23 de Outubro 2019

5 tendências de negócios para empreender em 2020

5 tendências de negócios para empreender em 2020

Quem pensa em empreender em 2020, precisa estar sempre atento às tendências do mercado. Afinal, como o mundo está em constante movimento e evolução, as necessidades das pessoas mudam rapidamente, e novas oportunidades de negócio surgem.

Para ser empreendedor hoje em dia, além de acompanhar as tendências do mercado, é necessário enxergar além, possuindo uma ampla visão estratégica do futuro. O planejamento nos negócios é fundamental em uma sociedade cada vez mais dinâmica e mutável.

Empreendedorismo no Brasil

O empreendedorismo está em alta no Brasil. De acordo com uma pesquisa realizada pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o país atingiu 38% na Taxa de Empreendedorismo Total (TTE), número que representa cerca de 52 milhões de brasileiros.

Dentre os países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o Brasil se destaca com a maior taxa de empreendedores do grupo.

Embora o cenário do empreendedorismo no Brasil seja favorável, para abrir um negócio é necessário estabelecer um planejamento e observar as possíveis tendências de 2020.

Por que as tendências importam

No mercado, as tendências surgem a partir de mudanças que, ao serem adotadas por uma quantidade considerável de pessoas, se tornam um hábito. Portanto, uma tendência se caracteriza por ser durável, ao contrário da moda, que é passageira.

Para reconhecer uma possível tendência, o empreendedor precisa considerar algumas características como:

  • Utilidade: Ao contrário das novidades, ou da moda, que passam rapidamente e logo caem em desuso, as tendências entregam maior utilidade. Por este motivo, uma tendência acaba se tornando hábito entre as pessoas.
  • Aplicação: Outra característica de uma tendência é sua usabilidade. Quanto mais utilizada pelas pessoas, mais difundida essa tendência se torna na sociedade.
  • Convergência: Tendências são convergentes, ou seja, elas podem se unir à outras, alcançando ainda mais pessoas.

Tendências de negócios para 2020

Se você que pretende iniciar um empreendimento próprio em 2020, fique de olho nas cinco tendências de negócios para o ano que vem.

1. Entregas com bicicleta
Cada vez mais populares nas grandes cidades, as bicicletas já fazem parte do cenário urbano. Com um baixo custo de investimento e manutenção, as bikes são uma boa opção para iniciar um serviço de entregas. Afinal, a agilidade desses meios de transporte possibilita uma entrega mais rápida, que atende as demandas e o estilo de vida corrido das pessoas.

2. Mobilidade urbana
O trânsito gradativamente mais caótico das cidades colocou em evidência questões de mobilidade urbana. Por isso, investir em negócios que busquem soluções para melhorar a mobilidade dentro de grandes metrópoles se tornou uma opção de investimento promissora para 2020. Seja no desenvolvimento de aplicativos de localização, ou na prestação de serviços de transporte, por exemplo, apostar na mobilidade urbana como empreendimento é uma boa oportunidade para desenvolver ideias criativas e trazer soluções para uma área relativamente pouco explorada.

3. Ramo de energia
Quando o assunto é geração de energia, a temática da sustentabilidade sempre estará presente. E, investir nessa combinação é uma tendência forte para 2020. A demanda cada vez maior por energia torna necessária a aplicação de métodos alternativos de produção. Dessa forma, trabalhar em opções renováveis e não poluentes no ramo de energia se mostra uma tendência para os negócios em 2020.

4. Academias de ginástica
A maior preocupação com a saúde nos últimos anos fez com que as pessoas adotassem um estilo de vida mais saudável e natural. E, como resposta à isso, notamos um “boom” no mercado de academias.  Para 2020 a tendência das academias continua, afinal, as áreas da saúde, da beleza e dos cuidados pessoais estão sempre em alta e passando por constantes mudanças.


5. Mercado imobiliário
A área imobiliária não se restringe apenas à construção de residências ou à venda e aluguel de imóveis. Este mercado é mais abrangente e possui dificuldades inexploradas, como questões de inadimplência, por exemplo. Portanto, investir nas carências do ramo imobiliário, entregando mais segurança na transação de imóveis, é uma tendência de empreendimento para 2020.

Agora que você já conhece algumas tendências de negócios para empreender em 2020, que tal contar com um espaço adequado para o seu mais novo investimento?

Na BQ Escritórios e Coworking você conta com escritórios mobiliados com biometria, copa, recepcionista bilíngue e muito mais, em um endereço de fácil acesso e boa localização.

Mas, as vantagens da BQ vão além da infraestrutura. Nosso ambiente é especialmente pensado para empreendedores desenvolverem suas ideias e crescerem ainda mais.

Os parceiros da BQ têm acesso à palestras, mentorias e muito networking sem pagar nada a mais por isso!

Conheça os demais serviços como espaço coworking, escritório virtual, salas de reunião e treinamento. Entre em contato e se surpreenda com as vantagens que BQ oferece para quem está começando a empreender.

Serviços BQ

Notícias relacionadas

07 de Marco 2024
Empreendedorismo
O caminho para fortalecer o empreendedorismo feminino

O caminho para fortalecer o empreendedorismo feminino

Entenda mais sobre o contexto do empreendedorismo feminino brasileiro, os motivos que levam as mulheres a empreender e ....

Leia Mais
25 de Janeiro 2024
Empreendedorismo
Empreendedorismo digital: o que é, vantagens e como os coworkings podem ajudar

Empreendedorismo digital: o que é, vantagens e como os coworkings podem ajudar

Saiba o que é empreendedorismo digital, as principais vantagens de empreender no meio online e como os coworkings podem....

Leia Mais
21 de Dezembro 2023
Empreendedorismo
Intraempreendedorismo: saiba o que é e como estimular essa prática

Intraempreendedorismo: saiba o que é e como estimular essa prática

Descubra o que é intraempreendedorismo, como ele impulsiona a inovação interna e obtenha dicas para estimulá-lo na ...

Leia Mais
19 de Outubro 2023
Empreendedorismo
Empreendedorismo e inovação: as tendências que vão marcar 2024

Empreendedorismo e inovação: as tendências que vão marcar 2024

Empreendedorismo em 2024: nomadismo digital, economia compartilhada, IA e ações sociais estarão em alta. Conheça ...

Leia Mais