BQ Escritórios em Inglês BQ Offices - English

Empreendedorismo, desenvolvimento econômico e inovação

Negócios

O empreendedorismo, apesar de parecer simples, carrega um conceito muito poderoso e importante para o cenário econômico de um país. Empreender pode ser considerado e entendido como a arte de fazer alguma coisa surgir ou acontecer, ser criativo e realizar algo novo, sonhar e transformar ideias em realidade. Mas por que o empreendedorismo e a inovação estimulam o desenvolvimento econômico? Confira no post de hoje!

O papel do empreendedor na economia

No Brasil, o empreendedorismo passou a ter notoriedade com o surgimento das micros e pequenas empresas e com a crise de empregos no começo da década de 90. A partir disso, a cultura empreendedora passou a fazer parte da vida dos mais distintos profissionais, seja na gestão de seus próprios negócios, ou até como colaboradores de alguma organização.

Mas o que é ser um empreendedor?  Pode-se entender que empreendedor é um indivíduo inovador, possui uma motivação singular na busca da realização de um projeto. Segundo Idalberto Chiavenato - professor e pesquisador, o empreendedor tem o espírito e a energia da economia que alavanca de recursos, o impulso de talentos e a dinâmica de ideias.

Já para o economista político Joseph Schumpeter, o empreendedorismo é um processo de destruição criativa, através das quais produtos e métodos de produção existem são destruídos e substituídos por novos. Ou seja, segundo a visão do economista, a atividade do empreendedor como destruidor criativo leva à criação de novos mercados, novas indústrias, novos produtos ou novos métodos de produção que revolucionam o estado atual da economia e tornam os produtos e procedimentos estabelecidos obsoletos. Neste sentido o progresso econômico é impulsionado pela busca incessante da inovação.

Para a economia, a contribuição dos empreendedores é abrangente, podendo se destacar em quatro campos distintos:

Investimento em produtos e serviços que as pessoas precisam - tradicionalmente, empreendedores criam novos negócios em resposta a necessidades não satisfeitas;

Geração de emprego e renda - ao contratarem funcionários, as novas empresas criam oportunidades de trabalho, apoiando a melhoria da qualidade e padrão geral de vida das pessoas;

Promoção de eficiência tecnológica - capacidade de transformar ideias em novos produtos e serviços é a principal fonte de prosperidade para qualquer economia;

Impacto social, econômico e ambiental da inovação - práticas de negócio inovadoras criam eficiência e conservam recursos, tendo impacto direto sobre a qualidade e custo de vida das pessoas.

Empreender é estar sempre pensando novas formas de encontrar soluções para qualquer coisa que afete a vida das pessoas. Atitudes empreendedoras trazem inovação, desenvolvem tecnologias e ajudam a movimentar o ecossistema do empreendedorismo no país, o que acaba trazendo mais segurança e incentivo à abertura de novos empreendimentos.

Apesar disso, é fundamental reconhecer que o empreendedorismo e inovação dependem do acesso e participação. Empreender significa desenvolver uma ideia, transformando-a em um negócio. Para que os empreendedores possam dar vida às suas ideias, é indispensável a existência de um ambiente de negócios apropriado. Sob condições adequadas, ao propor soluções inovadoras para os desafios cotidianos, os empreendedores têm um poder incrível de servir à sociedade e garantir prosperidade econômica.

compartilhe essa postagem em suas redes sociais!

postagens relacionadas

Negócios

Vantagens e desafios do Home Office na prática

O Home Office é um formato de trabalho a distância que tem crescido devido aos avanços tecnológicos. Conheça seus pr...

leia mais
Negócios

Petróleo impulsiona empregos no Rio de Janeiro

Otimismo com as perspectivas de crescimento do mercado offshore amplia a criação de novos negócios e postos de trabalho em 2019....

leia mais
Negócios

Mercado offshore no Rio de Janeiro: saia na frente e lucre.

Cenário produzido pela retomada do bilionário negócio de exploração de petróleo no Rio de Janeiro cria ambie...

leia mais

sobre a BQ

A BQ é uma empresa gerenciadora de escritórios, uma solução eventual ou permanente, adequando espaço e serviços de acordo com a conveniência do cliente.

inscreva-se

Receba nossos conteúdos exclusivos.

Rio de Janeiro 3231-9000 |

Macaé 3723-5400

solicite um orçamento
Rio de Janeiro Macaé