Empreendedorismo Feminino

Negócios

Assim como a presença das mulheres no mercado de trabalho tem aumentado, o empreendedorismo feminino também vêm crescendo cada vez mais no Brasil e no mundo. Isso é resultado do incentivo à representatividade e empoderamento, aliado a inovação da liderança e ao surgimento de novas oportunidades de negócios. No post de hoje, saiba mais sobre o cenário do empreendedorismo feminino no Brasil.

Crescimento significativo

O número de mulheres que estão vencendo a desigualdade e provando o seu real valor e competência no mercado está aumentando cada dia mais. Segundo dados do consórcio internacional GEM (Global Entrepreneurship Monitor), em parceria com o Sebrae, as mulheres foram responsáveis por 51,5% dos novos negócios criados no Brasil em 2016, ou seja, mais da metade. Além disso, de acordo com estudos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), as mulheres ocupam 37% dos cargos de chefia.

O incentivo à participação feminina no mundo dos negócios é uma questão que vai além da igualdade de gênero. É necessário dar relevância ao potencial econômico que se obtém ao promover o empreendedorismo feminino. Isso é comprovado através de uma pesquisa realizada em março de 2017 pela Fundação Getúlio Vargas, que revela que a participação da mulher no mercado neste período de crise obteve resultados melhores que o dos homens.

Desafios e Diferenciais

Mesmo com dados a favor da participação feminina, aos incentivos às empreendedoras e ao avanço na conquista dos espaços, os desafios e dificuldades ainda são grandes. Apesar do crescimento dos movimentos à favor da mulher e de uma maior conscientização, as mulheres ainda encontram a necessidade de lutar e provar que têm competência e capacidade para ter seu lugar em meio ao mundo corporativo. Isso acontece por causa da forte influência social, instituída por séculos de história em que os homens eram os únicos responsáveis por garantir o sustento das famílias.

Além disso, as iniciativas empreendedoras femininas ainda estão em um período de crescimento. Por conta disso, muitas se sentem intimidadas na hora de fazer networking ou apresentar seu negócio. Por isso, grupos de apoio à mulheres empreendedoras e ações que favoreçam o fortalecimento da mulher nos negócios são tão importantes, garantindo o apoio e confiança necessários para o crescimento profissional.

Apesar das dificuldades, as mulheres têm se mostrado cada vez mais qualificadas para gerenciarem negócios.  Segundo pesquisa feita pela consultoria Mckinsey, empresas com liderança feminina apresentam um aumento de 21% nas chances de conquistar resultados acima da média.

Por serem mais detalhistas e possuírem uma visão sistêmica e analítica do negócio como todo, conseguem desenvolver melhor as relações interpessoais, garantindo uma grande vantagem competitiva no mercado.

Como se tornar uma empreendedora de sucesso?

Empreender exige motivação, preparo, determinação e depende, sem dúvidas, de paixão pelo que se faz. Acreditar e investir no sonho é a principal chave para transformar ideias em projetos inspiradores.

Qualificação: ter conhecimento e investir no conhecimento é uma atitude essencial para qualquer empreendedora. Isso cria mais preparação para os desafios técnicos e gera mais confiança para a conquista dos resultados esperados

Perseverança: Os desafios são grandes e com certeza diversas barreiras surgirão ao longo tempo. Apesar disso, desistir não deve ser a opção. Encontrar saídas criativas e acreditar no próprio potencial são ações que ajudam a chegar ao resultado final.

Criatividade: uma das características mais evidentes do povo brasileiro é a criatividade. Encontrar soluções inovadoras é o que irá destacar seu negócio em um mercado extremamente competitivo.

Compreender que o empreendedorismo feminino é um instrumento de transformação social deve fazer parte da nosso sociedade. O empreendedorismo feminino é uma ferramenta capaz de fortalecer e dar visibilidade às mulheres, ajudando a mostrar o poder feminino nos negócios e a capacidade feminina de inovar, criar, transformar e crescer.

A BQ abraça o empreendedorismo feminino, oferecendo todo suporte necessário que seu projeto precisa! Oferecemos um espaço completo para empresas e profissionais que buscam uma extensão inteligente com o melhor custo-benefício, flexibilidade, praticidade e conforto com excelente atendimento.

 

compartilhe essa postagem em suas redes sociais!

postagens relacionadas

Negócios

O que aprender com as grandes empresas inovadoras?

Como todos os anos, grandes e renomadas companhias figuram entre mais inovadoras do mundo. Independentemente do segmento, é possível ide...

leia mais
Negócios

A importância do coaching no ambiente empresarial

Investir no aperfeiçoamento e na capacitação dos colaboradores têm sido um dos principais objetivos das empresas. Isso &eac...

leia mais
Negócios

Tendências para o mundo dos negócios nos próximos anos

Com o avanço tecnológico, o mundo tem mudado de forma rápida e expressiva, principalmente no âmbito corporativo. As novas t...

leia mais

sobre a BQ

A BQ é uma empresa gerenciadora de escritórios, uma solução eventual ou permanente, adequando espaço e serviços de acordo com a conveniência do cliente.

inscreva-se

Receba nossos conteúdos exclusivos.

Rio de Janeiro (21) 3231-9000 |

Macaé (22) 3723-5400

solicite um orçamento
Rio de Janeiro Macaé