O que é ser empreendedor?

Negócios

De uns tempos para cá, o termo empreendedorismo tem ganhado cada vez mais destaque. O senso comum a respeito dessa prática gira em torno de “pessoas que abrem um negócio, sendo seu próprio chefe”. Apesar dessa definição não estar errada, o conceito vai muito além disso: empreender é investir em um sonho, enxergando além das circunstâncias e gerando oportunidades.

 A Origem do Empreendedorismo

Originalmente, o conceito apareceu pela primeira vez no século XVII, na França, chamado de entreprenuer.  Já no Brasil, começou a ser disseminado por volta dos anos 90. Mesmo com esse surgimento “tardio”, o Brasil aparece hoje na lista dos países mais empreendedores do mundo, inclusive ficando à frente de países como Argentina, México e dos países do BRICS. Segundo a pesquisa GEM 2017, do Sebrae/IBQP, são quase 50 milhões de empreendedores no país geram emprego e movimentam a economia no país.

Apesar de não faltarem definições sobre o conceito de empreendedorismo, uma das melhores e mais aceitas foi a desenvolvida pelo doutor em administração de empresas Jeffry A. Timmons. Para o autor,  “empreendedorismo é uma forma de pensar e agir, guiada por visão holística e liderança, focada em agregar valor”. Já o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae, usa a definição do autor Louis Jacques Filion, que diz que “Um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões.”

Partindo dessas definições, ser empreendedor significa ter a visão aguçada para os problemas na sociedade, buscando sempre a melhor forma de solucioná-los. É possível, portanto, ser empreendedor trabalhando em cargos públicos e até mesmo dentro da própria casa. No sentido mais abrangente da palavra, empreender significa criar – e colocar em prática – soluções inovadoras, sendo o lucro uma consequência de todo esse processo. Para que isso seja possível, é essencial ter perspectivas diferentes da realidade, focando na inovação e criatividade como resultado final.

Indo além da ideia de surgimento de novos negócios, o empreendedorismo também pode ter seu foco de atuação dentro de empresas que já existem. O empreendedorismo corporativo acontece quando pessoas com influência no empreendimento buscam aperfeiçoar atividades, com o objetivo de aumentar os lucros. Isso envolve a criação de novos setores, novas atividades ou até mesmo novos produtos, desde que seja mantido dentro da organização. Já o intraempreendedorismo é determinado quando há a busca pela inovação, sugerindo mudanças significativas no negócio.

As Características de um Empreendedor

De acordo com a Endeavor, organização que é referência e líder no apoio a empreendedores, há alguns traços que todos os empreendedores e candidatos a empreendedor precisam ter, entre elas: positividade, resiliência, perseverança, visão a longo prazo, criatividade e proatividade.

Em tempos de crise, essas características se fazem ainda mais necessárias. Ao mesmo tempo que as dificuldades encontradas são maiores, as oportunidades crescem na mesma medida. Um dos maiores diferenciais de um bom empreendedor é a capacidade de crescer em momentos de dificuldade e encontrar soluções quando o cenário é desfavorável. A consciência de que o risco também é um fator inerente ao empreendedorismo também precisa existir, evitando assim possíveis descontentamentos e prejuízos.

Apesar dos inúmeros desafios, ainda assim podemos dizer que o empreendedorismo vale a pena, pois além de proporcionar a possibilidade de crescimento profissional e aumento gradual dos rendimentos, empreender ainda traz a satisfação pessoal e a perspectiva de melhorar a qualidade de vida, sendo esse um dos grandes sonhos dos brasileiros.

Empreender significa, acima de tudo, enxergar possibilidades e desenvolver soluções atraentes para problemas e necessidades detectados ao longo do caminho. O empreendedorismo é resultado da evolução da sociedade, abrindo caminhos para novos meios de trabalho.

A BQ abraça os empreendedores

Se você já se aventura no mundo do empreendedorismo ou ainda está começando, deve saber que passar uma imagem profissional é um dos quesitos mais importantes para o crescimento do seu negócio. Uma solução prática, eficiente e econômica é aluguel de salas comerciais.

As salas comerciais mobiliadas da BQ contam com estrutura personalizada, ideal para receber grandes, médias e pequenas equipes. As salas podem ser alugadas por hora, por um tempo determinado (projeto) ou tempo integral, ideal para empreendedores alavancarem seus negócios.

Conheça as Salas Comerciais da BQ Escritórios!

 

compartilhe essa postagem em suas redes sociais!

postagens relacionadas

Negócios

Empreendedorismo Feminino

Assim como a presença das mulheres no mercado de trabalho tem aumentado, o empreendedorismo feminino também vêm crescendo cada vez...

leia mais
Negócios

Sustentabilidade no ambiente de trabalho

Como indivíduos, entendemos que pequenas ações se somam ao impacto coletivo. Por isso, a maioria das pessoas acredita na necessid...

leia mais
Negócios

Os benefícios e oportunidades da terceirização de serviços

Cada vez mais comum, a terceirização de serviços tem se destacado como uma das principais alternativas dentro das estratég...

leia mais

sobre a BQ

A BQ é uma empresa gerenciadora de escritórios, uma solução eventual ou permanente, adequando espaço e serviços de acordo com a conveniência do cliente.

inscreva-se

Receba nossos conteúdos exclusivos.

Rio de Janeiro (21) 3231-9000 |

Macaé (22) 3723-5400

solicite um orçamento
Rio de Janeiro Macaé