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Vai alugar uma sala comercial? Confira as dicas da BQ!

Sala Comercial

Seja para iniciar um empreendimento ou apenas uma situação pontual, a locação de uma sala comercial ainda gera muitas dúvidas nos empresários. Mas, apesar de parecer uma missão complicada, alugar uma sala, ou escritório mobiliado para o seu negócio pode ser algo simples, basta contar com os parceiros certos.

No post de hoje você vai conferir algumas dicas que nós da BQ Escritórios e Coworking separamos para quem está buscando um novo espaço de trabalho. Portanto, se você tem dúvidas sobre este assunto, continue acompanhando o artigo.

Comprar ou alugar uma sala comercial?

Adquirir um imóvel não é barato, ainda mais com tantas questões que influenciam no preço, como localização, tamanho, infraestrutura, segurança da região, garagem, etc.

E quando o assunto é imóvel comercial, as preocupações são ainda maiores, já que muitos profissionais buscam um espaço para receber clientes, fechar negócios e estabelecer suas empresas.

Principalmente nas capitais e grandes centros financeiros, como são as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, a compra de salas comerciais pode custar um valor que muitas empresas não têm como pagar, logo, o aluguel ainda é a opção “mais em conta” para a realidade de muitos empresários no país.

Custos de uma sala comercial

Mesmo se tratando de um investimento muito mais barato do que a compra, o aluguel de uma sala comercial ainda é uma grande responsabilidade. Por isso, deve ser realizado com cautela e muita pesquisa.

O mercado imobiliário oferece diversas salas comerciais, basta uma rápida pesquisa na internet para encontrar imóveis de todos os tipos, desde espaços menores, em bairros mais afastados, até grandes salas em endereços de prestígio.

Dessa forma, o custo de alugar uma sala comercial pode variar muito, dependendo basicamente das necessidades do locatário e do orçamento disponível.

Por que alugar uma sala comercial?

Em meio à tantas formas de trabalho, como home office e coworking, alugar uma sala comercial traz vantagens únicas para o profissional e seu empreendimento, como por exemplo:

  • Maior segurança: Por ser uma sala privativa, todos os processos da sua empresa estão concentrados em um lugar fechado, longe do acesso de pessoas desconhecidas.
  • Privacidade: Uma sala comercial entrega a privacidade necessária para receber clientes e parceiros a qualquer momento, sem incômodos sonoros ou interrupções externas. Um escritório oferece a segurança que muitos empresários necessitam na hora de falar sobre negócios e transações importantes.
  • Personalização: Por ser um espaço único para a sua empresa, a sala comercial pode ser personalizada de acordo com as cores da marca, ou a preferência dos funcionários, oferecendo um ar mais acolhedor e pessoal.
  • Aumento da produtividade: Em comparação com o home office, um escritório alugado aumenta a produtividade do profissional. Já que trabalhar em casa oferece muitas distrações e exige concentração em dobro. Portanto, para entregar resultados mais efetivos para o seu negócio, invista em um espaço comercial próprio.

Dicas da BQ para alugar uma sala comercial

Agora que você já conhece as vantagens de alugar uma sala comercial, a equipe da BQ separou 11 dicas essenciais para ajudar os profissionais que desejam alugar um espaço para instalar a sua empresa.

Confira agora algumas dicas que devem ser consideradas antes de fechar qualquer negócio imobiliário:

1. Planejamento

Principalmente se o negócio estiver em fase inicial, realizar um planejamento antes de buscar por uma sala comercial, ajuda a solucionar muitas dúvidas nesta etapa inicial da procura pelo imóvel ideal.

É importante para o empreendedor ter pleno domínio sobre seu negócio, sabendo identificar questões como: qual é o público alvo?, onde eles estão?, quais são os plano da empresa a curto, médio e longo prazo?, qual a estrutura necessária nos próximos meses e anos?, dentre outras perguntas.

Após todos esses questionamentos estarem bem definidos no planejamento do profissional, é hora de partir para as próximas etapas.

2. Orçamento

A segunda dica é estipular o valor máximo disponível para investir no aluguel da sala comercial.

É importante ressaltar que dentro desse budget determinado, é preciso incluir despesas além do valor do aluguel, como o condomínio, luz, seguro, IPTU, limpeza do espaço, eventuais obras e manutenções, etc. Ter um orçamento definido economiza tempo e otimiza a busca pelo imóvel ideal.

3. Tamanho do imóvel

A partir do orçamento disponível, é hora de considerar o tamanho da sala a ser alugada.

Neste processo, o profissional deve contar com fatores como equipamento e tamanho da equipe. Afinal, o espaço de trabalho deve possuir o tamanho adequado para abrigar todos os funcionários de maneira confortável, bem como os clientes e visitantes.

4. Localização

A próxima dica é referente à localização do imóvel. Levando em conta o budget e o tamanho mínimo necessário da sala, o profissional conseguirá ter uma noção mais clara de qual região está dentro de seu orçamento.

Contudo, além de orçamento e tamanho, é fundamental considerar o planejamento inicial que comentamos lá na primeira dica.

Questões como ramo de atuação do negócio, público alvo, e cartela de clientes, pesam na hora de definir a localização da sua empresa.

Além disso, é importante observar se a região visada possui os serviços básicos de água, luz e esgoto, e uma boa cobertura de rede.

5. Acessibilidade

A questão da acessibilidade da região deve ser considerada em conjunto com a definição do local. Afinal, de nada adianta instalar sua empresa em uma região com preços mais em conta, se a mobilidade em torno do imóvel é ruim.

Por isso, lembre-se de pesquisar por espaços com estacionamento no prédio, ou nos entornos, e presença de transporte público, como ônibus e metrô.

6. Pesquisas prévias

Procurar um imóvel residencial já exige muita pesquisa e paciência. E quando se trata de alugar um espaço para sediar um empreendimento, o processo deve ser ainda mais detalhado e cauteloso.

Por isso, ao procurar uma sala comercial, tenha em mente que será necessário realizar uma pesquisa profunda, e, para isso, a internet é a ferramenta ideal e mais eficiente.

7. Comparação

Após fazer a pesquisa, e ter algumas opções de imóveis, é hora de comparar cada um. Afinal, nunca se deve escolher somente uma opção.

Portanto, procure fazer visitas aos imóveis selecionados em horários diferentes, para avaliar como realmente é o espaço ao longo do dia.

8. Qualidade dos móveis

Caso opte por alugar um escritório mobiliado, antes de fechar negócio confira a condição e a qualidade dos móveis.

Vale ressaltar que o espaço deve ser alinhado com o ramo do seu negócio. Escritórios de advocacia, por exemplo, precisam ter uma mobília neutra e com um tom mais sério.

Os escritórios mobiliados ainda oferecem uma maior economia para o empresário durante a instalação da empresa. Já que além das despesas iniciais com o aluguel, investir em mobiliário encarecerá ainda mais o processo.

9. Estrutura do prédio

Avalie a estrutura do prédio onde o imóvel está localizado, e não apenas a sala comercial. Cheque a qualidade dos elevadores, da recepção, a segurança predial e outros aspectos que considerar importante.

Tenha em mente que prédios mais novos são mais tecnológicos, portanto, costumam ter um aluguel mais caro do que construções mais antigas.

10. Custo-benefício

É importante para o profissional avaliar o custo benefício do investimento. A sala irá agregar valor para a sua empresa? Qual será a contribuição que o espaço poderá trazer para o sucesso do empreendimento? A localização é favorável para o recebimento de clientes?

Todos estes questionamentos ajudam o empresário a mensurar o custo-benefício do espaço, contribuindo para uma decisão final mais assertiva.

11. Contrato

A última dica para quem deseja alugar uma sala comercial é: atenção com o contrato. Antes de assinar qualquer documento ou contrato de locação, o empresário deve ler todo o documento e se atentar a detalhes como prazos e multas rescisórias.

O ideal é contar com a ajuda de um advogado especialista em imóveis para avaliar o documento e esclarecer as possíveis dúvidas.

Para evitar dores de cabeça no futuro, o locatário ainda deve verificar se a documentação do imóvel está em ordem, solicitando o registro do espaço em nome do locador, bem como a matrícula e a autorização da prefeitura para a destinação do uso do local.

Outra dica importante é verificar se a propriedade está legalizada e regularizada perante os órgãos públicos, e se não consta nenhuma cobrança em aberto.

Com todas essas dicas fica mais fácil alugar uma sala comercial ou escritório para sua empresa, não é mesmo?

Contudo, as dicas são muito mais eficientes quando o profissional possui o parceiro certo no processo de locação. Por isso, conte com a equipe da BQ Escritórios e Coworking para ter seu próprio espaço comercial.

Nossos escritórios mobiliados oferecem todos os serviços que a sua empresa precisa, em um endereço reconhecido e de fácil acesso — no centro do Rio de Janeiro.

Na BQ, você pode contar com um gama de serviços e facilidades, além de usufruir de benefícios exclusivos. Todos nossos parceiros têm acesso gratuito à palestras, mentorias, assessoria profissional e encontros profissionais, com muito networking e interação.

Alugue já um escritório mobiliado da BQ Escritórios e Coworking, e se preocupe apenas em crescer cada vez mais, o resto fica por nossa conta!

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sobre a BQ

A BQ é uma empresa gerenciadora de escritórios, uma solução eventual ou permanente, adequando espaço e serviços de acordo com a conveniência do cliente.

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