BQ Escritórios em Inglês BQ Offices - English

Fundamentos essenciais na liderança de equipes

Empreendedorismo

Uma boa liderança é fator essencial para o sucesso de qualquer projeto. Neste post estão reunidas dicas valiosas para líderes que buscam melhorar o desempenho de suas equipes.

Para iniciar um entendimento mais profundo sobre o que é liderança, é preciso diferenciar os termos líder e chefe. Apesar de parecerem sinônimos, essas duas palavras carregam significados que determinam como a pessoa que possui essas funções será vista.

Ser chefe é ocupar uma posição na hierarquia de uma empresa ou projeto. Ou seja, a chefia não emana do indivíduo e sim do cargo. Já a função de líder envolve capacidades próprias e por isso, é comum observarmos pessoas que mesmo sem o título de chefe são capazes de exercer a liderança de equipes.

Apesar de nem todo líder ser um chefe, o ideal para o sucesso de um empreendimento é que aqueles que são escolhidos para exercer um cargo de gestão, ou almejam alcançar essa função, consigam entregar uma boa performance de liderança.

Ninguém nasce líder

Ainda que a liderança seja algo que venha do indivíduo, é fundamental compreender que ela não é uma característica inata. O mito de que alguém nasceu para liderar ignora a trajetória de construção, a coragem para aceitar incumbências e a visão de oportunidades que torna alguém apto para conduzir equipes ao sucesso.

Dentre os passos indispensáveis para construir esse caminho está a percepção de que a liderança não é exercida por alguém que sabe tudo. Ao contrário, ser líder é ter plena consciência de não ser o único dentro da equipe que detém conhecimento. Dessa forma, é possível desenvolver um olhar estratégico para as potencialidades de seus liderados, para aproveitá-las ao máximo e delegar funções de forma correta.

Liderança de equipes é saber inspirar

Além das condições básicas para se realizar um trabalho: ambiente, ferramentas e remuneração adequados, o que move as pessoas na concretização de um projeto é a ciência da grandeza que ele possui. A função do líder é levar adiante pessoas, ideias e metas, evidenciando a importância que cada um possui na conquista do objetivo comum.

Pessoas que integram um trabalho precisam ser inspiradas constantemente pelo líder. Longe de ser algo intangível, essa inspiração consiste em demonstrar que a soma de esforços é capaz de realizar uma obra, que é algo maior que um conjunto de tarefas. Quando o liderado entende a importância do projeto e seu valor dentro da construção da obra, sua inspiração para dar o melhor de si aumenta.

5 características de um bom líder

Segundo o filósofo, educador e palestrante Mário Sérgio Cortella, em seu livro “Qual é a tua obra?”, homens e mulheres que desejem se tornar líderes devem ter em mente cinco competências principais na liderança de equipes:

1) Mente aberta

Um líder deve estar atento às mudanças. As transformações sempre fizeram parte do mundo, mas em nossa época elas ocorrem em uma velocidade muito maior. Um bom exemplo é o próprio modelo de coworking, escritórios virtuais e demais espaços inteligentes para empresas. O trabalho em rede e a velocidade de comunicação proporcionaram que líderes abrissem a mente para alcançar mais dinamismo e economia em seus negócios.

2) Elevar a equipe

É natural que um líder possua uma insatisfação positiva e queira alcançar patamares mais altos em sua carreira. Quando se demonstra que o objetivo é crescer juntamente com a equipe, isso impacta diretamente na lealdade dos liderados que sentem que seus esforços serão reconhecidos em oportunidades de ascensão.

3) Ambiente alegre

Ao contrário do que se pensa, um ambiente de trabalho não precisa ser sisudo para ser sério. Com uma liderança de equipe alegre e agradável consegue-se manter uma cultura de motivação responsável por fazer as pessoas investirem seu tempo no projeto da empresa. Mesmo as pausas e espaços de ócio criativo podem ser empregados para renovar as ideias e encontrar soluções para problemas cotidianos.

4) Inovar a obra

A mesmice é uma armadilha fatal para a liderança. É preciso reinventar processos e buscar novas soluções constantemente. Todos os dias surgem demandas da empresa, dos colaboradores e principalmente da concorrência que exigem do líder a postura de procurar por novas respostas.

5) Empreender o futuro

É preciso entender que o líder se constrói constantemente e sempre voltado para o futuro. Algumas coisas importantes são carregadas do passado, mas em geral vive-se uma renovação pessoal e contínua. Cabe ao líder mostrar que esse desenvolvimento também é coletivo e que por meio do trabalho em conjunto todos podem caminhar para novas versões de si mesmos.

Com um pensamento voltado para as pessoas e para o autoconhecimento é possível construir uma liderança que eleve o desempenho das equipes, ao mesmo tempo em que produz crescimento pessoal. Aplique esses fundamentos no seu dia a dia e comece a perceber as mudanças no ambiente e nos resultados.

compartilhe essa postagem em suas redes sociais!

postagens relacionadas

Empreendedorismo

Empreenda como uma garota: o poder do empreendedorismo feminino

Nos últimos anos, o empreendedorismo feminino no Brasil apresentou um crescimento considerável. De acordo com a pesquisa da Global Entre...

leia mais
Empreendedorismo

10 dicas para se tornar um bom profissional autônomo

Quem nunca pensou em abrir um negócio e ser seu próprio chefe? Os horários flexíveis, a liberdade e a autonomia são...

leia mais
Empreendedorismo

5 tendências de negócios para empreender em 2020

Quem pensa em empreender em 2020, precisa estar sempre atento às tendências do mercado. Afinal, como o mundo está em constante mov...

leia mais

sobre a BQ

A BQ é uma empresa gerenciadora de escritórios, uma solução eventual ou permanente, adequando espaço e serviços de acordo com a conveniência do cliente.

inscreva-se

Receba nossos conteúdos exclusivos.

Rio de Janeiro (21) 3231-9000 |

Macaé (22) 3723-5400

solicite um orçamento
Rio de Janeiro Macaé