29 de Agosto 2022

5 soft skills mais procuradas pelas empresas

5 soft skills mais procuradas pelas empresas

O profissional mais bem preparado no atual mercado de trabalho é aquele que une competências técnicas e habilidades pessoais, as famosas hard e soft skills. Saber lidar com pessoas, ter boa comunicação e proatividade são apenas algumas das habilidades que têm ganhado destaque.

Perfeitamente possíveis de serem aprendidas, empresas investem em treinamentos e capacitações de seus colaboradores para o desenvolvimento das habilidades pessoais, agregando valor para seus negócios e também para suas equipes.

Para você entender mais sobre o assunto, preparamos este artigo com as definições de hard skills e soft skills, além de destacar as 5 soft skills mais importantes na atualidade. Quer saber mais? Continue a leitura.

O que são soft skills?

Soft skills, ou habilidades comportamentais, são traços da personalidade de um profissional, que podem ser inerentes ao seu repertório pessoal ou desenvolvidos no decorrer da construção de sua carreira.

Por possuírem características subjetivas, identificar soft skills em uma pessoa não é tarefa fácil, senão pela conversa e convivência diária. Há dinâmicas e testes em processos seletivos que conseguem identificar as tendências de desenvolvimento de relações positivas e saudáveis no ambiente de trabalho.

Mas, ainda que existam alguns cursos no mercado que ensinem habilidades como inteligência emocional e proatividade, reconhecer as soft skills de um candidato a uma vaga de emprego vai além de certificações, uma das principais diferenças entre as soft e hard skills.

As hard skills são competências técnicas fáceis de comprovar, como a graduação, pós-graduação e MBA, por exemplo. Conhecimentos tangíveis e inseridos no currículo, os quais são a porta de entrada para uma vaga.

Mas, para o atual mercado de trabalho, são as habilidades comportamentais as responsáveis em diferenciar um profissional.

As soft skills mais procuradas pelas empresas

Competências humanas, as soft skills agregam valor ao profissional e ao negócio, promovendo um ambiente de trabalho positivo por meio do uso de habilidades emocionais, sociais e comportamentais de um indivíduo.

Ganhando cada vez mais destaque no mercado atual, as soft skills têm chamado a atenção dos recrutadores e de grandes empresas. Por isso, separamos as cinco principais soft skills que ajudam os profissionais a se destacarem e evoluírem ainda mais em suas carreiras, sendo as mais procuradas pelas empresas:

  • Inteligência Emocional
    O controle emocional é um grande facilitador na tomada de decisões em situações difíceis e de pressão. A pessoa que possui inteligência emocional consegue agir de forma assertiva, escutar e ser empático com todas as partes envolvidas em um negócio, buscando agir de forma madura e correta.
  • Trabalho em equipe
    Lidar com um negócio é lidar com pessoas. Por isso, independente da posição hierárquica do cargo que se tem, saber trabalhar em equipe é fundamental para a saúde do negócio e evolução de carreira. Assim, é possível unir os pontos fortes de cada pessoa do time e garantir um resultado ainda melhor.
  • Comunicação e habilidade de oratória
    Saber falar de maneira clara e objetiva pode parecer tarefa fácil, mas nem sempre o é. A comunicação direta e assertiva diminui a possibilidade da existência de ruídos, desentendimentos e até problemas entre as partes. Assim, saber falar e se comunicar bem é fundamental.
  • Proatividade e atitude positiva
    Estar pronto para resolver situações é um dos destaques dessa soft skill. A proatividade vai além de fazer um bom trabalho, mas de antever as etapas seguintes e se organizar para resolvê-las de maneira rápida e eficaz, otimizando tempo e recursos. Além disso, ter uma atitude positiva ajuda na melhora do ambiente de trabalho, incentivando os colaboradores a enxergarem as coisas de maneira mais agradável.
  • Organização e planejamento
    A autogestão é uma das palavras da vez. Daí vem a importância de se ter um bom planejamento dos processos de trabalho, mantendo a organização e uma agenda de tarefas diárias possíveis de serem realizadas, garantindo que as demandas serão cumpridas com excelência e qualidade.

Como desenvolver suas soft skills?

Apesar de não serem facilmente identificadas, as soft skills são fundamentais para a existência de um ambiente de trabalho positivo, dinâmico e eficiente. E, ao contrário do que se pensa, é possível desenvolver essas habilidades.

Por meio de treinamentos, workshops e cursos, é possível desenvolver habilidades pessoais que garantirão o crescimento do profissional e da companhia em que ele trabalha. Mas, alguns cuidados se fazem necessários, como a escolha de um local adequado para a realização da capacitação.

Contar com um local bem estruturado, confortável e com boa localização são pontos fundamentais. Por isso, a BQ Escritórios e Coworking é a solução ideal para você e seu negócio aproveitarem a melhor infraestrutura.

Conheça a BQ Escritórios e Coworking

Seja no Rio de Janeiro ou em Belo Horizonte, as soluções da BQ são perfeitas para você que precisa de espaços modernos, com infraestrutura completa e perfeitos para realização de cursos, treinamentos e workshops.

Fale conosco e garanta as melhores salas de treinamento agora mesmo!

Notícias relacionadas

11 de Janeiro 2024
Dicas
Dicas para retomar a rotina de trabalho após o recesso de fim de ano

Dicas para retomar a rotina de trabalho após o recesso de fim de ano

Acesse dicas essenciais para organizar as prioridades, a agenda e o contato com clientes e parceiros na retomada após o....

Leia Mais
07 de Dezembro 2023
Dicas
As mudanças de cenário para o espaço de trabalho

As mudanças de cenário para o espaço de trabalho

Saiba como a flexibilidade, a autonomia e a colaboração são as novas tendências para o espaço de trabalho e como ...

Leia Mais
23 de Novembro 2023
Dicas
Habilidades essenciais para todo empreendedor

Habilidades essenciais para todo empreendedor

Quer empreender com eficiência? Conheça as habilidades que todo empreendedor precisa ter. Confira...

Leia Mais
16 de Novembro 2023
Dicas
Qual a importância da ergonomia no escritório?

Qual a importância da ergonomia no escritório?

A ergonomia é essencial para o bem-estar e a produtividade no trabalho. Veja como aplicá-la nos ambientes...

Leia Mais