Rio de Janeiro: criatividade, inovação e...coworking!

Coworking

Você sabia que o Rio de Janeiro já foi conhecido como o principal pólo cultural do país? Apesar de nos últimos tempos o estado ter enfrentando graves crises financeiras, afetando a maioria do serviços públicos, as perspectivas para esse ano que começa são boas. Hoje, o estado já pode ser considerado o pólo da economia criativa no Brasil. O cenário para esse setor é otimista e tem gerados empregos, lucros e despertado o interesse de novos empreendedores e empresas. Contudo, ser dono do próprio negócio não é nada fácil, ainda mais no Brasil. Os diversos custos e impostos, aliados à burocracia, exigem paciência, persistência e, em muitos casos, a procura de alternativas que resultem em benefícios para a empresa. Por isso, quem deseja adentrar neste setor criativo e inovador, precisa contar com opções que diminuam o gasto com infraestrutura, mas sem perder em conforto, comodidade e credibilidade, como os coworkings. Conheça no post de hoje quais são perspectivas para esse ano de 2019 no Rio de Janeiro e as vantagens de um coworking para empreendedores e empresas da área.

O incentivo à criatividade no Rio de Janeiro

Apesar do clima de instabilidade econômica e do período turbulento enfrentado pelo Rio de Janeiro nos últimos anos, as projeções para 2019 são otimistas. Parte disso vem do crescimento expressivo da chamada economia criativa, setor formado por profissionais que mantém atividades econômicas relacionadas à produção de bens e serviços que utilizam a criatividade e as habilidades dos trabalhadores como fatores primários e que tem ganhado cada vez mais espaço em terras fluminenses. Esse setor vai além das empresas de cinema, áudio e televisão e o Carnaval, envolvendo também áreas como publicidade, design, moda, arte, gastronomia e desenvolvimento de software.  

O Mapa da Indústria Criativa feito pela Firjan mostra que o número de profissionais criativos no País cresceu nos últimos dois anos e chegou a 851,2 mil – o Rio de Janeiro ocupa o segundo lugar no ranking nacional com 99 mil postos de trabalho ocupados por esse tipo de profissional, o que deixa o estado atrás apenas de São Paulo, que emprega 328 mil pessoas na área. Hoje, a economia criativa representa 3,7% do PIB do estado, sendo que os empreendedores que queiram investir nesta área, recebem apoio por meio da incubadora Rio Criativo.

Segundo o gerente de Indústria Criativa da Federação de Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Gabriel Pinto, em matéria veiculada no G1, “durante muitos anos, o Rio de Janeiro foi capital do País. Por isso, boa parte do pensamento brasileiro está concentrado aqui - e a economia criativa é ligada ao pensamento de forma direta. O Rio também tem uma identidade muito forte, capaz de gerar novas identidades e estimular novas formas de negócios. Some-se isso ao fato de que quatro dos 10 principais centros de pesquisa de excelência de produtos funcionam aqui. Tudo isso contribui para a criação de um ambiente favorável à criatividade", explicou.

Ou seja, esse incentivo à criatividade é um fator de destaque para quem deseja seguir o caminho do empreendedorismo ou expandir sua área de atuação empresarial. E para quem está arriscando novos caminhos, nada melhor que aproveitar as vantagens de um coworking.

Vantagens do coworking

A definição de coworking, em resumo, é ser um espaço colaborativo, eficiente e econômico para empresas e profissionais que querem ter acesso a uma estrutura robusta, pronta para usar, mas sem custo fixo elevado. Isso é possível justamente pelo uso e divisão inteligente de recursos. Dessa maneira, o local fica responsável pelos custos fixos e pela manutenção do espaço, enquanto o coworker (usuário) paga uma taxa pelo uso da estrutura.

Apesar de ser uma das vantagens mais relevantes, engana-se quem pensa que os benefícios de se trabalhar em um coworking vêm apenas dos gastos reduzidos com esses espaços. Quando profissionais passam a trabalhar em um ambiente compartilhado, com gente de diferentes empresas e áreas, várias marcas têm percebido também um aumento na qualidade do trabalho de seus colaboradores graças à socialização e ao fomento da criatividade proporcionados por espaços de coworking, ou seja, pela possibilidade de networking.

Na BQ Escritórios, acreditamos em um espaço que fomenta a inovação, criatividade e parcerias. Oferecemos espaços de trabalho compartilhados com o melhor custo benefício, aliando infraestrutura completa de serviços, em um ambiente inspirador. Além de contar com atendimento personalizado, telefone dedicado, box e recebimento de recados via APP, oferecemos a possibilidade de utilizar o local como endereço comercial e fiscal, investindo assim na imagem de sua empresa.

Comece seu ano investindo em um ambiente profissional que só irá te trazer benefícios, traga seu projeto para a BQ!

 

compartilhe essa postagem em suas redes sociais!

postagens relacionadas

Coworking

Como abrir uma microempresa

O começo do ano é a época em que a maioria das pessoas decide tirar os sonhos e planos do papel, inclusive aquelas que têm ...

leia mais
Coworking

Cinco motivos para você procurar um coworking para sua empresa

Atualmente, no universo corporativo, o coworking é um tópico muito abordado. Mas, devido à falta de informações, mu...

leia mais

sobre a BQ

A BQ é uma empresa gerenciadora de escritórios, uma solução eventual ou permanente, adequando espaço e serviços de acordo com a conveniência do cliente.

inscreva-se

Receba nossos conteúdos exclusivos.

Rio de Janeiro (21) 3231-9000 |

Macaé (22) 3723-5400

solicite um orçamento
Rio de Janeiro Macaé