Tendências para o mundo dos negócios nos próximos anos

Negócios

Com o avanço tecnológico, o mundo tem mudado de forma rápida e expressiva, principalmente no âmbito corporativo. As novas tecnologias trouxeram uma série de possibilidades que antes não existiam e, lidar e saber como aproveitar essas tendências se torna fundamental para garantir a sobrevivência das organizações. Confira no post de hoje algumas tendências para os próximos anos!

Ambientes remotos, escritórios virtuais e coworkings

Atualmente, cada vez mais empresas têm escolhido diminuir ou extinguir o escritório e formar equipes remotas, utilizando escritórios virtuais, home office ou coworkings. Essas modalidades de trabalho surgem como alternativas para reduzir a sobrecarga da empresa, mantém o horário flexível e ajuda a recrutar os melhores talentos possíveis. Além disso, são alternativas mais baratas. Apesar dos benefícios, trabalhar nestas modalidades exige comunicação, confiança e cultura, partindo tanto dos colaboradores, quanto da empresa.

Automação

Levando em conta os avanços tecnológicos e estudos realizados, acredita-se que em menos de 20 anos iremos perder mais da metade dos nossos empregos para robôs, através da Inteligência Artificial (IA). O principal objetivo dos sistemas de IA é executar funções que, caso um ser humano fosse executar, seriam consideradas inteligentes.Esses sistemas contarão com a capacidade de raciocínio, aprendizagem, reconhecimento de padrões e inferência. Ou seja, a Inteligência Artificial será cada vez mais usada para resolver problemas complexos.

Desenvolvimento humano

Essa é uma área já bastante forte nos dias de hoje. Os coachings têm se destacado no mercado ao auxiliar pessoas a crescerem nos ramos profissional e pessoal. Isso se deve a uma mudança significativa na sociedade, onde nunca se teve tanta incerteza quanto ao que se deseja conquistar e aonde quer chegar.

Economia social

O crowdfunding chegou para ficar. Além do financiamento coletivo, há também o empréstimo coletivo, a compra de ações em grupo e a patronagem online. As diferentes formas de fazer um negócio ou projeto acontecer na economia social só tendem a se destacar ainda mais em um futuro próximo.

Agilidade nos processos

Os processos produtivos nas empresas têm passado por mudanças expressivas, principalmente no quesito relacionado à realização de tarefas. A utilização de softwares que ajudam a manter a produção organizada, simples e ágil já têm sido aplicada com o objetivo de otimizar e acelerar os processos internos. A tendência é organizar funcionários em times pequenos, focados e com organização própria, no qual retornos e resultados são medidos com maior fluidez.

Conhecimento híbrido

Os profissionais do futuro irão se destacar através da habilidade de combinar conhecimentos múltiplos na hora de executar tarefas e resolver problemas. Além disso, a experiência passa a ser mais valorizada do que educação formal.

Responsabilidade Social

Mais do que nunca, os consumidores estão preocupados com o que as empresas têm a dizer no que diz respeito à delicadas questões políticas, sociais e ambientais. As organizações deverão sentir cada vez mais a pressão para assumir posições a respeito do que defendem, acreditam e apoiam e os consumidores seguirão a tendência de escolher marcas que se alinham com suas crenças mais importantes.

A orientação é que profissionais e empresas, de diferentes ramos, estudem as tendências, identifiquem as que terão impacto em suas vidas e negócios, e partam para a ação. Saber se adaptar e se modernizar é o que irá garantir o futuro dos negócios!

 

compartilhe essa postagem em suas redes sociais!

postagens relacionadas

Negócios

A importância do coaching no ambiente empresarial

Investir no aperfeiçoamento e na capacitação dos colaboradores têm sido um dos principais objetivos das empresas. Isso &eac...

leia mais
Negócios

Empreendedorismo Feminino

Assim como a presença das mulheres no mercado de trabalho tem aumentado, o empreendedorismo feminino também vêm crescendo cada vez...

leia mais
Negócios

O que é ser empreendedor?

De uns tempos para cá, o termo empreendedorismo tem ganhado cada vez mais destaque. O senso comum a respeito dessa prática gira em torno...

leia mais

sobre a BQ

A BQ é uma empresa gerenciadora de escritórios, uma solução eventual ou permanente, adequando espaço e serviços de acordo com a conveniência do cliente.

inscreva-se

Receba nossos conteúdos exclusivos.

Rio de Janeiro (21) 3231-9000 |

Macaé (22) 3723-5400

solicite um orçamento
Rio de Janeiro Macaé