08 de Marco 2023

Dia Internacional da Mulher: mais que liberdade financeira, empoderamento

Dia Internacional da Mulher: mais que liberdade financeira, empoderamento

O dia internacional da mulher, além de toda a representatividade e importância, nos convida para olhar a forte presença feminina no mercado de trabalho.

Estima-se que o Brasil é o sétimo país com maior número de mulheres empreendedoras no mundo: são 30 milhões de empreendedoras, de um total de 52 milhões de pessoas.

No contexto de Microempreendedor Individual (MEI), as mulheres representam 48% do número total de MEIs.

Ao olharmos para a história e o aumento crescente da presença da mulher no mercado de trabalho, fica fácil perceber quantas dificuldades foram enfrentadas e outras que ainda seguem sendo parte do presente.

Neste artigo vamos abordar alguns aspectos que abrangem a presença das mulheres no mercado do empreendedorismo em suas mais variadas atuações. 

A desigualdade de gênero nas empresas

Não há como abordar o assunto de presença feminina no universo corporativo sem  mencionar a desigualdade de gênero que ainda persiste.

Números de uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), demonstram que no país as mulheres recebem o equivalente a 78% do valor de salário de homens que desempenham as mesmas funções.

O número de mulheres que ocupam cargos elevados dentro das corporações também é menor, chegando a apenas 10% dos cargos de presidente de conselho de administração das empresas listadas na Bolsa de Valores de São Paulo, por exemplo.

Essa defasagem de mulheres na equipe não é apenas problemática por continuar incentivando a desigualdade de gênero, mas é uma estratégia que reduz a produtividade e as chances de crescimento das profissionais.

Em 2020, uma pesquisa feita pela McKinsey, demonstrou que  as organizações com os níveis mais altos de diversidade de gênero nos times executivos tinham 25% a mais de probabilidade de obter  lucratividade acima da média do que as empresas dominadas por homens.

A Organização Internacional do Trabalho indica que empresas que priorizam a diversidade têm lucros maiores, entre 5% e 20%.

Mas, apesar das dificuldades enfrentadas, as mulheres também têm se dedicado muito ao empreendedorismo.

A Rede da Mulher Empreendedora afirma que durante a pandemia, onde diversas empresas tiveram que demitir funcionários ou até mesmo fechar as suas portas, o empreendedorismo feminino cresceu em 40%.

A mesma instituição mostra ainda que 88% das mulheres são mais interessadas em continuar empreendendo após a pandemia e 76% delas afirmam que vão fazer de tudo para manter o negócio.

O time feminino na BQ Escritórios e Coworking

As mulheres que fazem parte da nossa equipe fazem toda a diferença na nossa expansão, crescimento e atuação.

As sócias Kiki Lessa e Noelle Magalhães, são figuras essenciais na nossa história, além de serem grandes exemplos de força e dedicação.

O olhar de ambas é cuidadoso e atento para garantir oportunidades de desenvolvimento que surgem por meio de parcerias e estratégias de negócio.

A persistência de todas as mulheres da nossa equipe é inspiradora e transforma a nossa atuação para melhor.

Notícias relacionadas

21 de Marco 2024
Notícias
O impacto do trabalho híbrido na produtividade da empresa

O impacto do trabalho híbrido na produtividade da empresa

O modelo híbrido: flexibilidade, integração e inovação. Saiba como esse formato revoluciona o ambiente de trabalho...

Leia Mais
25 de Maio 2023
Notícias
Semana do meio ambiente: por que sua empresa precisa participar

Semana do meio ambiente: por que sua empresa precisa participar

Conheça os benefícios de engajar sua empresa na Semana do Meio Ambiente e incentive seus funcionários a serem agentes...

Leia Mais
20 de Abril 2023
Notícias
Imposto de renda 2023: saiba o que mudou e como declarar corretamente

Imposto de renda 2023: saiba o que mudou e como declarar corretamente

Entenda as principais mudanças nas regras de declaração de Imposto de Renda deste ano e quem precisa realizar esse ...

Leia Mais
23 de Fevereiro 2022
Notícias
Qual é o impacto do excesso de reuniões na produtividade e saúde mental?

Qual é o impacto do excesso de reuniões na produtividade e saúde mental?

Quando milhões de profissionais tiveram que trabalhar em casa no início da pandemia, as videoconferências se tornaram...

Leia Mais
Imagem perfil

Chame no WhatsApp

Fechar

Entre em contato com a equipe da BQ Escritórios