16 de Maio 2019

5 startups cariocas para se inspirar em 2019

5 startups cariocas para se inspirar em 2019

O modelo de negócio das startups é hoje o mais comum entre a maioria dos empreendedores que buscam entrar no mercado com produtos e soluções inovadoras.  

Vantagens e desafios do negócio

O ecossistema de startups no Brasil conta com a experiência de outros mercados que investem há mais tempo nessa forma de negócios. Assim, a legislação e incentivos para empreendedores e investidores nesse ramo são pensados a partir de projeções globais, facilitando a implantação de metodologias e estratégias de negócio.

Entretanto, mesmo importando essa expertise do mercado global, muitas startups têm dificuldades para se manter no mercado. A pesquisa realizada pelo Sebrae e pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços aponta que cerca de 30% das startups analisadas fecharam as portas no último período.

A dificuldade de acesso a capital (40%), obstáculos para entrar no mercado (16%) e divergências entre os sócios (12%) São os principais motivos apontados pelas empresas participantes da pesquisa.

Na busca por soluções, a troca de experiências entre as startups e as empresas com mais tempo de mercado é muito produtiva. Por isso, ambientes como os coworkings são uma boa estratégia para construir redes para o negócio, já que eles facilitam esse contato entre empresários em diferentes fases de desenvolvimento e setores de atuação.

Rio de Janeiro no mercado das startups

Para apoiar o desenvolvimento inicial e a manutenção de empresas recém criadas, o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços lançou o Programa InovAtiva Brasil, que ajuda na aceleração desses negócios, ou seja, oferece assistência para que possam se estruturar, captar investimentos e construir sua inserção no mercado. Até o momento, já passaram pelo programa 646 companhias.

Na edição de 2019 do programa, foram selecionadas 4 startups cariocas, entre 731 inscrições e 122 startups pré-aprovadas até chegarmos aos 105 negócios inovadores que serão beneficiados neste ano, em todo o país.

Confira a lista dos projetos que serão acelerados no Rio de Janeiro:

Agenda BOA: Aplicativo que ajuda as empresas a gerenciarem o fluxo de comunicação no WhatsApp ou e-mail, gerando documentos (orçamentos, ordens de serviço, e muito mais) para enviar aos clientes por esses canais.

Bunker: Startup de moda e serviços on-line que produz cuecas boxer, apenas na cor preta, com alto padrão de qualidade e a promessa de conforto promovida pela escolha de tecido e modelagem.

Orgânicos in Box: O projeto é uma parceria com produtores rurais da região do Rio de Janeiro e envolve a assinatura de clientes que querem receber semanalmente cestas de produtos orgânicos entregues a domicílio na cidade do Rio.

Presente Solidário: Aproximando as pessoas do terceiro setor, esse projeto criou um site que auxilia quem quer transformar presentes em doações. Por meio do site a pessoa cria seu evento, escolhe sua causa e divulga a Lista de Presentes Solidários para seus convidados. Depois de concluído o processo, a pessoa recebe fotos ou vídeos do impacto de suas doações na prática.

Entenda o perfil dos projetos selecionados para aceleração

Entre os projetos aprovados, 52% tem mais de três anos de atuação e fatura em média até R$ 30 mil por mês. As startups, em grande parte, já possuem vínculo com grandes empresas (59%) e  funcionários fulltime (65%). A maioria opta por segmentar seu negócio em soluções B2B (67%) e atua com modelo de negócio SAAS (51%), além de não possuir negócios similares no mercado (67%).

Todos os projetos são de startups já formalizadas como empresas, têm vagas abertas (63%) e sua base de clientes cresce progressivamente (79%). Em muitos casos estão passando por uma aceleradora pela primeira vez (64%) e revelam que seu objetivo no Programa InovAtiva Brasil 2019 é conquistar investimento e se conectar com grandes empresas (63%).

Um caso de sucesso

Um bom exemplo de como as aceleradoras podem ajudar a alavancar negócios é o caso da startup Luminase, que surgiu no Laboratório de Síntese e Análise de Produtos Estratégicos (Lasape), vinculado ao Departamento de Química Analítica do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Após ser selecionada pelo programa Inovativa em 2017, foi a grande campeã do Desafio Like a Boss 2018, disputa promovida pelo Sebrae. Durante o desafio 36 das melhores startups do Brasil foram escolhidas, em 14 seletivas que incluíram todo o país. Os empreendedores apresentaram seus projetos inovadores para uma banca de investidores durante os dois dias da CASE, maior evento da América Latina para startups, realizado em São Paulo.

A Luminase apresentou na competição seu produto Luminol, que atua como ferramenta de controle nos processos de higienização de ambientes, atestando a remoção de sangue e a eficiência dos processos de desinfecção. Os produtos desenvolvidos pela Luminase vão ajudar a combater a infecção hospitalar, que mata mais de 100 mil pacientes por ano no Brasil e tem como grande diferencial competitivo a eficiência associada ao baixo custo, por serem produzidos a partir de resíduos.

Durante a entrega do prêmio um dos líderes da startup, Anderson Fragoso dos Santos, deu a seguinte declaração: “Minha solução é focada na área de biotecnologia. No Brasil, quando se fala em biotecnologia, estamos tratando sobre pesquisa acadêmica. O InovAtiva foi o primeiro programa de aceleração do qual participei e ele me trouxe uma visão mais voltada para negócios. Hoje faço essa ponte entre universidade, ciência e mercado, o que tem sido bem produtivo e culminou no prêmio de melhor startup aqui no CASE”.

Independentemente do segmento, a palavra chave no ramo das startups é: inovação. Segundo a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes: “Inovar é requisito para aumentar a competitividade da economia brasileira e os pequenos negócios têm papel estratégico nesse processo, uma vez que são maioria (98,5%) das empresas formais no país”

A BQ escritórios tem abraçado diversos projetos de startups, oferecendo estrutura de coworking completa para o dia a dia desse tipo de negócio e pacotes que se adequam a cada fase do desenvolvimento de seus projetos. Além disso, promove eventos periódicos para incentivar a interação e a troca de ideias entre os empreendedores que compartilham seus espaços. Traga a sua empresa para um ambiente em que as ideias ganham forma.

 

Serviços

 

Notícias relacionadas

13 de Dezembro 2018
Startups
Startups: uma tendência de negócios

Startups: uma tendência de negócios

Conheça no post de hoje um pouco mais sobre as startups, aceleradoras e qual o impacto dessa modalidade de negócios no.....

Leia Mais
02 de Agosto 2018
Startups
Soluções para Startups

Soluções para Startups

À medida que a empresa cresce, faz-se necessário ampliar o ambiente de trabalho. Infelizmente, muitas não conseguem ...

Leia Mais