02 de Abril 2020

5 erros que você pode estar cometendo ao fazer networking

5 erros que você pode estar cometendo ao fazer networking

Grande parte das pessoas hoje em dia reconhece a importância de nutrir uma boa rede de contatos no meio corporativo. O chamado networking auxilia a carreira dos mais diversos profissionais e abre portas para novas oportunidades no mercado de trabalho.

Por ser uma atividade vantajosa e benéfica para todos os envolvidos, o networking conquistou cada vez mais espaço nas empresas, coworkings e reuniões corporativas. As pessoas desejam cada vez mais estar mais próximas de outros profissionais, buscando formas de crescer na carreira com o auxílio de uma rede de contatos verdadeira e efetiva.

Mas apesar de não ser um processo baseado unicamente em interesses, como muitos pensam, o networking requer uma certa prudência para não soar invasivo e banal.

Para evitar essa situação, hoje nós trazemos cinco erros que você pode estar cometendo ao fazer o seu networking. Acompanhe o artigo e esteja pronto para criar uma rede de contatos eficiente e autêntica.

Os erros de networking

Existem diversas maneiras de praticar o networking: presencialmente em eventos, encontros profissionais e palestras, e virtualmente por e-mail, calls de áudio e vídeo e redes sociais específicas.

Com tantos métodos disponíveis para interagir com novas pessoas e trocar conhecimentos, é preciso ter atenção redobrada para não cometer uma gafe e prejudicar o processo.

Conheça agora os cinco erros mais comuns que os profissionais cometem ao fazer networking:

1. Abordagem inadequada

Todos os dias profissionais influentes são alvos de conversas superficiais e interesseiras. Principalmente no meio corporativo, as pessoas estão cercadas de relacionamentos rasos.

Por isso, a aproximação durante o networking nunca deve ser baseada unicamente em interesses. Se apresentar via e-mail ou por telefone, em alguns casos, pode passar uma impressão negativa.

O ideal é sempre buscar uma aproximação presencial e ser apresentado por algum amigo em comum. Priorizar o olho no olho no primeiro contato evita que o encontro pareça uma mera formalidade.

2. E-mail como canal principal

Apesar de ser uma ferramenta prática em tempos de comunicação agilizada, o e-mail não pode ser o único canal utilizado para networking.

Se comunicar com outros profissionais apenas pela troca de e-mails transmite impessoalidade e dificulta a criação de uma relação de confiança de ambos os lados.

Portanto, a melhor indicação ainda é o bom e velho bate papo pessoal. Os encontros presenciais ajudam a construir um relacionamento mais próximo e fazem da conversa um processo mais natural.

Mas se a aproximação pessoal não for possível, as chamadas de áudio e vídeo são uma boa alternativa. Utilizar a tecnologia para estar mais próximo das pessoas facilita a interação, mesmo que virtual, e otimiza o processo de troca de informações.

3. Não proporcionar trocas

Como já comentamos, o networking não deve ocorrer de maneira interesseira e superficial. Para que essa atividade seja eficiente, é preciso que ocorra uma troca entre os profissionais, seja de experiências de carreira ou indicações para vagas, por exemplo.

Estabelecer uma relação unilateral é um dos principais erros de quem realiza networking. E todos nós conhecemos alguém que só se aproxima quando precisa de algo, não é mesmo?

4. Conversar apenas com conhecidos

Para desenvolver o networking é preciso conhecer pessoas e conversar com desconhecidos. Afinal de contas, nenhum profissional consegue expandir sua rede de contatos conversando sempre com as mesmas pessoas.

Se a timidez atrapalhar nessa hora, é possível pedir para um amigo ou colega de trabalho apresentar o novo contato e realizar a ponte da comunicação inicial. Essa é uma solução eficiente para diminuir a insegurança em conversar com novas pessoas.

5. Não avançar nas etapas

Um dos maiores erros ao fazer networking é deixar todo o processo de contato inicial acabar por falta de comunicação posterior.

O networking não ocorre do dia para a noite, ele é um processo que precisa ser construído aos poucos. Afinal, as relações profissionais são como qualquer outra, elas também demandam tempo e paciência.

Uma dica interessante é deixar um segundo encontro marcado, assim é mais difícil que ambos os profissionais esqueçam do contato e percam o interesse nas próximas semanas.

Como investir em networking eficiente

Agora que você já sabe o que não fazer durante o processo de networking, nós apresentamos duas soluções eficientes para continuar expandindo a sua rede profissional de contatos.

O espaço de coworking da BQ Escritórios e Coworking é muito mais do que uma estação de trabalho completa, que reúne diversos profissionais. Este espaço possui a conexão humana na sua essência.

No coworking da BQ a proximidade com outras pessoas é diária e constante. Profissionais de todas as áreas se reúnem para trocar experiências e crescerem juntos, formando uma sólida rede de pessoas ativas e dispostas.

A BQ preza pelo contato pessoal e a troca de experiências, por isso, além de oferecer um coworking para networking real e humano, todos os meses ela realiza um encontro presencial voltado ao networking, em sua sede no centro do Rio de Janeiro.

O já tradicional Café da Manhã com Networking é um encontro recorrente e presencial que reúne empreendedores, profissionais autônomos e pessoas dispostas a fazer acontecer.

Gostou das soluções da BQ?

Então conheça o espaço de coworking e se inscreva no Café da Manhã para começar a expandir a sua própria rede profissional de contatos.

networking

Notícias relacionadas

15 de Fevereiro 2024
Networking
O poder do networking em um coworking: como se conectar com outros profissionais

O poder do networking em um coworking: como se conectar com outros profissionais

Quer aproveitar ao máximo as oportunidades de um coworking? Veja como começar a fazer networking com outros ...

Leia Mais
19 de Marco 2021
Networking
As dificuldades que as mulheres têm na construção da carreira

As dificuldades que as mulheres têm na construção da carreira

Confira no artigo um panorama do mercado de trabalho em relação às mulheres e descubra os principais desafios na ...

Leia Mais
22 de Outubro 2020
Networking
Networking virtual: como criar uma rede de contatos de sucesso

Networking virtual: como criar uma rede de contatos de sucesso

Com a pandemia e o isolamento social, o networking virtual se popularizou ainda mais. Confira no artigo quatro dicas ...

Leia Mais
17 de Setembro 2020
Networking
Como manter um bom networking

Como manter um bom networking

A rede de contatos é essencial para profissionais de todas as áreas. Pensando nisso, trazemos neste artigo dicas de ...

Leia Mais