O que aprender com as grandes empresas inovadoras?

Negócios

Como todos os anos, grandes e renomadas companhias figuram entre mais inovadoras do mundo. Independentemente do segmento, é possível identificar um conjunto de características que diferem essas empresas inovadoras das tradicionais. Essas características podem servir de inspiração para quem deseja trilhar o mesmo caminho e, se trabalhadas de forma organizada e contínua, trarão resultados significativos para qualquer tipo de empresa. Confira no post de hoje o que é inovação corporativa e o que possível aprender com essas companhias!

O que é inovação corporativa?

Cada vez mais comum no mundo corporativo, a inovação deixou de ser um diferencial, passando a ser um pré-requisito para a maioria das empresas. Mas o que de fato ela significa? Atualmente, o fácil acesso à informação fez com que os consumidores se tornassem cada vez mais exigentes em relação ao produto ou serviço que escolhem para comprar, além de prezar sempre por uma praticidade maior. Com essa nova realidade, as empresas têm percebido a necessidade cada vez maior de se destacar em meio a concorrência através de soluções inovadoras. Como consequência disso, os investimentos em áreas de inovação corporativa, mesmo em meio a uma economia oscilante, têm crescido de maneira expressiva.  Nesse cenário, a inovação representa a investigação bem sucedida de novas ideias como aumentar o faturamento, aumentar a produtividade, reduzir custos, alcançar novos mercados, aumentar as margens de lucro, entre outros benefícios.

Em resumo, a inovação ajuda as organizações a agregarem valor aos produtos ou serviços ofertados, o que traz diferenciação no ambiente competitivo do mercado atual.É possível implantar a cultura da inovação na realidade de qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Para isso, é necessário dar atenção a alguns pontos que são essenciais.

Estratégia

A grande maioria das empresas consideradas inovadoras possuem visão de futuro, diretrizes claras e indicadores. Ter visão de futuro possibilita o desenvolvimento de novas ideias, contribuindo cada vez mais para o atingimento das metas. Com base na visão de futuro, é preciso desdobrar os macro-objetivos em todos os setores da empresa. Afinal, gerenciar o que não se pode medir é uma tarefa quase impossível. Além disso, é necessário ter indicadores que irão auxiliar na tomada de decisão e ajustar o caminho.

Arquitetura Empresarial

A arquitetura empresarial, também conhecida por EA (Enterprise Architecture), é um modelo que define a estrutura da organização e como ela pode cumprir com os requisitos atuais e objetivos futuros de negócio.  Nas empresas inovadoras, essa arquitetura não é tão importante quanto nas mais tradicionais, já que a inovação geralmente não segue padrões, não se preocupando com hierarquias. A inovação surge de bons insights, independe de cargo ou salário. Nesse caso, os colaboradores (de todos os níveis hierárquicos), os processos e a infraestrutura devem ser organizados de maneira que estimulem a criatividade e o surgimento de insights.

Capacitação de Pessoas

Esse é uma das lições mais importantes, já que pessoas são a fonte de ideias criativas. As empresas inovadoras sabem da importância disso e investem na capacitação de seus profissionais através de programas de reconhecimento, além de estarem preocupadas em reter talentos, pois perdê-los significa a perda de todo o investimento em conhecimento e capacitação dos profissionais.

Processos

Para garantir a efetividade, ter processos alinhados e planejados com foco na inovação é necessário.  Um desses processos deve ser direcionado ao monitoramento e pesquisa de mercado. É importante observar e analisar os movimentos dos mercados, os projetos recém-lançados pela concorrência, as novidades em que seus fornecedores estão trabalhando para seus concorrentes e, principalmente, as necessidades específicas de cada cliente.

Cultura da Inovação

Todo o conjunto de valores compartilhado pela empresa inovadora se consolida em uma nova "cultura". Se os colaboradores não compartilharem os mesmos valores e não possuírem o mesmo entendimento, a cultura não existe. Por isso, é necessário investir na valorização de ideias e na capacidade de transformar erros em oportunidades.

É possível crescer em um mercado tradicional sem precisar criar inovações de outro mundo. Muitas vezes, a forma como se gere o negócio pode elevar os resultados da empresa.

 

compartilhe essa postagem em suas redes sociais!

postagens relacionadas

Negócios

A importância do coaching no ambiente empresarial

Investir no aperfeiçoamento e na capacitação dos colaboradores têm sido um dos principais objetivos das empresas. Isso &eac...

leia mais
Negócios

Tendências para o mundo dos negócios nos próximos anos

Com o avanço tecnológico, o mundo tem mudado de forma rápida e expressiva, principalmente no âmbito corporativo. As novas t...

leia mais
Negócios

Empreendedorismo Feminino

Assim como a presença das mulheres no mercado de trabalho tem aumentado, o empreendedorismo feminino também vêm crescendo cada vez...

leia mais

sobre a BQ

A BQ é uma empresa gerenciadora de escritórios, uma solução eventual ou permanente, adequando espaço e serviços de acordo com a conveniência do cliente.

inscreva-se

Receba nossos conteúdos exclusivos.

Rio de Janeiro (21) 3231-9000 |

Macaé (22) 3723-5400

solicite um orçamento
Rio de Janeiro Macaé