas. Além disso, deve-se tomar cuidado com fontes de distração.

Fazer pausas para oxigenar as ideias é uma vantagem do Home Office, mas é necessário colocar limite para que distrações e outras pessoas presentes no ambiente não consumam o tempo destinado ao trabalho.

Cuidado com a procrastinação

Segundo o PhD em psicologia Tim Pychyl, professor da Universidade de Carleton no Canadá, “A procrastinação representa uma falha em nosso controle sobre o comportamento e parece involuntária porque as recompensas instantâneas são muito poderosas para o cérebro humano”. 

Quando se trabalha em Home Office, a perspectiva de ter mais liberdade no período de desenvolvimento dos projetos pode entrar em conflito com o gerenciamento do tempo. Isso cria o risco do adiamento de tarefas, gerando grande estresse pelo acúmulo de trabalhos e deadlines.

Home Office não precisa ser em casa

Para se conseguir um ambiente de trabalho tranquilo, muitas vezes a alternativa é fugir da tradução literal do termo. Uma opção prática para profissionais liberais e empresas são os espaços de coworking e escritórios virtuais que garantem foco total nas tarefas com uma estrutura completa à disposição.

Tendo em mente a importância das responsabilidades individuais, a liberdade oferecida pelo Home Office na prática torna o trabalho muito mais voltado para a entrega. Dessa forma, a modalidade permite que cada profissional desenvolva um processo próprio para, dentro do seu ritmo, atingir melhores resultados.

 serviços

 

compartilhe essa postagem em suas redes sociais!

postagens relacionadas

Negócios

Petróleo impulsiona empregos no Rio de Janeiro

Otimismo com as perspectivas de crescimento do mercado offshore amplia a criação de novos negócios e postos de trabalho em 2019....

leia mais
Negócios

Mercado offshore no Rio de Janeiro: saia na frente e lucre.

Cenário produzido pela retomada do bilionário negócio de exploração de petróleo no Rio de Janeiro cria ambie...

leia mais
Negócios

A tendência do coaching no Brasil

Popularizado nos últimos anos, o termo coaching tem origem no âmbito esportivo. Na década de 1960, especialmente nos Estados Unido...

leia mais

sobre a BQ

A BQ é uma empresa gerenciadora de escritórios, uma solução eventual ou permanente, adequando espaço e serviços de acordo com a conveniência do cliente.

inscreva-se

Receba nossos conteúdos exclusivos.

Rio de Janeiro 3231-9000 |

Macaé 3723-5400

solicite um orçamento
Rio de Janeiro Macaé