BQ Escritórios em Inglês BQ Offices - English

5 erros que você pode estar cometendo ao fazer networking

Networking

Grande parte das pessoas hoje em dia reconhece a importância de nutrir uma boa rede de contatos no meio corporativo. O chamado networking auxilia a carreira dos mais diversos profissionais e abre portas para novas oportunidades no mercado de trabalho.

Por ser uma atividade vantajosa e benéfica para todos os envolvidos, o networking conquistou cada vez mais espaço nas empresas, coworkings e reuniões corporativas. As pessoas desejam cada vez mais estar mais próximas de outros profissionais, buscando formas de crescer na carreira com o auxílio de uma rede de contatos verdadeira e efetiva.

Mas apesar de não ser um processo baseado unicamente em interesses, como muitos pensam, o networking requer uma certa prudência para não soar invasivo e banal.

Para evitar essa situação, hoje nós trazemos cinco erros que você pode estar cometendo ao fazer o seu networking. Acompanhe o artigo e esteja pronto para criar uma rede de contatos eficiente e autêntica.

Os erros de networking

Existem diversas maneiras de praticar o networking: presencialmente em eventos, encontros profissionais e palestras, e virtualmente por e-mail, calls de áudio e vídeo e redes sociais específicas.

Com tantos métodos disponíveis para interagir com novas pessoas e trocar conhecimentos, é preciso ter atenção redobrada para não cometer uma gafe e prejudicar o processo.

Conheça agora os cinco erros mais comuns que os profissionais cometem ao fazer networking:

1. Abordagem inadequada

Todos os dias profissionais influentes são alvos de conversas superficiais e interesseiras. Principalmente no meio corporativo, as pessoas estão cercadas de relacionamentos rasos.

Por isso, a aproximação durante o networking nunca deve ser baseada unicamente em interesses. Se apresentar via e-mail ou por telefone, em alguns casos, pode passar uma impressão negativa.

O ideal é sempre buscar uma aproximação presencial e ser apresentado por algum amigo em comum. Priorizar o olho no olho no primeiro contato evita que o encontro pareça uma mera formalidade.

2. E-mail como canal principal

Apesar de ser uma ferramenta prática em tempos de comunicação agilizada, o e-mail não pode ser o único canal utilizado para networking.

Se comunicar com outros profissionais apenas pela troca de e-mails transmite impessoalidade e dificulta a criação de uma relação de confiança de ambos os lados.

Portanto, a melhor indicação ainda é o bom e velho bate papo pessoal. Os encontros presenciais ajudam a construir um relacionamento mais próximo e fazem da conversa um processo mais natural.

Mas se a aproximação pessoal não for possível, as chamadas de áudio e vídeo são uma boa alternativa. Utilizar a tecnologia para estar mais próximo das pessoas facilita a interação, mesmo que virtual, e otimiza o processo de troca de informações.

3. Não proporcionar trocas

Como já comentamos, o networking não deve ocorrer de maneira interesseira e superficial. Para que essa atividade seja eficiente, é preciso que ocorra uma troca entre os profissionais, seja de experiências de carreira ou indicações para vagas, por exemplo.

Estabelecer uma relação unilateral é um dos principais erros de quem realiza networking. E todos nós conhecemos alguém que só se aproxima quando precisa de algo, não é mesmo?

4. Conversar apenas com conhecidos

Para desenvolver o networking é preciso conhecer pessoas e conversar com desconhecidos. Afinal de contas, nenhum profissional consegue expandir sua rede de contatos conversando sempre com as mesmas pessoas.

Se a timidez atrapalhar nessa hora, é possível pedir para um amigo ou colega de trabalho apresentar o novo contato e realizar a ponte da comunicação inicial. Essa é uma solução eficiente para diminuir a insegurança em conversar com novas pessoas.

5. Não avançar nas etapas

Um dos maiores erros ao fazer networking é deixar todo o processo de contato inicial acabar por falta de comunicação posterior.

O networking não ocorre do dia para a noite, ele é um processo que precisa ser construído aos poucos. Afinal, as relações profissionais são como qualquer outra, elas também demandam tempo e paciência.

Uma dica interessante é deixar um segundo encontro marcado, assim é mais difícil que ambos os profissionais esqueçam do contato e percam o interesse nas próximas semanas.

Como investir em networking eficiente

Agora que você já sabe o que não fazer durante o processo de networking, nós apresentamos duas soluções eficientes para continuar expandindo a sua rede profissional de contatos.

O espaço de coworking da BQ Escritórios e Coworking é muito mais do que uma estação de trabalho completa, que reúne diversos profissionais. Este espaço possui a conexão humana na sua essência.

No coworking da BQ a proximidade com outras pessoas é diária e constante. Profissionais de todas as áreas se reúnem para trocar experiências e crescerem juntos, formando uma sólida rede de pessoas ativas e dispostas.

A BQ preza pelo contato pessoal e a troca de experiências, por isso, além de oferecer um coworking para networking real e humano, todos os meses ela realiza um encontro presencial voltado ao networking, em sua sede no centro do Rio de Janeiro.

O já tradicional Café da Manhã com Networking é um encontro recorrente e presencial que reúne empreendedores, profissionais autônomos e pessoas dispostas a fazer acontecer.

Gostou das soluções da BQ?

Então conheça o espaço de coworking e se inscreva no Café da Manhã para começar a expandir a sua própria rede profissional de contatos.

networking

compartilhe essa postagem em suas redes sociais!

postagens relacionadas

Networking

Conselho para quem busca networking: Café da Manhã com Networking da BQ

Você que acompanha o blog da BQ sabe que o networking é um tema recorrente por aqui. Afinal, essa atividade é fundamental para o m...

leia mais
Networking

Netweaving: um novo conceito de networking

Quem nunca desejou conhecer aquela pessoa influente e bem-sucedida profissionalmente, visando conquistar melhores oportunidades para sua carreira? O t...

leia mais
Networking

Como fazer networking e transformar contatos em oportunidades

A concepção de networking, rede de relacionamentos e contatos, se estendeu para vários âmbitos da vida profissional e pesso...

leia mais

sobre a BQ

A BQ é uma empresa gerenciadora de escritórios, uma solução eventual ou permanente, adequando espaço e serviços de acordo com a conveniência do cliente.

inscreva-se

Receba nossos conteúdos exclusivos.

Rio de Janeiro - Centro (21) 3231-9000 |

Macaé (22) 3723-5400

solicite um orçamento
Rio de Janeiro - Centro Macaé